conecte-se conosco


Cidades

Nova Venécia: Prefeitura solicita retirada do projeto de lei que permitiria abertura do comércio aos domingos e feriados

Publicado em

Foto: Divulgação

Atendendo a uma solicitação do Sindicomerciários, o prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana Barrigueira, informou que já solicitou a retirada do Projeto de Lei Nº 14 de 22 de abril de 2020, enviado à Câmara de Vereadores, que previa a revogação do artigo 1º e parágrafo único da Lei Municipal 2.863, que proíbe o funcionamento aos domingos e feriados das lojas de departamentos, supermercados, hipermercados e lojas de material de construção no município de Nova Venécia.

O documento foi enviado à Câmara de Vereadores de Nova Venécia, para aprovação ou não pelos parlamentares, no mês de abril, e desde então o projeto está suspenso devido a um pedido de vista feito pela maioria dos vereadores para uma discussão mais ampla junto às partes interessadas.

De acordo com o prefeito Barrigueira, a decisão de solicitar a retirada do Projeto de Lei partiu diante da solicitação feita pelo Sindicomerciários, inclusive com um abaixo-assinado com 1.333 assinaturas coletadas de pessoas que trabalham no comércio. Além disso, a retirada também vai possibilitar discussão mais ampla do assunto entre o Sindicomerciários e comerciantes, possibilitando a construção de um projeto que atenda aos interesses das duas categorias, oriundo do entendimento entre as partes.

leia também:  Campanha de Natal da Coop-União incentiva a doação de materiais escolares e brinquedos para crianças carentes

No ofício do Sindicomerciários é citado que “a mudança no horário de funcionamento do comércio aos domingos e feriados atenta contra o princípio basilar do descanso dos trabalhadores e o direito ao lazer, à vida em família e à prática religiosa”.

No mesmo ofício consta ainda que “o documento traduz, através das assinaturas dos comerciários (empregados e empregadas do comércio) deste município, o desejo, inconteste, de terem a eles garantido o direito supremo ao descanso”.

Com a retirada do Projeto de Lei da Câmara, permanece proibido o funcionamento desses estabelecimentos comerciais aos domingos e feriados em Nova Venécia.

Fonte: PMNV

Cidades

Projeto ambiental de reflorestamento busca recuperar áreas verdes e nascentes em São Gabriel

O reflorestamento e a recuperação de áreas verdes e nascentes envolvem o plantio e manutenção de vegetação em áreas que tenham sido previamente degradadas ou destruídas e, de acordo com a finalidade do plantio, determinadas espécies são escolhidas.

Em São Gabriel da Palha, o Projeto Ambiental de Reflorestamento, tem realizado diversos trabalhos de recuperação, em áreas distintas do município, como o Córrego São Gabriel, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

“Cada ponto de reflorestamento tem a sua própria história. Nosso Projeto Ambiental no pátio da Igreja da comunidade do Bairro Nossa Senhora Aparecida, começou assim: uma pessoa dessa comunidade e que também faz parte do nosso grupo das pastorais sociais, da Igreja Católica Matriz, em nosso município, disse-me que a nascente, que brotava no pátio dessa igreja, havia secado. Diante desse fato, procurei o presidente dessa comunidade e ele me autorizou a cuidar desse caso e no final do ano de 2017, iniciei esse projeto de reflorestamento”, conta um dos responsáveis pelo projeto, Arildo Lourenço Corrêa Neves.

Projeto Ambiental, localizado no Pátio da Igreja da Comunidade Nossa Senhora Aparecida .Foto: Arquivo Pessoal.

 

leia também:  Marilândia e São Domingos são os primeiros a receberem o “Dia D” Bandes nesta semana

Arildo conta que o local recebeu o plantio de cerca de cem mudas de bananas, de algumas espécies, dentre a maioria, de banana prata, pois é mais indicada para preservação de nascentes. Posteriormente vários outros tipos de mudas de árvores, também foram plantadas, dentre elas: boleira, sapucaia, castanha do maranhão, oiti/boiti do sertão, flamboyant, pata de vaca, ipês, pau formigas, árvore das samambaias, baobá, jatobá, jequitibá rosa, árvore da moringa, quaresmeira amarela, ingás, sibipiruna, amora, paineira, conhecida por barriguda, na cor rosa, abiu roxo, savana/sombreiro da jamaica e outras.

“A nascente voltou, porém possivelmente devido ao impacto ainda desconhecido que ela sofreu, ela está evoluindo aos poucos. Às vezes a água chega a cair na bica e logo depois para de cair, mas se Deus quiser irá voltar ao normal”, afirma Arildo.

 

Reflorestamento da Nascente do Córrego São Gabriel

 

“Quando iniciamos o projeto neste ponto em 2017, plantamos cerca de 1.700 mudas de árvores, porém no ano de 2019, ocorreu uma queimada no local e queimou quase tudo. Mas no ano de 2020, plantamos novamente, cerca de mil mudas de árvores diversas”, afirmou o gabrielense.

leia também:  Ventos de até 60 km/h devem atingir o Espírito Santo até a tarde desde domingo, alerta Marinha

Reflorestamento Córrego São Gabriel – Cidade

 

“No ano de 2013, iniciamos o projeto de reflorestamento nas margens do Córrego São Gabriel em suas duas margens. Localizado nas imediações do Terminal Rodoviário, até nos fundos da Funerária do Jonas”, lembra Arildo.

 

Reflorestamento Reserva São Gabriel

 

“Outro ponto de trabalho é o reflorestamento Reserva São Gabriel, localizado no início do acesso a subida para o Bairro Paraíso. E o último projeto, é a extensão do projeto ambiental, iniciado no ano de 2017, localizado nas duas margens do Córrego São Gabriel, zona rural do munícipio, atrás do posto de saúde, do CRAS, do INSS, nas imediações do antigo seminário comboniano, da Escola Bem Viver e do Campo da Vila”, finalizou Arildo.

 


Fonte: Editora Hoje

Fotos/Vídeo: Arquivo Pessoal

Visualizar

MAIS LIDAS

error: O conteúdo está protegido !!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma