conecte-se conosco


Educação

Merenda escolar de qualidade para os alunos da rede municipal de Vila Valério

Publicado em

As merendeiras valerienses preparam com carinho as refeições diariamente. Foto: Divulgação/PMVV

Um cardápio equilibrado e variado faz parte da rotina dos estudantes da rede municipal de ensino de Vila Valério. Cores e sabores são preparados todos os dias com carinho pelas mãos das merendeiras valerienses.

As escolas recebem semanalmente os alimentos direto dos fornecedores e produtores rurais da agricultura familiar do município. São produtos selecionados e bem tratados, para garantir uma boa qualidade na hora do preparo das refeições, e esses alimentos são armazenados de forma adequada para devida conservação de cada um deles.

De acordo com a nutricionista Sílvia Helena Pereira Andrade, responsável pelo setor de nutrição da Secretaria de Educação do município, diariamente são servidas cerca de 4.800 refeições, que são divididas entre café da manhã, almoço, lanche e jantar.

“O cardápio é elaborado de acordo com as necessidades nutricionais de cada faixa etária e período de permanência na escola, e também algumas substituições que precisem ser feitas quanto a possíveis alergias alimentares”, explica.

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, tem investido em constantes melhorias na merenda escolar, para que as refeições servidas diariamente sejam saudáveis, balanceadas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos alunos.

leia também:  Escola Vila Nova de Colares realiza atividades em comemoração ao Dia da Criança e do Professor

Para o prefeito Davi Ramos, garantir que bons alimentos cheguem às escolas é um compromisso, e reflete o comprometimento da atual gestão com o ensino de qualidade em todos os seus aspectos. “Priorizamos a questão da merenda escolar com responsabilidade, pois sabemos a importância de uma alimentação saudável para a aprendizagem e rendimento dos alunos”.

A nutricionista Sílvia Helena Pereira Andrade elabora o cardápio das escolas municipais. Foto: Divulgação

 

As escolas recebem os alimentos semanalmente. Foto: Divulgação

Fonte: Editora Hoje

Educação

Alunos da escola Ilda Ferreira visitam represa da Coopcam no Dia da Árvore

Foto: Divulgação

A importância das árvores é inquestionável, elas são essenciais para a existência na medida em que produzem oxigênio através da fotossíntese, elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Além disso, elas dão sombra, diminuem a temperatura, purificam o ar e evitam erosões.

Diante a relevância da data e das árvores, a EEEFM Ilda Ferreira da Fonseca Martins em parceria com a Coopcam (Cooperativa dos Caminhoneiros de São Gabriel da Palha) desenvolveu uma ação ambiental no dia 21 de setembro, data que se comemora o Dia da Árvore com os estudantes dos 6º e 7º anos.

O presidente da Coopcam Advaldo Antônio Zotelle apresentou a represa da cooperativa que possui aproximadamente 180 milhões de litros cúbicos de água potável, que sazonalmente são distribuídas gratuitamente à população do município durante os períodos de seca intensa.

Na ação, reforçou a importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos e explicou que coincide com a chegada da primavera e também com a florada do ipê-amarelo, árvore símbolo do Brasil.

leia também:  Indígena brasileira eleita deputada federal vence prêmio da ONU

Além disso, os estudantes conheceram a nascente da represa e realizaram o plantio de mudas de árvores nativas ao seu redor, buscando sensibilizá-los, acerca da importância da proteção das matas ciliares, assim como, de nascentes, rios e demais recursos hídricos.

As ações de educação ambiental desenvolvidas pela escola têm o propósito de incentivar os estudantes a amar verdadeiramente a natureza, e que eles tenham o comprometimento com as causas ambientais, para que se possa ter no futuro, uma geração bem melhor.

A ação foi desenvolvida pela diretora Lucinéia Braun Kepp e pelas professoras Fernanda Raquel Bulian Gasparini Schram, Valéria Sartori Camilo, Rosiane Angeli Corsini e Rosilene Dos Santos Bronzon.

Confira fotos:

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

INFORMATIVO

Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma