conecte-se conosco


ENTREVISTA

Mercado de produtos naturais ganha força e Armazém Natural Select conquista espaço em São Gabriel

Publicado em

Foto: Divulgação

Com o crescimento e popularização da alimentação saudável, ligada a carência no consumo de produtos com grande valor nutricional, a empresária gabrielense Sãmia Rosa dos Santos trouxe mais uma novidade para São Gabriel da Palha e região, o Armazém Natural Select.

Sãmia Rosa dos Santos. Foto: divulgação

Espaço pensado em trazer diversidade de produtos selecionados, Sãmia apostou em um ambiente para atender a sociedade que procura mudança em seus hábitos alimentares.

O projeto que iniciou com 30 potinhos, hoje se tornou referência em São Gabriel da Palha e região, ganhando um novo espaço ainda mais moderno e diversificado, além do já conhecido pela população.

Em uma entrevista a empresária falou sobre sua história, experiência no ramo, metas e claro, sobre essa nova fase. Confira:

Editora Hoje – Nos conte um pouco sobre o surgimento do Armazém Natural.   

Sãmia Rosa dos Santos – A abertura da loja foi sugestão de uma amiga. A princípio, ela me propôs sociedade e depois desistiu pelo fato de morar em outra cidade. Do dia da proposta até a abertura da primeira loja se passaram apenas 15 dias, peguei um cheque em branco com a minha ex cunhada, preenchi no valor de R$ 3.5 mil, e troquei a juros com o finado Romildo Vago e assim começou a nossa história.

Abri a loja com 30 potinhos que ficavam bem espalhados para dar a ideia de espaço cheio. Nunca vou esquecer também do Dr. Nicolas me perguntando se eu tinha óleo de coco eu ainda nem sabia o que era.

Nesse primeiro ano, havia bastante procura de itens que eu nunca nem havia ouvido falar. Então, eu pensava: Se esse item é necessidade desse cliente pode haver uma demanda para isso. E dessa forma o sortimento da loja aumentou. E nem que eu comprasse um quilo mas dá próxima vez o cliente iria encontrar o que estava procurando.

leia também:  ENTREVISTA: "É hora de retribuir dando o meu melhor para todos os aguiabranquenses", afirma o vice-prefeito eleito em Águia Branca, Efrem

Quando fizemos um ano de loja trocamos de ponto, com medo de ser engolidos por alguém que tivesse capital de giro o que não era o meu caso. E foi uma das decisões mais assertivas de todas. Conseguimos ampliar e muito a visibilidade da loja e confesso que fui aprendendo a trocar a roda com o carro andando. Porque não sabia nada do ramo.

 

Editora Hoje – Como foi a inauguração? Foi como você esperava e planejava? 

Sãmia Rosa dos Santos – A inauguração foi tão linda quanto o esperado. Nesse dia eu percebi que literalmente uma andorinha só não faz verão. Tive e tenho o privilégio de ter pessoas incríveis trabalhando comigo por trás dos bastidores.

Editora Hoje – Qual o diferencial da loja? 

Sãmia Rosa dos Santos – O diferencial está especialmente no layout da loja. E em algumas marcas de produtos que só vão ser encontradas lá. E em breve teremos um pequeno grande cardápio com opções ricas em saudabilidade e nutrição. Porque o intuito da loja é tornar comida saudável tão acessível quanto fastfood.

Editora Hoje – Quais produtos você acha que não pode faltar? 

Sãmia Rosa dos Santos – Não podem faltar os temperos que fazem toda diferença em qualquer prato que você se pré-disponha preparar e os “petiscos” que você compra e já sai comendo, muito bom ter na bolsa.

Editora Hoje – Cite alguns produtos que se encontram disponíveis e cite seus benefícios. 

Sãmia Rosa dos Santos – Sal rosa do Himalaia: Rico em minerais, baixo sódio. Auxilia diminuindo a retenção de líquidos. Diminuindo inchaço e contribuindo para normalização da pressão arterial.  Maca peruana: Excelente para energia, libido e contra dores no corpo.

Editora Hoje – Qual produto é o preferido do consumidor? 

leia também:  Entrevista com Capitão Cleiton Brito, comandante da 3º CIA do 2º BPM

Sãmia Rosa dos Santos – Eu diria que os chás, eu nunca imaginava que as pessoas pudessem gostar tanto de chá. Mas também com os inúmeros benefícios que eles têm.

Editora Hoje – Fale sobre a importância da escolha na alimentação saudável  

Sãmia Rosa dos Santos – Nós literalmente somos o que comemos, parece clichê mas é a mais pura realidade. Isso interfere no nosso desempenho mental e físico. Sem contar que nos alimentamos de forma mais saudável por escolha ou vamos fazê-lo mediante alguma indicação médica. Nosso corpo é como um carro, você não quer colocar combustível ruim no seu carro, quer? Então porque fazer isso com o seu corpo? Não é sobre mudar o seu cardápio todo de uma vez, é sobre introduzir, substituir, e até mesmo sobre abandonar alguns alimentos, é um processo diário. E a melhor parte disso é que você não está sozinho (a). Estou aqui para te ajudar.

Editora Hoje – Faça um convite para a população de São Gabriel que ainda não conhece a loja  

Sãmia Rosa dos Santos – Gostaria de convidar você, especialmente você, que acha que não gosta de coisas naturais a conhecer os nossos espaços. Temos muita variedade e com certeza você vai se identificar com algum item. Lembrando que o nosso paladar é perfeitamente adaptável, então com certeza é válido se permitir experimentar novos alimentos.

O Armazém Natural Select fica em São Gabriel da Palha, na Rua: Argeu Rezende, nº 43, em frente à padaria 1000 Bocados. Nosso horário de atendimento se dá de segunda a quinta-feira de 8h00 às 19h00. E na sexta-feira de 8h00 às 17h00. Nosso Instagram: @armazemnaturalselect

Confira fotos:

Fonte: Editora Hoje

ENTREVISTA

Saúde Mental: Psicóloga Raquel Novais comenta os desafios da mente humana

Nunca se falou tanto sobre saúde mental e seus desafios, em pleno século XXI e com toda a sua modernização, saúde mental ainda é vista com os olhos do medo e preconceito.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Raquel Pinto Novais Monteiro, tem 27 anos e é formada em Psicologia, pós-graduada em Saúde Pública, pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental e através de uma entrevista comentou sobre sua formação e os desafios da mente humana.

Editora Hoje – Como foi seu processo de formação?

Raquel Novais – A escolha da profissão veio a partir da identificação das minhas habilidades que estão voltadas para a área de humanas, (definitivamente não sou de exatas), descobri isso no ensino médio. Decidi então que queria ser profissional da saúde, fiz vestibular para enfermagem, fisioterapia e psicologia! Na hora de decidir o que cursar, a psicologia me pareceu tão intrigante, despertou tanta curiosidade, imagina, uma profissão que cuida das emoções, sentimentos, comportamentos humanos. Isso pareceu incrível e realmente é. Sou formada há 5 anos, faço especializações, não me arrependo da escolha que fiz e trabalho há 5 anos na área.

Editora Hoje – Qual a importância de um psicólogo?

Raquel Novais – O papel do psicólogo é se utilizar dessa ciência para conduzir o indivíduo ao autoconhecimento, a compreensão de seus desafios e o entendimento de como ele enxerga o mundo e lida com tudo que perpassa sua vida. Na minha opinião o psicólogo é importante porque acolhe a dor da alma, aponta direções, organiza emoções, molda comportamentos, se faz empático e oferece uma escuta de qualidade, sem se utilizar de julgamentos.

Editora Hoje – Nunca se falou tanto sobre saúde mental, como a pandemia pôde mudar o psicológico das pessoas?

Raquel Novais – Os transtornos mentais são uma realidade no mundo a bastante tempo, a pandemia só fez potencializar essa realidade. A possibilidade maior de morte, o isolamento, o distanciamento, tudo isso acentuou os prejuízos mentais. Psicologicamente falando a pandemia nos deixou mais ansiosos, com muito mais medo, apreensivos, limitados, com dificuldades para se adaptar a esse cenário.

leia também:  Entrevista: Hospital São Gabriel completa 1 ano sob administração da Avante Social

Editora Hoje – O que é ansiedade, como ela desencadeia?

Raquel Novais – É um transtorno mental caracterizado pela preocupação e expectativa desordenada e negativa com o futuro, com situações que ainda não aconteceram e talvez não aconteçam. As causas da ansiedade variam de pessoa para pessoa, mas alguns exemplos são, traumas durante a vida, conflitos familiares, dificuldades financeiras, fatores genéticos e etc.

Editora Hoje – O que é depressão?

Raquel Novais – Basicamente, é um transtorno afetivo, marcado por uma tristeza profunda e de longa duração, que afeta a qualidade do sono, desregula o humor, diminui a capacidade de organizar emoções e pensamentos, causa desânimo, fadiga, falta de energia e até pensamentos de morte.

Editora Hoje – O que é fobia?

Raquel Novais – Fobia é um medo, aversão exagerada a um objeto, animal, lugar ou situação. Fobia é uma perturbação da ansiedade, aparece de forma súbita e se mantém persistente por mais de 6 meses.

Editora Hoje –  O que é síndrome do pânico?

Raquel Novais – São crises repentinas e agudas de ansiedade, marcadas por enorme sensação de medo e morte eminente, vem acompanhada de sintomas físicos, tremores, falta de ar, batimento cardíaco acelerado. Nas primeiras vezes, pacientes pensam estar sofrendo um infarto. Essas crises podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento, podendo durar entre 15 e 40 minutos.

Editora Hoje – Ansiedade, depressão, fobia e síndrome do pânico, tem cura?

Raquel Novais – Não, não tem cura. As intervenções terapêuticas são para o controle da doença. Não falamos em cura, mas o acompanhamento psicológico e psiquiátrico permite que o paciente viva com qualidade de vida, com o transtorno totalmente sobre controle, passando anos sem ter uma crise significativa de ansiedade ou depressão, por exemplo.

leia também:  ENTREVISTA: "É hora de retribuir dando o meu melhor para todos os aguiabranquenses", afirma o vice-prefeito eleito em Águia Branca, Efrem

Editora Hoje – Quando saber que preciso buscar ajuda de um profissional?

Raquel Novais – Quando se perceber com emoções negativas muito intensas e frequentes é a hora de buscar ajuda. Raiva, tristeza profunda, choro frequente, dificuldade de concentração, desânimo, fadiga, alteração no apetite e sono, aperto no peito e irritabilidade são alguns dos sinais de sofrimento emocional que necessitam de atenção profissional.

Editora Hoje – Muitas vezes a população tem receio em buscar ajuda profissional por preconceito, quanto mais tempo sem diagnóstico, mais difícil o tratamento?  

Raquel Novais – O trabalho do psicólogo ainda é sinônimo de loucura, caminhamos a passos muito lentos na desconstrução desse preconceito, ainda temos um longo caminho a percorrer, ainda mais numa sociedade interiorana como a nossa. Precisamos estar disponíveis aos cuidados com à saúde mental, quanto antes esse diagnóstico for feito, mais eficaz o tratamento.

Editora Hoje – Qual a maior queixa ou procura você tem visto nos consultórios?

Raquel Novais – Ansiedade e depressão são de longe a minha maior demanda. Nós brasileiros somos uma população mentalmente adoecida. Somos o número um em ansiedade e o quarto em depressão, comparado ao restante do mundo.

Editora Hoje – Deixe uma fala para a população

Raquel Novais – “Não sejam negligentes com à saúde mental, quando o físico adoece não vamos ao médico?! Quando as emoções adoecem devemos procurar ajuda psicológica. Em tempos tão difíceis, torna-se ainda mais necessário essa ajuda. Se perceber que algo está fora do seu equilíbrio, que a mente de alguma maneira sofre, marque uma consulta, tire suas dúvidas, avalie seu estado mental e viva melhor'”, enfatizou Raquel sobre a importância da saúde mental e a procura de um profissional.

Fonte: Editora Hoje

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma