conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Mais de 300 startups se inscreveram no Sementes, ampliando impacto no ecossistema de inovação

Publicado em

O programa público de aceleração de startups Sementes encerrou o período de inscrições, no último sábado (15), com números expressivos, reforçando seu papel como um dos principais programas de aceleração voltados para inovação e desenvolvimento sustentável. No total, 191 na categoria Ideação e 112 na categoria Operação. 303 inscrições foram submetidas, consolidando o engajamento dos empreendedores, com destaque para o expressivo número de inscrições recebidas.

“Esse resultado reflete a ampla divulgação e mobilização realizadas nas cidades desde o ano passado, quando o programa começou a conquistar o interesse e engajamento de empreendedores de todo o Estado e além. A comunicação estratégica e a presença ativa da equipe em diversas localidades foram fundamentais para atingir um público diverso, consolidando o Sementes como uma referência no fomento à inovação e ao empreendedorismo”, enfatizou Jamylly Caran, coordenadora do programa.

As inscrições recebidas abrangem diferentes municípios do Espírito Santo, evidenciando a relevância do programa para o fortalecimento do ecossistema de inovação regional. Os municípios com maior número de propostas submetidas foram Colatina (53), Linhares (26), Serra (25), Marilândia (21) e São Mateus (19). Além disso, 104 projetos foram cadastrados em Temática Aberta, demonstrando a diversidade de soluções inovadoras propostas. As inscrições ultrapassaram fronteiras e contaram com a participação de empreendedores de 12 estados brasileiros.

leia também:  Detran|ES orienta sobre contratação do Transporte Escolar na volta às aulas

“O sucesso do Sementes mostra que, quando oferecemos apoio e incentivo, nossa gente responde com talento, criatividade e vontade de fazer a diferença. Seguimos firmes no propósito de fortalecer o desenvolvimento sustentável da região da Bacia do Rio Doce, garantindo que cada ideia plantada hoje se torne um fruto de prosperidade para o futuro. Parabéns a todos os inscritos, boa sorte a todos e que esse seja apenas o começo de uma grande jornada de transformação”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Agora, os participantes avançam para as próximas etapas do processo seletivo. O cronograma do programa prevê a homologação das startups habilitadas até este domingo (23), seguida pela fase de avaliação das propostas entre a próxima segunda-feira (24) e o dia 02 de abril. As entrevistas acontecerão entre 03 e 11 de abril, e o resultado preliminar será divulgado em 14 de abril. Após o prazo para submissão de recursos administrativos (15 a 20/04), a previsão é que o resultado final seja publicado em 23/04.

leia também:  Edital de promoção por seleção de inspetores penitenciários com inscrições abertas

Em seguida, as startups selecionadas deverão constituir suas empresas e inserir documentos para contratação até 02 de maio, com a formalização dos contratos prevista para até 09/05. O programa inicia sua fase de aceleração no dia 12 de maio, com duração até 12 de novembro.

O Sementes é liderado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e vai atuar nos municípios de Colatina, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Aracruz e Serra. Para mais informações sobre as próximas fases, acompanhe as atualizações no Instagram @sementesdoriodoce.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953
[email protected]

Comunicação Sementes do Rio Doce
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145
[email protected]
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Governo inicia obras de restauro do Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, em Guarapari

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.

O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.

“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.

leia também:  Sesa alerta para baixa adesão às campanhas de vacinação contra Gripe e Sarampo

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”

Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.

A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.

leia também:  Operação Verão 2024/2025 prevê efetivo extra e fiscalização intensificada em todo Estado

Radium Hotel

Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 98829-2953
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!