conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Mais 106.200 doses chegam ao Estado para vacinação contra a Covid-19

Publicado em

Foto: Bartolomeu Martins Lima/MS


O Espírito Santo recebeu, na manhã desta quinta-feira (29), mais 106.200 doses de vacinas para dar continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Para a 15ª remessa de distribuição, serão entregues 104 mil doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) e 2.200 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

O Estado fará o envio aos municípios do quantitativo de doses para iniciar a vacinação da população com comorbidades, além de pessoas com deficiência permanente e de gestantes e puérperas, que possui uma população estimada, segundo o Ministério da Saúde, de 598.246 pessoas. Serão encaminhadas 6,1% de doses para a primeira dose referentes ao público de comorbidades (população total estimada de 401.670 pessoas); 4,7% de doses a deficientes (população total estimada de 148.611); e 10% de doses às gestantes e puérperas (população total estimada de 47.965).

A estratégia para a imunização deste grupo será definida por meio de pactuação entre Estado e municípios, em Comissão Intergestores Bipartite.

Também será feito o envio de doses da D1 para idosos de 60 a 64 anos, de forma a totalizar 100% de primeiras doses a este público. E mais um quantitativo da reserva técnica das doses da Covishield para trabalhadores das Forças de Segurança e Salvamento (1.084 doses) e para trabalhadores da educação (7.334 doses).

Em relação às segundas doses, será feito o envio de 3% das doses da Coronavac ao público de 70 a 74 anos, com 2.600 doses. A essas doses somam-se um quantitativo de 400 doses da reserva técnica do Estado, que era de 500 doses.

leia também:  Informações sobre a vacinação ganham mais transparência com novo Painel de Aplicação de Doses

O envio de parte da reserva técnica aos municípios se faz uma vez que o Ministério da Saúde garantiu a regularização da distribuição da Coronavac aos estados na próxima semana.

O Estado também fará o envio de 24% das doses para 85 a 89 anos, totalizando 100% de D2 deste público, e 50% de doses ao público de 80 a 84 anos, ambos de doses Covishield.

As doses foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento. A distribuição começou na tarde desta quinta-feira (29) para os municípios da Região Metropolitana, e nesta sexta-feira (30), pela manhã, ocorrerá para as regionais de saúde Norte, Sul e Central.

Clique aqui e veja a tabela de distribuição das doses aos municípios capixabas desta quinta-feira (29).

Escassez de doses da Coronavac

Entre as remessas 8, 9 e 10, o Ministério da Saúde definiu que as doses da Coronavac encaminhadas aos Estados deveriam ser destinadas à aplicação da primeira dose, sob a garantia de envio de vacinas em tempo oportuno para complementação do esquema. Entretanto, com o desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, e consequente frustração da produção das doses, acarretou no comprometimento da distribuição das segundas doses em todo território brasileiro.

leia também:  Escola de Itarana aplica prova da 1ª fase da 16ª OBMEP

“Nesse momento estamos enfrentando uma dificuldade, que não é só do Espírito Santo, para aplicar a segunda dose nas pessoas que estavam agendadas, especialmente para esta semana. O Ministério da Saúde está assumindo o compromisso de que na semana que vem regularizará o fornecimento da Coronavac. Para essas pessoas orientamos que aguardem o anuncio da chegada das doses e o agendamento que cada cidade vai realizar”, informou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

O subsecretário orienta também que a população não deixe de tomar a segunda dose, assim que estiver disponível. “Não deixe de agendar, pois a segunda dose precisa ser feita e é ela que vai consolidar a imunidade no seu organismo”.

O Estado também realizou, nessa segunda-feira (26), uma solicitação, junto ao Ministério da Saúde, para o envio de doses complementares do imunizante Coronavac (Sinovac/Butantan), com objetivo de dar continuidade à vacinação das segundas doses, diante do cenário de escassez de vacinas. A Sesa esclarece que aguarda resposta por parte do órgão federal.

Não havendo a possibilidade do recebimento das doses adicionais, a Secretaria reforça a orientação à população de que fazer a segunda dose após os 28 dias não compromete a resposta à vacina.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
[email protected]

Fonte: Governo ES

Estado - ES1.com.br

Governador assina autorização para realização do 4º edital do Funsaf


O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na tarde desta quarta-feira (26), a autorização para o prosseguimento dos trâmites para realização do 4º edital do Fundo Social da Agricultura Familiar. A assinatura aconteceu durante o 1º Encontro Estadual do Fundo Social da Agricultura Familiar (Funsaf), realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

Durante o evento, promovido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), foram relembradas as entregas feitas pelo primeiro e segundo edital do Funsaf e apresentadas as 54 instituições beneficiadas pelo terceiro edital, ainda vigente. Também foi exibido durante a cerimônia um vídeo feito por um dos beneficiados pela medida.

“Criamos esse Fundo em nossa gestão passada, mas acabou sendo desativado no governo seguinte. Em 2019, o Funsaf foi reativado por nós. Quando se pensa em desenvolvimento, é preciso olhar também para o apoio aos pequenos produtores, para que sobrevivam e possam gerar emprego, renda e riqueza. A agricultura familiar depende da presença dos entes públicos que dão orientação e subsídio às atividades. É justamente o que fazemos por meio do Fundo, que fortalece as organizações da agricultura familiar. É fundamental ter políticas para esse setor econômico. Nas minhas andanças pelo Estado, dá gosto de ver como a agricultura familiar está potencializada”, comentou o governador Casagrande.

leia também:  TVE exibe concerto do cantor e compositor João Bosco ao vivo neste domingo (19)

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, lembrou que, de forma democrática, o Funsaf possibilita acesso aos recursos financeiros para as associações, cooperativas e organizações de apoio à agricultura familiar do Espírito Santo. “Por meio dele, as contratações de projetos ocorrem via editais públicos, dando mais transparência ao uso dos recursos públicos destinados às ações de fortalecimento dos arranjos produtivos da agricultura familiar”, ressaltou.

Foram R$ 12.920.797,49 investidos nos selecionados, por meio dos editais do Funsaf até o momento. O fundo foi criado em 2014, para apoiar financeiramente os projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos agricultores capixabas.

“As cooperativas agrícolas são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio no Estado, ao contribuírem para a competitividade dos produtores rurais. O Funsaf tem atuado de forma a fortalecer este papel e dar oportunidade para que o homem do campo tenha o apoio para a compra de maquinário, melhorando, assim, as condições de trabalho e garantindo o aumento da produtividade. É o papel social do Bandes participar de iniciativas dessa natureza, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e a geração de renda no meio rural”, apontou Munir Abud de Oliveira, diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (Bandes), instituição que operacionaliza o Funsaf.

leia também:  Alunos do Sistema Prisional participam de clube do livro

Também estiveram presentes no evento, os prefeitos Hilário Roepke (Santa Maria de Jetibá), Vander Patrício (Itarana), Arnóbio Pinheiro (Pinheiros), André Sampaio (Montanha), Abraão Lincon (Água Doce do Norte) e Florisvaldo Kester (Laranja da Terra, em exercício); os deputados estaduais Marcos Garcia e Luciano Machado; além dos diretores-presidentes de autarquias, Antônio Machado (Incaper) e Mario Louzada (Idaf).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho
(27) 3636-3700 / 98860-6838
[email protected] 

Fonte: Governo ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma