conecte-se conosco


Tecnologia - ES1.com.br

Justiça autoriza empresa a comercializar Aedes aegypti modificado

Publicado em

Uma liminar da 20ª Vara da Justiça Federal em Brasília liberou a comercialização de insetos Aedes aegypti geneticamente modificados. A Anvisa vinha analisando a regulação do Organismo Geneticamente Modificado (OGM) OX513A, mas a análise foi suspensa pela ordem judicial. O OX513A é produzido pela empresa Oxitec.
A ação foi movida pela Oxitec contra a Anvisa. No pedido, a empresa argumentou que a agência não tem competência para a regulação comercial do mosquito, uma vez que a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) declarou, em 2014, a inexistência de perigo para a saúde humana, animal ou ambiental em sua circulação. Na decisão, o juiz federal Renato Borelli afirmou que “a CNTBio possui competência para emitir decisão técnica sobre a biossegurança de OGM” e que “tal decisão vincula os demais órgãos e entidades da administração”. A Anvisa, conforme o magistrado, “deveria ter observado a decisão técnica da CNTBio e promovido o registro do produto”.
“A documentação trazida aos autos dá conta de processo administrativo que se desenrola desde 2014 e que discutiu até o momento, basicamente, a competência da Anvisa para análise do feito, reclamando a situação intervenção judicial em face dos danos causados ao livre exercício da atividade profissional. Diante do exposto, defiro a tutela de urgência para que seja determinado à Anvisa que suspenda o processo administrativo de registro e autorização de comercialização do Organismo Geneticamente Modificado – OGM OX 513A, ficando autorizada a comercialização do produto pela parte autora, até nova ordem judicial”, diz a decisão.
Os insetos geneticamente modificados são sempre machos e, ao copularem com as fêmeas, transmitem um gene que impede que seus descendentes cheguem à fase adulta. A empresa, que já produz os insetos em fábricas instaladas no Brasil, espera utilizá-los para reduzir a população selvagem do Aedes transmissor do vírus causador da dengue, zika e chickungunya.
Segundo informações oficiais da Oxitec, mosquitos foram liberados em cinco locais, incluindo as cidades brasileiras de Juazeiro (BA), Jacobina (BA) e Piracicaba (SP), obtendo, como resultado, redução da população de Aedes aegypti selvagem de 82% a 99% em algumas áreas afetadas.
O juiz federal Renato Borelli escreveu na decisão que “diligenciando por meio de pesquisa à rede mundial de computadores, acessei diversas publicações que mencionam o sucesso da liberação planejada dos mosquitos transgênicos na cidade de Piracicaba. Ainda, não encontrei menção à ocorrência de danos, como já previa o parecer do CTNBio acerca do assunto”.
Procurada pela Agência Brasil, a Anvisa informou que ainda não foi notificada da referida decisão e que, assim que isso ocorrer, analisará as medidas judiciais cabíveis. A questão vem sendo analisado pela agência desde 2014. A expectativa, conforme nota divulgada em 2016, era de regularizar a utilização desse mosquito em pesquisas no território nacional que produzam as evidências científicas necessárias sobre sua segurança e eficácia e, só então, avaliar a concessão do registro dos produtos.

leia também:  Facebook e Instagram terão equipe para banir usuários menores de 13 anos

Precaução

A liberação da comercialização foi criticada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Segundo a professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), pesquisadora aposentada da Fiocruz e membro do Grupo de Trabalho Saúde e Ambiente da Abrasco, Lia Giraldo da Silva Augusto, “essa liberação não tem sustentação técnico-cientifica”.
Ela afirma que “não existem estudos de campo suficientes para garantir a segurança dessa tecnologia. E, além disso, você tem uso de antibióticos na própria produção do mosquito transgênico. Então, não há como dizer que há riscos prováveis à saúde, mas a empresa também não tem como dizer que eles existem. Deveria ser considerado o princípio da precaução”.
A pesquisadora integrava a CNTBio nos anos de 2016 e 2017 e participou da elaboração de nota técnica da Abrasco que criticou a liberação de testes sem estudos que assegurassem proteção e efetividade. A organização apontou que a análise se deu sem dados suficientes, com ausência de dispositivo de biossegurança e de forma rápida.
Além desses problemas, Lia Giraldo destaca que a tecnologia mantém o foco no combate ao mosquito, ao passo “se você for verificar, toda a problemática das arboviroses está relacionada com as questões ambientais, por questões de organização e falta de estrutura, como saneamento básico. Nós temos um descontrole da população de aedes por questões ambientais. O que se vem fazendo é focar no mosquito e não nas condições que propiciam a propagação do mosquito”, criticou.

leia também:  Microsoft remove opção de instalar pacote Office pela loja do Windows 10

Agência Brasil

Tecnologia - ES1.com.br

5 Maneiras de Ganhar Dinheiro Online Ainda em 2022

Se você quer ganhar dinheiro online, mas ainda não achou uma forma interessante, este guia lhe ajudará muito.

Ao longo deste guia, vamos mostrar 5 maneiras de fazer dinheiro usando apenas a Internet. Então, se você só está acostumado a ganhar dinheiro de forma física, sem usar da Internet como uma forma de monetizar, leia este conteúdo até o final.

Mas antes de começarmos, não se esqueça de compartilhar este guia em suas redes sociais e com os seus amigos que também querem aprender a como ganhar dinheiro online.

Sendo assim, vamos lá!

O que você precisará para ganhar dinheiro online

Hoje, vemos que uma das principais objeções entre as pessoas que começam a ganhar dinheiro online é a questão do capital. Muitos acreditam que, para conseguir realmente trabalhar com Internet, é necessário ter um grande capital.

Contudo, isso é um grande mito. Na verdade, independente da área que você for atuar, você só precisa de uma coisa: conhecimento.

Para começar a ganhar dinheiro na Internet, você não precisa ter experiência prévia ou um grande capital. Tendo conhecimento, você consegue começar a ganhar dinheiro hoje. Porém, é aí que está o “problema”.

Muitas pessoas querem começar a ganhar dinheiro online, mas não querem estudar. Diferente disso, se você está realmente focado em ganhar dinheiro online, a nossa recomendação é que você faça um curso gratuito de marketing digital

Fazendo um curso desse tipo, você terá o conhecimento básico suficiente para começar a ganhar o seu primeiro dinheiro online. Assim, depois de ganhar o seu primeiro capital, basta você ir escalando.

Sendo assim, depois de fazer o seu primeiro curso de marketing digital, podemos mostrar as cinco principais maneiras para você conseguir ganhar dinheiro online:

01. Transcrição

Entre todas as formas de ganhar dinheiro online que falaremos aqui, acreditamos que a transcrição é a mais simples de todas.

Hoje em dia, há uma demanda muito grande pelo trabalho de transcrição. Caso você nunca tenha ouvido falar em transcrição, saiba que isso é um tipo de serviço onde você irá assistir um vídeo e transcrever tudo que é falado nele.

leia também:  WhatsApp ajudará a não ver mensagem de certos contatos, mas sem bloquear

É claro que esse é apenas um exemplo, pois há vários tipos de serviços de transcrição. Existem pessoas que contratam profissionais para transcrever áudios, podcasts…

Falamos que essa é uma forma simples de ganhar dinheiro pois ela não exige que você tenha um conhecimento prévio. Na verdade, basta você assistir o que foi mandado e transcrever. Simples assim.

Mesmo parecendo um trabalho simples, saiba que existem pessoas que ganham um bom dinheiro fazendo transcrições.

02. Afiliado

Partindo para uma estratégia de ganhar dinheiro online mais avançada, ser um afiliado é uma ótima forma de você conseguir ganhar o seu primeiro dinheiro online.

O afiliado é um tipo de profissional que irá pegar um produto criado por outra pessoa e divulgar para um público que tem potencial de se tornar cliente final.

Para que você entenda melhor como funciona essa questão de ser um afiliado, vamos imaginar que você se tornou afiliado de um curso online de francês.

Com isso, para você ganhar dinheiro, você precisa vender esse curso para uma pessoa. Assim, refletindo sobre quem pode comprar este curso, vamos imaginar que você lembrou de uma prima que sempre quis aprender francês.

Pois bem, nesse caso, você pode divulgar o curso para essa sua prima e, se ela comprar o curso, você vai ganhar uma comissão.

Existem diversos tipos de plataformas onde você pode se registrar e encontrar produtos e serviços para se afiliar. Entre as plataformas que fazem sucesso neste ramo aqui no Brasil, podemos destacar a Monetizze e a Hotmart.

03. Produtos Usados

Uma outra forma bacana de se fazer dinheiro usando a Internet é por meio de produtos usados. Assim como a questão de transcrição, essa é uma outra forma super básica de ganhar dinheiro e que pode fazer com que você suba um capital de forma rápida.

leia também:  Recurso Gif é removido do Instagram e Snapchat

Principalmente se você é uma pessoa que tem muitos produtos usados em casa, é importante que você tenha em mente que isso pode acabar se tornando uma ótima fonte de monetização para você.

Nessa questão de produtos usados, hoje vemos que a maioria dos produtos que são vendidos são eletrônicos e eletrodomésticos no geral.

Portanto, se você tem algum desses produtos parado em casa, sem uso, você pode muito bem anunciar eles em uma plataforma de compra e venda de produtos usados.

04. Prestação de serviços

Assim como a questão de transcrição, a área de prestação de serviços é muito vasta na internet e tem muitas oportunidades.

Existem muitas pessoas que se desenvolvem como prestadores de serviço online e conseguem até mesmo viver disso. Dentro desse ramo de prestação de serviços, há inúmeros segmentos e profissões que você pode seguir – desde que elas se encaixem com o que você vem buscando. 

Nesse caso, entre as principais profissões que temos neste mundo de prestação de serviços online, podemos destacar:

  • Designer
  • Copywriter
  • Editor de Vídeo
  • Gestor de tráfego
  • Assistente Virtual

Aqui, o importante é que você encontre uma área que se encaixa com o que você busca, aprenda ela e se desenvolva. Assim, sendo um bom profissional nessa área, você vai conseguir prestar serviços online e ganhar dinheiro – não tem segredo.

05. Conteúdo

Como quinta e última maneira de ganhar dinheiro na Internet, você pode trabalhar com a produção de conteúdo.

Principalmente se você é uma pessoa mais extrovertida e que gosta de produzir conteúdo, você pode acabar aproveitando muito bem disso e crescendo nesse segmento.

Com criação de conteúdo, você pode ganhar dinheiro com publicidade e até mesmo com a venda de produtos próprios. Para quem está precisando de dinheiro com uma maior urgência, talvez esta não seja uma maneira tão bacana, afinal, até que você consiga construir uma audiência grande, vai levar um bom tempo.

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

novo cartaz apae2