Educação - ES1.com.br
Isentos do Enem que faltaram sem justificativa perderão gratuidade

Os isentos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 que faltaram aos dois dias de provas e não justificaram a ausência, ou ainda, tiveram a justificativa reprovada após o recurso, deverão pagar o equivalente ao valor da taxa de inscrição se quiserem fazer o exame de 2018. O valor é R$ 82. As provas serão aplicadas mais uma vez em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro.
Outra novidade deste ano é que a prova do segundo dia, com questões de ciências da natureza e matemática, terá 30 minutos a mais, com duração total de cinco horas. No primeiro domingo, a duração continua sendo de cinco horas e meia, para as provas de linguagens, ciências humanas e redação.
As informações estão no edital do Enem 2018 publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21.
Ausência
A justificativa de ausência no exame do ano passado deverá ser feita a partir das 10h do dia 2 de abril até as 23h59 do dia 11 de abril. Neste mesmo período, os candidatos também podem solicitar a isenção da taxa para o Enem 2018.
Se perder a gratuidade, o candidato deverá acessar o sistema de inscrição (http://enem.inep.gov.br/participante), informar os dados solicitados, gerar a Guia de Recolhimento da União e efetuar o pagamento da taxa de inscrição para ter sua inscrição no Enem 2018 confirmada.
As inscrições para o Enem 2018 serão realizadas entre os dias 7 e 18 de maio. Entre os dias 2 e 11 de abril ocorre o período da solicitação da isenção.
Tem direito à gratuidade:
– o aluno que está cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública;
– os candidatos que fizeram o Encceja e conseguiram a proficiência suficiente para o diploma nas áreas em que se inscreveram;
– os alunos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
– o candidato que declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda;
– o participante que está inscrito no CadÚnico.
Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada.
As provas serão aplicadas em dois domingos, assim como no ano passado, nos dias 4 e 11 de novembro.
No segundo domingo, em 11 de novembro, será a vez das provas de ciências da natureza e matemática, com cinco horas de duração.
Cronograma do Enem 2018:
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 11 de abril
Inscrições: 7 a 18 de maio
Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23 de maio
Solicitação de atendimento pelo nome social: 28 de maio a 3 de junho
Aplicação: 4 de novembro e 11 de novembro
G1

Educação - ES1.com.br
Dia D da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia acontece às quintas-feiras

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), seguindo o cronograma do dia D da Busca Ativa Escolar, na quinta-feira (30), disponibilizou equipes para visita técnica aos Distritos de Cedrolândia e São Gonçalo, pela manhã e em bairros do município veneciano, no período da tarde. Foram recebidos 7 alertas, sendo 5 localizados com êxito.
A Seme implantou a estratégia Busca Ativa Escolar no ano passado, com o objetivo de identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos que estão fora da escola.
A partir de abril deste ano, a Seme criou o dia D, que acontece semanalmente às quintas-feiras. O trabalho é desenvolvido entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, cada uma atuando no âmbito de suas competências de forma integrada e articulada.
De acordo com a coordenadora da Busca Ativa, um cronograma é feito pelo setor com base nas informações inseridas, feita pela unidade escolar, na plataforma. “Os dados da Plataforma nos permitem identificar se o aluno está matriculado e não está frequentando as aulas”, disse. Segundo ela, outra forma de obtenção de informações é por meio dos agentes de saúde, que, ao visitarem as famílias, acabam por identificar alunos fora da escola.
Além de trazer o aluno de volta para a escola, a estratégia monitora a criança e/ou adolescente para garantir sua permanência nas unidades escolares.
Sobre a estratégia
A Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), em parceria com a União de Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, como estratégia para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos.
Fonte: Ascom|PMNV
-
Policial - ES1.com.br3 dias atrás
Homem agride companheira em São Gabriel da Palha e é detido pela Polícia Militar
-
Policial - ES1.com.br3 dias atrás
Polícia Civil de Jaguaré e Vila Valério prende seis pessoas que causaram prejuízo de mais de um milhão de reais a uma cooperativa
-
Religião - ES1.com.br6 dias atrás
Emoção e talento encantam noite de Corais em São Gabriel da Palha
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3043 – 01/07/2022
-
Esportes - ES1.com.br6 dias atrás
Atleta gabrielense do projeto Corrente da Esperança participa de intercâmbio no Cruzeiro Esporte Clube
-
Entretenimento - ES1.com.br2 dias atrás
Parque Play Gabi estreia nesta quinta-feira em São Gabriel da Palha
-
Pets - ES1.com.br6 dias atrás
SOS Animais de São Gabriel faz arrecadação para tratar cachorro de rua com doença do carrapato e hérnia perineal
-
Policial - ES1.com.br3 dias atrás
Homem é detido pela Polícia Militar após agredir a própria mãe em São Gabriel da Palha