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Isentos do Enem que faltaram sem justificativa perderão gratuidade

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Os isentos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 que faltaram aos dois dias de provas e não justificaram a ausência, ou ainda, tiveram a justificativa reprovada após o recurso, deverão pagar o equivalente ao valor da taxa de inscrição se quiserem fazer o exame de 2018. O valor é R$ 82. As provas serão aplicadas mais uma vez em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro.
Outra novidade deste ano é que a prova do segundo dia, com questões de ciências da natureza e matemática, terá 30 minutos a mais, com duração total de cinco horas. No primeiro domingo, a duração continua sendo de cinco horas e meia, para as provas de linguagens, ciências humanas e redação.
As informações estão no edital do Enem 2018 publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21.

Ausência

A justificativa de ausência no exame do ano passado deverá ser feita a partir das 10h do dia 2 de abril até as 23h59 do dia 11 de abril. Neste mesmo período, os candidatos também podem solicitar a isenção da taxa para o Enem 2018.
Se perder a gratuidade, o candidato deverá acessar o sistema de inscrição (http://enem.inep.gov.br/participante), informar os dados solicitados, gerar a Guia de Recolhimento da União e efetuar o pagamento da taxa de inscrição para ter sua inscrição no Enem 2018 confirmada.
As inscrições para o Enem 2018 serão realizadas entre os dias 7 e 18 de maio. Entre os dias 2 e 11 de abril ocorre o período da solicitação da isenção.

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Tem direito à gratuidade:

– o aluno que está cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública;

– os candidatos que fizeram o Encceja e conseguiram a proficiência suficiente para o diploma nas áreas em que se inscreveram;

– os alunos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

– o candidato que declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda;

– o participante que está inscrito no CadÚnico.

Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada.
As provas serão aplicadas em dois domingos, assim como no ano passado, nos dias 4 e 11 de novembro.
No segundo domingo, em 11 de novembro, será a vez das provas de ciências da natureza e matemática, com cinco horas de duração.

Cronograma do Enem 2018:

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 11 de abril

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Inscrições: 7 a 18 de maio

Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23 de maio

Solicitação de atendimento pelo nome social: 28 de maio a 3 de junho

Aplicação: 4 de novembro e 11 de novembro

G1

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Educação Especial: professoras inovam e promovem maior inclusão de alunos em Colatina

Três professoras da rede pública municipal de Colatina desenvolveram um projeto multidisciplinar que está promovendo ações de inclusão no aprendizado de alunos da Educação Especial.

Anna Carolina Teixeira Silva de Assis, Laysa Del’Santo da Silva e Luma Oliveira Braga Benincá fazem parte do projeto “Inclusão em Ação”, que busca inovar em práticas pedagógicas por meio de atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências do aluno da Educação Especial.

O projeto foi estruturado em 2024, após anos de percepção das professoras sobre o isolamento dos alunos que possuem diagnóstico de deficiência em sala de aula.

Desta forma, o ponto de partida para o planejamento de estratégias pedagógicas inclusivas passou a ser a singularidade do sujeito, com foco em suas potencialidades.

Não importa se há ou não um diagnóstico indicando um determinado déficit intelectual. Para as professoras, o que importa é buscar alternativas que prendam a atenção do aluno e o faça interagir primeiro com as atividades propostas pelo professor, depois com os colegas de turma.

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As atividades lúdicas passam pelo manuseio de brinquedos pedagógicos montados pelas próprias professoras. São “livros vivos” que remetem à geografia e história de Colatina, pistas de corridas em papelão, cartilhas com trilhas pedagógicas e diversos outros materiais usados no aprendizado, tais como tampinhas coloridas, bolinhas com bastão de madeira, bolas de pano e ferramentas que mexem com a cognicidade do aluno de EE.

A ideia é elaborar estratégias de ensino diferenciadas e enriquecer os planos de aula, possibilitando uma aprendizagem inclusiva. As professoras esclarecem ainda que as atividades proporcionam formações aos professores do 1° ao 5º anos para elaboração de materiais de apoio em diferentes planos de aula e fazer com que os alunos de Educação Especial participem de modo absoluto nas aulas.

O projeto foi apresentado à secretária de Educação de Colatina, Maricelis Caetano, que prometeu estudar uma possibilidade de incorporá-lo à rede de ensino.

O Projeto

1° Passo: Visita técnica à escola para levantamento de dados. Análise de laudos e socialização com as professoras regentes. Observação dos níveis de aprendizagem. Período destinado a organização e produção de recursos pedagógicos a serem ofertados pelo grupo de assessoria.

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2º Passo: Oficina de apresentação das atividades produzidas com exposição de recursos pedagógicos e orientação de métodos para possíveis adaptações.

3º Passo: Avaliação do impacto das práticas pedagógicas inclusivas implementadas, utilizando questionários, entrevistas e observações em sala de aula. Os dados coletados serão analisados qualitativamente para avaliar a eficácia das intervenções realizadas.

Fonte: PMC

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