conecte-se conosco


Saúde

Internações e mortes de idosos caem no Rio com vacinação

Publicado em

© Tânia Rêgo/Agência Brasil


De janeiro a março deste ano, as internações e mortes de idosos com mais de 80 anos diminuíram no estado do Rio. Segundo levantamento da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, nesse período, houve queda de 49% nas internações e de 44% nos óbitos decorrentes de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de pacientes acima de 90 anos. Entre os idosos com idade acima de 80 anos, as mortes diminuíram 22% e as hospitalizações, 33%.

A principal avaliação  é que o início da vacinação para essa faixa etária tenha causado a redução de internações e óbitos.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, disse que, desde o primeiro lote de vacinas chegou ao estado, a secretaria buscou enviar, de forma rápida, as doses aos municípios.”Toda nossa operação logística é feita pensando no resultado, na ponta, na vida de cada cidadão. Constatar esta redução de óbitos e internações, com pouco mais de dois meses de vacinação, associada a outras medidas, nos dá esperanças da reversão do cenário atual da epidemia”, afirmou.

leia também:  Anvisa diz que vacinas usadas no Brasil são seguras

Até o momento, 329.062 idosos com 80 anos ou mais foram vacinados no estado do Rio. Até a manhã desta segunda-feira (5), 1.316.104 pessoas tinham sido vacinadas e 374.909, recebido a segunda dose. A expectativa é que nos próximos dias nova remessa de vacinas seja entregue ao estado pelo Ministério da Saúde.

A subsecretária de Vigilância em  Saúde, Cláudia  Mello, disse que, mesmo com números positivos, os dados registrados continuam sendo analisados para fundamentar os resultados da vacinação. Ela destacou que a pandemia continua e que as medidas de restritivas e de prevenção serão mantidas, como o uso obrigatório de máscara, a frequente higienização das mãos e o distanciamento social. “Precisamos continuar avaliando esses dados para que tenhamos informes cada vez mais precisos”, afirmou.

Variantes

Na semana passada, a Secretaria de Saúde iniciou um dos maiores sequenciamentos de variantes da covid-19 do país. Com investimento de R$ 1,2 milhão, o estudo vai analisar 4.800 amostras nos próximos seis meses, com o objetivo de monitorar a evolução das variantes da covid-19, melhorar ações epidemiológicas e possibilitar a ampliação precoce de números de leitos e de medidas restritivas, além de identificar a incidência das novas cepas na população fluminense.

leia também:  Governador Lindenberg já vacinou mais de 500 pessoas contra Covid-19

O estudo, que procura entender melhor as modificações sofridas pelo SARS-CoV-2, vai analisar 400 amostras a cada 15 dias. Atualmente, está na fase de compra de insumos e separação de amostras. O objetivo é que os primeiros vírus sejam sequenciados na segunda quinzena de abril.

O estudo é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)  – com recursos de R$ 1,2 milhão – e conta ainda com a parceria do Laboratório Nacional de Computação Científica, do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Laboratório  Central (Lacen), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Saúde

Saúde

São Paulo vacina público de 65 e 66 anos e retoma sistema drive-thru


A cidade de São Paulo retomou nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, os 20 pontos de vacinação contra a covid-19 em sistema drive-thru. O objetivo é imunizar, apenas em primeira dose, 205 mil pessoas com idades entre 65 e 66 anos. Os postos funcionam entre 8h e 17h.

De acordo com a prefeitura paulistana, os espaços drive-thru são fechados quando 85% da vacinação do público-alvo de cada etapa são atingidos. A reabertura ocorre quando são recebidas doses para uma nova faixa etária.

Além dos drive-thrus, é possível se vacinar contra o novo coronavírus, neste feriado, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e UBS Integradas e postos volantes (farmácias, igrejas, supermercados, escolas e praças).

Para agilizar o atendimento, é importante preencher o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento.

Endereços dos postos drive-thru:

Arena Corinthians

Av. Miguel Ignácio, 2.492 Curi, Portão E4 – Itaquera

Igreja Boas Novas

Rua Marechal Mallet, 535 – Vila Prudente

leia também:  Academias favorecem proliferação de germes. Saiba como se prevenir

Autódromo de Interlagos

Rua Jacinto Júlio, Altura Do Nº 589, Portão 9, Entrada Krf – Interlagos

Clube Hebraica

Rua Ibiapinópolis, 781 (parte Superior Do Clube) – Pinheiros

Memorial da América Latina

Rua Tagipuru, 500 (referência Portão 2) – Barra Funda

Estádio do Morumbi

Av. Giovanni Gronchi, 1.920 – Portão 15 – Morumbi

Complexo Esportivo Do Ibirapuera

Rua Marechal Estenio Albuquerque Lima, 413

Parque Villa-Lobos

Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.025 – Portão 3 – Alto De Pinheiros

Clube Atlético Monte Líbano

Rua do Gama, 261 – Jardim Luzitânia

Shopping Aricanduva

Av. Aricanduva, 5.555, Estacionamento Auto Shopping Acesso Pelo Portão P4 – Aricanduva

Centro de Exposições do Anhembi

Rua Olavo Fontoura, Portão 38 – Santana

Club Athletico Paulistano

Rua Honduras, 1.400 – Jardim América

Shopping Anália Franco

Av. Regente Feijó, 1.739 – Tatuapé

Hospital Dom Alvarenga

Av. Nazaré, 1.361 – Ipiranga

Shopping Interlagos

Av. Interlagos, 2.255 – Estacionamento Subsolo, Portão 5 – Interlagos

Subprefeitura de M’boi Mirim

leia também:  Anvisa diz que vacinas usadas no Brasil são seguras

Av. Guarapiranga, 1.695 – Parque Alves De Lima

Subprefeitura de Itaim Paulista

Av. Marechal Tito, 3.012 – Itaim Paulista

Mais Shopping

Rua Padre José Maria, sem número, estacionamento G2 Mais Shopping – Santo Amaro

Subprefeitura Da Penha

Rua Mandu, 451 – Penha

Shopping Campo Limpo

Estrada do Campo Limpo, 459, Vila Prel

Edição: Aécio Amado

Fonte: EBC Saúde

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma