Estado - ES1.com.br
Instituto Jones e Agerh firmam parceria para fortalecer pesquisas sobre mudanças climáticas e recursos hídricos
O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica voltado ao desenvolvimento conjunto de estudos e projetos nas áreas de recursos hídricos e mudanças climáticas.
A parceria, que terá vigência até 31 de dezembro de 2028, prevê ações integradas voltadas à produção de conhecimento, avaliação de políticas públicas e compartilhamento de informações por meio de plataformas digitais.
Segundo o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, a colaboração entre os dois órgãos fortalecerá a gestão pública com base em evidências e promoverá benefícios concretos para a população.
“A Agerh vem realizando um excelente trabalho por meio do Sistema de Monitoramento da Implementação dos Planos de Recursos Hídricos, o Sisplan-ES, com um monitoramento contínuo que permite ajustes estratégicos na gestão hídrica do Estado. Com este acordo, teremos condições de implementar iniciativas conjuntas que contribuam para uma administração mais eficiente dos recursos naturais e para a adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas sobre o território capixaba”, afirmou Pablo Lira.
O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, ressaltou a importância do detalhamento do plano de trabalho estabelecido no documento. “O plano de trabalho é fundamental para garantir o cumprimento das ações conjuntas, que vão contribuir para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos”, disse.
O documento define atribuições específicas para cada instituição. Ao IJSN, caberá a coordenação da avaliação de políticas e projetos conduzidos pela Agerh; a produção de painéis de Business Intelligence (BI) para os sistemas Sisplan-ES e QualiRios; a colaboração na elaboração de relatórios técnicos e artigos científicos; além do desenvolvimento de estudos sobre os impactos econômicos da escassez hídrica, entre outras.
A Agerh, é responsável por coordenar o Projeto Sisplan ES, colaborar com o IJSN em atividades sobre mitigação das mudanças climáticas buscando sinergia com a gestão de recursos hídricos, atuar de forma colaborativa nos projetos relevantes para ambas as instituições e elaborar artigos científicos e relatórios.O acordo também prevê que não haverá transferência de recursos financeiros entre as partes.
Nas redes sociais das instituições, a parceria foi marcada pela produção de um vídeo de divulgação. Assista aqui.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
[email protected]
Assessoria de Comunicação da Agerh
Georgia Gonçalves
(27) 3347-6207 e 98154-5044
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES
Estado - ES1.com.br
Governador lança programa e consulta pública do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas
No segundo dia de participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), em Belém (PA), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lançou, nesta terça-feira (11), o Programa Cidades ResilientES e a consulta pública do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC). O mandatário capixaba também participou de agendas estratégicas sobre habitação, financiamento climático e cooperação entre governos regionais.
O Cidades ResilientES prevê a elaboração dos Planos Municipais de Adaptação e Redução de Riscos para todos os 78 municípios capixabas. “Essa é uma iniciativa inovadora, pois integrará, de forma inédita, os planos de redução de risco e os planos de adaptação climática, promovendo uma gestão de riscos e um planejamento urbano mais eficiente. Seremos o primeiro Estado do Brasil com 100% dos municípios com planos de adaptação”, explicou Casagrande.
Já o Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC), agora aberto para consulta pública, organiza e integra ações, políticas e programas voltados ao enfrentamento dos impactos climáticos no Espírito Santo. “O Plano apresenta um diagnóstico detalhado dos riscos e vulnerabilidades climáticas, além de 26 ações estratégicas e 178 medidas específicas para fortalecer a resiliência do Estado”, acrescentou o governador.
Agendas na COP30
Dentre os compromissos desta terça-feira, Casagrande integrou a mesa-redonda sobre habitação e transformação de assentamentos informais, organizada pelo Ministério das Cidades em parceria com a ONU-Habitat. “Compartilhamos como as políticas de habitação podem ser catalisadoras para a redução de desigualdades e o fortalecimento da resiliência urbana”, afirmou.
O governador também participou do evento “Turning Collaboration into Local Action for Just Resilience and Nature”, promovido pelas Fundações Regionais Climáticas, destacando a importância da cooperação federativa e do financiamento climático para ações locais de adaptação.
Casagrande liderou ainda uma apresentação do Consórcio Brasil Verde, do qual é presidente, com foco em mecanismos de financiamento e fundos climáticos. “Reforçamos o papel fundamental dos governos subnacionais na implementação de políticas climáticas ambiciosas e alinhadas aos acordos internacionais”, destacou.
Programa Cidades ResilientES
– Integração inédita entre adaptação climática e gestão de riscos.
– Contratação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para elaborar os 78 Planos Municipais de Adaptação e Redução de Riscos. É a primeira iniciativa do tipo na América Latina, com financiamento integral pelo Governo do Estado.
Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC)
– Documento estratégico elaborado pela Ufes e pela Seama, com participação de outras secretarias estaduais.
– Apresenta diagnóstico climático, 26 ações estratégicas e 178 medidas de adaptação e resiliência.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES
-
Gabriel Costa de Andrade – ES1.com.br5 dias atrásO efeito do sedentarismo moderno: um alerta para um problema silencioso – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4092 – 06/11/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4093 – 07/11/2025
-
Estado - ES1.com.br5 dias atrásSeminário fortalece redes de guardiões de sementes crioulas no noroeste capixaba
-
Política Estadual - ES1.com.br7 dias atrásInscrições para Corrida da Cidadania se encerram em minutos
-
Política Estadual - ES1.com.br5 dias atrásIndústria do plástico defende fortalecimento da economia circular
-
Política Estadual - ES1.com.br6 dias atrásImportações: mudanças em cobrança de ICMS são aprovadas pelo Plenário
-
Regional - ES1.com.br6 dias atrásÔnibus Rosa leva serviços gratuitos e orientação à população de São Gabriel da Palha







