Educação - ES1.com.br
Inscrições abertas em cursos on-line para profissionais da Educação

Estão abertas as inscrições para dois cursos on-line voltados para profissionais da educação das escolas públicas estaduais, Superintendências Regionais de Educação (SREs) e Unidade Central. Os cursos estão sendo ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), por meio do programa Sedu [email protected], em parceria com a Fundação Telefônica Vivo/Escolas Conectadas.
A ação tem como objetivo reorganizar os espaços escolares promovendo, assim, o desenvolvimento da fluência digital na comunidade escolar, com foco no fortalecimento da cultura de inovação e no desenvolvimento de competências para formar a nova geração de jovens protagonistas.
Para se inscrever, os interessados devem acessar a ficha de inscrição por meio do link http://curriculointerativo.sedu.es.gov.br/, até o dia 28 de março de 2018. Vale destacar que a inscrição somente será validada após confirmação, por e-mail, da equipe responsável.
Os cursos são de curta duração, 100% on-line e o certificado será gerado em formato digital, disponível na própria plataforma. A previsão é iniciar as formações no dia 16 de abril.
Os cursos serão ofertados para todas as escolas estaduais a cada dois meses, até novembro de 2018. Caberá aos interessados planejarem suas inscrições, escolhendo apenas um dos cursos mensais, de acordo com a proposta pedagógica da sua escola.
Sedu [email protected]
O Sedu [email protected] – http://sedudigital.sedu.es.gov.br/ – tem como objetivo facilitar o acesso de educadores a materiais educativos de base tecnológica, de forma a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Além disso, ferramentas também irão apoiar os estudantes que querem aprofundar seus estudos e os pais preocupados em acompanhar a educação de seus filhos.
Dentre as ações propostas pelo Sedu [email protected] estão: desenvolvimento de metodologias ativas, criação de plataformas e conteúdos digitas para Reforço Escolar, EJA e Ceeja Digital, Pré-Enem Digital, e disponibilização da plataforma Currículo Interativo contendo um banco de objetos de aprendizagem curados e catalogados de acordo com o currículo estadual.
A proposta é desenvolver cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento, metodologias ativas, estímulo ao engajamento e produção de conhecimento e valorização das produções escolares.
Confira os cursos disponíveis
Inova Escola: Espaços Diferenciados – Carga horária – 20 horas
Este curso pretende expandir a visão dos educadores sobre espaços e ambientes de aprendizagem, mostrando quais são as tendências em termos de infraestrutura escolar e como se inova em tais espaços com ações desde as mais simples até as mais complexas. Os participantes são convidados a refletir sobre espaços de aprendizagem e ampliam seus repertórios em contato com alguns casos reais. São ainda estimulados a compreender como as atividades dentro da escola, bem como extramuros, podem ser otimizadas com um simples repensar desses espaços.
Mudança de tempos e espaços para a inovação pedagógica – Carga horária – 15 horas
Neste curso, será feita uma análise do modelo de escola tradicional para que sejam colocadas em prática ações e estratégias que permitam romper com o ensino engessado, tornando o ambiente escolar mais dinâmico e atrativo para os estudantes. Os profissionais conhecerão, ainda, diversas experiências inspiradoras que os ajudarão nesta importante missão como educadores.
Assessoria de comunicação/ Sedu

Educação - ES1.com.br
Dia D da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia acontece às quintas-feiras

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), seguindo o cronograma do dia D da Busca Ativa Escolar, na quinta-feira (30), disponibilizou equipes para visita técnica aos Distritos de Cedrolândia e São Gonçalo, pela manhã e em bairros do município veneciano, no período da tarde. Foram recebidos 7 alertas, sendo 5 localizados com êxito.
A Seme implantou a estratégia Busca Ativa Escolar no ano passado, com o objetivo de identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos que estão fora da escola.
A partir de abril deste ano, a Seme criou o dia D, que acontece semanalmente às quintas-feiras. O trabalho é desenvolvido entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, cada uma atuando no âmbito de suas competências de forma integrada e articulada.
De acordo com a coordenadora da Busca Ativa, um cronograma é feito pelo setor com base nas informações inseridas, feita pela unidade escolar, na plataforma. “Os dados da Plataforma nos permitem identificar se o aluno está matriculado e não está frequentando as aulas”, disse. Segundo ela, outra forma de obtenção de informações é por meio dos agentes de saúde, que, ao visitarem as famílias, acabam por identificar alunos fora da escola.
Além de trazer o aluno de volta para a escola, a estratégia monitora a criança e/ou adolescente para garantir sua permanência nas unidades escolares.
Sobre a estratégia
A Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), em parceria com a União de Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, como estratégia para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos.
Fonte: Ascom|PMNV
-
Agricultura - ES1.com.br7 dias atrás
Colatina recebe R$ 4 milhões em recursos para agricultura familiar
-
Entretenimento - ES1.com.br6 dias atrás
CT VIVA Escolinha celebra 4º aniversário com Encontro das Estrelas em São Gabriel
-
Política Estadual - ES1.com.br6 dias atrás
Dr. Antônio Neto inicia diálogo para fortalecer pré-candidatura a Deputado Estadual
-
Regional - ES1.com.br7 dias atrás
Câmara de São Gabriel aprova projeto de lei que fixa o piso salarial de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3041 – 29/06/2022
-
Regional - ES1.com.br6 dias atrás
Santa Terezinha x Patrimônio São José: trecho de 11km receberá investimento de mais de R$ 17 milhões em São Gabriel
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3042 – 30/06/2022
-
Religião - ES1.com.br4 dias atrás
Emoção e talento encantam noite de Corais em São Gabriel da Palha