conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Iema reforça notificação para preenchimento do inventário de PCB

Publicado em

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) alerta aos empreendimentos com licença ambiental emitida pelo órgão e que possuam materiais, fluidos, transformadores, capacitores e outros equipamentos elétricos contaminados com bifenilas policloradas (PCBs) ou seus resíduos, com teor igual ou superior a 50 mg/kg, sobre a necessidade de realizarem o inventário dessas substâncias. O preenchimento do documento deve ser feito no site pcb.sinir.gov.br.

Embora o prazo para o preenchimento tenha se encerrado em 26 de novembro de 2024, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) mantém a plataforma, parte do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), disponível para que os responsáveis efetuem a submissão do inventário. Para facilitar o processo, o “Manual de Preenchimento do Inventário Nacional de PCB” está disponível no site e fornece orientações específicas conforme a atividade econômica de cada empreendimento.

As bifenilas policloradas (PCBs) são compostos químicos sintéticos utilizados principalmente em equipamentos elétricos e industriais, devido às suas propriedades físico-químicas. Apesar de sua fabricação e comercialização no Brasil serem proibidas desde 1981, os PCBs ainda estão presentes no ambiente, representando riscos à saúde pública, especialmente para os trabalhadores expostos a essas substâncias.

leia também:  Estado registra abertura de 2.797 novas empresas no bimestre

Além disso, a Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), ratificada por 183 países, e a Lei nº 12.450 de 2021, estabelecem que transformadores, capacitores e outros equipamentos com teor igual ou superior a 50 mg/kg de PCBs devem ser retirados de uso até 2025 e encaminhados para destinação final ambientalmente adequada até 2028.

“O Iema, conforme suas atribuições legais, reforça aos responsáveis pelos empreendimentos licenciados ou autorizados que o site para preenchimento do inventário permanece ativo”, destaca o diretor-presidente do órgão, Mário Louzada. A fiscalização sobre o cumprimento das obrigações estabelecidas pela Lei nº 14.250/2021 e pela Portaria Interministerial MMA/MME nº 107/2022 será realizada no âmbito do processo de licenciamento ambiental. O descumprimento das normas poderá acarretar penalidades, conforme a Lei Estadual nº 7.058 de 2002.

Para mais informações, acesse o site pcb.sinir.gov.br.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
[email protected]/ [email protected]
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Live Smile: Dentistas Vitor Dubberstein e Cayo Pissinati promovem atendimento odontológico com Unidade Móvel no Espírito Santo

A expectativa é atender entre 3.000 e 4.000 pacientes por mês, beneficiando crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais

Os cirurgiões-dentistas Luan Vitor Dubberstein de Vila Valério e Cayo Pissinati de Águia Branca estão implementando uma solução para promover saúde bucal em todo o Espírito Santo: a Unidade Móvel Odontológica “Live Smile”. O projeto, que deve começar a funcionar entre fevereiro e março, percorrerá diversas cidades do estado oferecendo atendimentos odontológicos gratuitos à população.

A iniciativa surgiu da experiência dos profissionais, que, ao longo da carreira, identificaram a precariedade da saúde bucal em muitas comunidades, especialmente entre aqueles que não têm condições financeiras para acessar tratamentos ou informações adequadas. “O principal objetivo é levar os cuidados odontológicos onde as pessoas mais precisam, sem que precisem se deslocar para clínicas ou centros de saúde distantes. Com a unidade móvel, conseguimos atender a um número maior de pessoas em menor tempo, proporcionando um atendimento ágil e de qualidade. Além de tratar, estamos focados em prevenir problemas futuros, com ações educativas e promoção de hábitos saudáveis para toda a comunidade”, destacou Dr. Vitor.

O Dr. Cayo destaca que a Live Smile visa melhorar a saúde bucal das pessoas carentes, promovendo um sorriso saudável e aumentando a autoestima. “A Live Smile promove a educação em saúde bucal, ensinando as pessoas a importância de manter uma boa higiene bucal; Prevenção de doenças bucais: A organização ajuda a prevenir doenças bucais, como cáries, gengivite e outras condições que podem afetar a saúde bucal; Autoestima e confiança: Um sorriso saudável pode aumentar a autoestima e a confiança das pessoas, melhorando sua qualidade de vida; Integração social: A Live Smile ajuda a promover a integração social, permitindo que as pessoas se sintam mais confortáveis em interagir com os outros; Melhoria da saúde geral: A saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral. A Live Smile ajuda a promover uma saúde geral melhor, prevenindo condições como diabetes, doenças cardíacas e outras. Em resumo, a Live Smile acrescenta na vida das pessoas promovendo a saúde bucal, a educação e a prevenção, além de ter um impacto social e emocional positivo”.

leia também:  ‘Cultura em Números’ reúne dados sobre as principais ações da Secult no ano de 2023

Estrutura e Funcionamento da Unidade

A Unidade Móvel “Live Smile” é equipada com seis consultórios modernos, aparelhos de ultrassom para raspagem gengival, equipamentos para tratamentos endodônticos, radiografia portátil, autoclaves para esterilização e elevador para cadeirantes, garantindo acessibilidade. Além disso, o ambiente é climatizado e possui espaços específicos para atendimento e esterilização, priorizando conforto e segurança.

A equipe será composta por:
-06 dentistas (clínicos gerais e especialistas em endodontia e cirurgias);
-01 técnico em próteses dentárias;
-02 auxiliares de saúde bucal;
-02 recepcionistas.

Foto: Divulgação

A unidade realizará uma ampla gama de procedimentos, incluindo:
-Limpeza dental e aplicação de flúor.
-Restaurações, tratamentos de canal e extrações cirúrgicas.
-Confecção de próteses dentárias.
-Educação em saúde bucal e ações preventivas.

A expectativa é atender entre 3.000 e 4.000 pacientes por mês, beneficiando crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais.

A Unidade Móvel foi desenvolvida em São Paulo e deve começar a operar entre fevereiro e março deste ano. Segundo Dr. Vitor, o projeto busca reduzir filas e demandas odontológicas nos municípios, devolvendo sorrisos e transformando vidas. “A unidade irá se instalar em uma determinada área da cidade como, por exemplo, praças públicas e escolas, se houver a necessidade iremos sim se deslocar para as comunidades, mas acreditamos que mais em cidades grandes, em cidades do interior iremos ficar em um ponto fixo para atender a população. No Brasil, muitas comunidades ainda enfrentam dificuldades para acessar serviços odontológicos de qualidade, especialmente em regiões mais afastadas e carentes. A falta de profissionais, infraestrutura e recursos limita o atendimento de uma grande parte da população. A Unidade Móvel de Odontologia é uma forma eficiente e inovadora de levar os cuidados dentários diretamente às pessoas, superando barreiras geográficas e sociais. Então a idealização do projeto é sim reduzir as filas e demandas de cada município onde iremos trabalhar”.

leia também:  Confira o resultado dos cursos on-line do Qualificar ES

Os dentistas não escondem a expectativa para o início das atividades. “Estamos ansiosos para iniciar as atividades e é muito gratificante saber que iremos devolver o sorriso de muitas pessoas, o nosso lema é transformar vidas através de sorrisos, com certeza assumiremos esse compromisso com a população de levar tudo oque temos de melhor para oferecer!”, afirmou Dr. Vitor.

Foto: Divulgação

Fonte: Editora Hoje

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!