conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Iema disponibiliza serviços on-line para cidadãos

Publicado em

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) disponibiliza diversos serviços que podem ser solicitados de forma online, por meio do E-Docs, a plataforma de gestão de documentos eletrônicos do Governo do Espírito Santo. A iniciativa busca facilitar o acesso da população aos serviços do Instituto, tornando mais ágil e transparente a comunicação entre o Iema e os usuários.

Para utilizar os serviços digitais, o cidadão deve acessar o site oficial do Iema e clicar na aba “Serviços E-Docs”, localizada na lateral direita da página. A plataforma permite o envio eletrônico de documentos, além de possibilitar que o usuário acompanhe os trâmites do processo.

Entre os serviços disponíveis na plataforma estão o parcelamento de multas ambientais, a entrega voluntária de animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro, a apresentação de defesas e recursos de autuações, e pedidos de autorização para realização de torneios de canto e fibra.

De acordo com o diretorgeral do Iema, Mário Louzada, a digitalização dos serviços reflete o compromisso do Instituto com a modernização da gestão pública e a ampliação do acesso da população aos seus direitos.

leia também:  Piloto Hugo Cibien disputa primeira etapa da temporada 2024 da Stock Series

“Facilitar o acesso da população aos serviços do Iema é uma prioridade. Acreditamos que a tecnologia pode ser uma grande aliada para tornar a relação entre o cidadão e a administração pública mais eficiente, transparente e inclusiva. Com o E-Docs, encurtamos distâncias e tornamos mais simples a resolução de demandas ambientais no Espírito Santo”, destacou Louzada.

Para conhecer os serviços disponíveis, basta clicar aqui.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
[email protected]/ [email protected]
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Governador lança programa e consulta pública do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas

No segundo dia de participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), em Belém (PA), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lançou, nesta terça-feira (11), o Programa Cidades ResilientES e a consulta pública do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC). O mandatário capixaba também participou de agendas estratégicas sobre habitação, financiamento climático e cooperação entre governos regionais.

O Cidades ResilientES prevê a elaboração dos Planos Municipais de Adaptação e Redução de Riscos para todos os 78 municípios capixabas. “Essa é uma iniciativa inovadora, pois integrará, de forma inédita, os planos de redução de risco e os planos de adaptação climática, promovendo uma gestão de riscos e um planejamento urbano mais eficiente. Seremos o primeiro Estado do Brasil com 100% dos municípios com planos de adaptação”, explicou Casagrande.

Já o Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC), agora aberto para consulta pública, organiza e integra ações, políticas e programas voltados ao enfrentamento dos impactos climáticos no Espírito Santo. “O Plano apresenta um diagnóstico detalhado dos riscos e vulnerabilidades climáticas, além de 26 ações estratégicas e 178 medidas específicas para fortalecer a resiliência do Estado”, acrescentou o governador.

leia também:  Espírito Santo sedia 1ª oficina sobre Gestão e Políticas Efetivas de Segurança Pública do País

Agendas na COP30

Dentre os compromissos desta terça-feira, Casagrande integrou a mesa-redonda sobre habitação e transformação de assentamentos informais, organizada pelo Ministério das Cidades em parceria com a ONU-Habitat. “Compartilhamos como as políticas de habitação podem ser catalisadoras para a redução de desigualdades e o fortalecimento da resiliência urbana”, afirmou.

O governador também participou do evento “Turning Collaboration into Local Action for Just Resilience and Nature”, promovido pelas Fundações Regionais Climáticas, destacando a importância da cooperação federativa e do financiamento climático para ações locais de adaptação.

Casagrande liderou ainda uma apresentação do Consórcio Brasil Verde, do qual é presidente, com foco em mecanismos de financiamento e fundos climáticos. “Reforçamos o papel fundamental dos governos subnacionais na implementação de políticas climáticas ambiciosas e alinhadas aos acordos internacionais”, destacou.

Programa Cidades ResilientES

– Integração inédita entre adaptação climática e gestão de riscos.

– Contratação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para elaborar os 78 Planos Municipais de Adaptação e Redução de Riscos. É a primeira iniciativa do tipo na América Latina, com financiamento integral pelo Governo do Estado.

leia também:  Orquestra Sinfônica do Espírito Santo se apresenta pela primeira vez na Sala Minas Gerais

Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC)

– Documento estratégico elaborado pela Ufes e pela Seama, com participação de outras secretarias estaduais.

– Apresenta diagnóstico climático, 26 ações estratégicas e 178 medidas de adaptação e resiliência.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!