Política Estadual - ES1.com.br
Hartung reúne Secretariado para alertar sobre os cuidados no período eleitoral

Na manhã desta segunda-feira, 12, o governador Paulo Hartung reuniu membros do Secretariado e Dirigentes de Órgãos Públicos Estaduais para alinhar com a equipe condutas vedadas em ano eleitoral. Durante a reunião, foram apresentadas as normas éticas e legais que devem nortear a atuação dos agentes públicos estaduais no ano das eleições gerais de 2018. O encontro foi realizado no gabinete do governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.
A reunião também teve como objetivo orientar a conduta dos agentes públicos estaduais e reforçar as ações vedadas no período eleitoral deste ano para impedir o uso da máquina pública em benefício de qualquer interesse particular.
O governador explicou que a legislação eleitoral tem uma série de restrições e vedações durante esse período e que o intuito do Estado é manter os servidores informados para que eles saibam, efetivamente, o que é que se pode ou não fazer para que se consiga manter a legitimidade e a lisura das eleições.
O governador destacou a necessidade de os gestores estarem atentos e orientados em relação às exigências. “Não vamos fazer nada fora do amparo legal. A orientação é clara, vamos respeitar a legislação eleitoral e de responsabilidade fiscal”, ponderou.
Governo ES

Política Estadual - ES1.com.br
Bióloga alerta para impacto dos resíduos sólidos sobre os corpos hídricos

A importância da reciclagem para a preservação dos recursos hídricos fechou a Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce de 2025 nesta sexta-feira (21). Alunos do ensino médio do Instituto Gênesis aprenderam com a bióloga e diretora do Instituto Últimos Refúgios, Caroline Reis, o quanto conceitos e atitudes básicas podem colaborar com a saúde de toda a natureza.
Não são lixeiras coloridas, são contentores. Não é lixo, é resíduo. Da singela diferença dos recipientes para uma coleta seletiva, passando pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que conversam com a problemática da reciclagem, Caroline mostrou o quanto o descarte incorreto colabora para mais poluição, mais sobrecarga aos aterros sanitários, mais enchentes, mais contaminação no solo, e mais proliferação de doenças com transmissores como mosquitos, escorpiões e ratos.
“No lugar de destinar para uma associação de catadores, que vão fazer a coleta seletiva, eu vou mandar para um aterro, vou sobrecarregar ele. Quando estou sobrecarregando esses aterros, estou forçando aquela empresa que faz o direcionamento daquela região a procurar um novo local para criar um novo. Esse é um dos motivos para se ter melhor gestão dos resíduos”, explicou.
Também tem mais gastos na saúde pública. Segundo a palestrante, de 2016 a 2021, a estimativa é de que o Brasil gastou R$ 1,8 bilhão de dólares para cuidar na saúde pública de problemas causados pelo descarte irregular de material reciclável.
Sensibilização
A palestra também mostrou o que a negligência com os resíduos traz de menos. Menos vida. A diretora do instituto mostrou um vídeo para o público de uma ação que o grupo desenvolveu na Ilha do Frade, capital Vitória, chamado “Ecolé: Feito Por Você”.
A equipe do Últimos Refúgios percorre as praias oferecendo “picolés, espetinhos e pratinhos” feitos de plásticos, canudos, sacolas e outros resíduos retirados da própria área. A ação busca a sensibilização ambiental de quem frequenta as praias quanto ao “lixo”, que não é lixo, produzido pela sociedade em dias de lazer e que impacta diretamente na vida marinha e no meio ambiente como um todo. Mas o vídeo também mostra os “moradores” da região mais impactados.
“Os animais do vídeo, de onde vocês acham que são aquelas imagens? É de Camburi, é da Ilha do Boi, é da Ilha do Frade. Aquele monte de arraia, foi ali na ilha do Frade. O copo batendo na cara do peixe, registro na Grande Vitória também (…). Vocês têm a noção do tanto de coisa que a gente tem aqui, do tanto de vida que a gente tem?”.
A bióloga alertou que a redução do impacto dos resíduos está nas pequenas atitudes, para que corais, golfinhos e o próprio ser humano possam sobreviver com uma presença menos nociva do plástico, por exemplo, em praticamente tudo.
“Esse é o impacto de não ter coleta seletiva na natureza, diretamente na fauna, nos nossos recursos hídricos. Vocês já sabem que já tem microplástico no nosso cérebro, no nosso coração. Já tem microplástico na placenta, na mulher grávida. Vocês têm noção do impacto disso na nossa vida?”, indagou.
Reduzir, reutilizar, reciclar
Durante a palestra, os alunos também aprenderam sobre o ciclo da cadeia produtiva do resíduo. O quanto a simples coleta seletiva pode garantir que grandes setores produtivos reutilizem plásticos e outros materiais, provocando um uso menor da água em algumas etapas produtivas, além de possibilitar menor retirada de recursos não renováveis da natureza, como o petróleo. Cada 100 toneladas de plástico reutilizadas podem substituir o uso de uma tonelada de combustível fóssil.
Encerramento
Ao final da palestra, o coordenador da Comissão Parlamentar Interestadual de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce), Hernandes Bermudes, conversou com os alunos. Bermudes resgatou os inúmeros temas que foram tratados durante a semana, mostrando a realidade e as necessidades para um caminho de real preservação dos recursos hídricos e fez um convite aos estudantes, para serem “protagonistas e multiplicadores” do que puderam aprender com a palestra.
“As pessoas estão tratando lixo com ignorância? Levem a elas o pouquinho que vocês aprenderam aqui, nós agradecemos, o meio ambiente agradece”.
Fonte: POLÍTICA ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3891 – 17/03/2025
-
Gabriel Costa de Andrade – ES1.com.br4 dias atrás
Como evitar perdas no shape e voltar com tudo aos treinos – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3893– 19/03/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3892 – 18/03/2025
-
Regional - ES1.com.br4 dias atrás
Vereadores de São Gabriel da Palha se reúnem com autoridades para debater melhorias na segurança pública
-
Entretenimento - ES1.com.br4 dias atrás
Prefeito Tiago Rocha anuncia Hugo e Guilherme na festa de 62 anos de São Gabriel da Palha
-
Saúde - ES1.com.br3 dias atrás
Projeto de Feridas realiza segundo treinamento prático para pacientes com feridas crônicas em São Gabriel da Palha
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrás
São Gabriel da Palha: Tiro de Guerra 01-015 realiza solenidade de matrícula e início do ano de instrução da turma de atiradores 2025