Saúde
Governos afastam necessidade de cartão para vacinação de covid-19

O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) divulgaram hoje (13) nota de esclarecimento sobre o uso do Cartão Nacional de Vacinação e cadastramento no aplicativo Conecte SUS Cidadão para ter acesso a vacinas contra a covid-19.
O acesso a vacinas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), diz o texto, não está condicionado ao cadastramento em aplicativo ou plataforma. Isso inclui também as vacinas contra a covid-19. O direito decorre da gratuidade e universalidade do SUS.
O comunicado das autoridades de saúde ressalta que diante da importância da identificação das pessoas que serão imunizadas, a orientação é que as pessoas atualizem, preferencialmente, o número do CPF ou do Cartão Nacional de Vacinação.
“Entretanto, se no momento da imunização contra a covid-19 o cidadão não esteja de posse de nenhuma identificação, o estabelecimento de saúde, em sua plataforma CadSus, poderá efetuar o devido cadastro e o processo de imunização ocorrerá normalmente. Ninguém que pertence ao público prioritário da campanha, definido naquele momento, deixará de ser vacinado”, destaca a nota.
O Aplicativo Conecte SUS Cidadão é uma ferramenta de uso facultativo pelos cidadãos, sublinha o informe do ministério e dos conselhos. O seu uso pode facilitar a identificação no momento de vacinação, agilizando o fluxo de atendimento.
“Além das funcionalidades atuais, será possível emitir pelo aplicativo Conecte SUS Cidadão o Certificado Nacional de Vacinação de maneira optativa à emissão do referido certificado pelos serviços de saúde”, completa a nota.
Edição: Bruna Saniele

Saúde
Brasil registra 209,9 mil mortes e 8,48 milhões de casos de covid-19

As mortes pelo novo coronavírus ao longo da pandemia no Brasil aproximam-se da marca de 210 mil. Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 551 novos óbitos, totalizando 209.847. Ontem (16), o painel de informações marcava 209.296 mortes acumuladas.
Ainda de acordo com a atualização do Ministério da Saúde, os casos de covid-19 totalizam 8.488.809. Nas últimas 24 horas, foram registrados 33.040 novos diagnósticos. Ontem, o painel de estatísticas marcava 8.455.059 casos acumulados.
O balanço apontou também 866.598 pacientes em acompanhamento. Outros 7.411.654 já se recuperaram da doença.
Covid-19 nos estados
Os estados com mais mortes são São Paulo (49.945), Rio de Janeiro (27.791), Minas Gerais (13.465), Ceará (10.223) e Pernambuco (10.020).
As unidades da federação com menos óbitos são Roraima (811), Acre (836), Amapá (996), Tocantins (1.313) e Rondônia (2.005).
Edição: Bruna Saniele
-
Política Estadual3 dias atrás
Entrevista com o Promotor de Justiça Hudson Colodetti Beiriz de São Gabriel da Palha
-
Policial3 dias atrás
São Gabriel: golpistas usam perfis falsos nas redes sociais para extorquir dinheiro de homens comprometidos
-
Política Estadual5 dias atrás
Arlete do Fartura: a única mulher eleita para ocupar uma das 13 cadeiras da Câmara Municipal de São Gabriel
-
Policial6 dias atrás
Suspeito de criar perfil fake para aliciar adolescente é detido em São Gabriel da Palha
-
Cidades2 dias atrás
Vereadores de São Gabriel se reúnem com Polícia Militar
-
Concursos e Empregos4 dias atrás
Prefeitura Municipal de São Gabriel abre mais de 100 vagas para estágio remunerado
-
Policial1 dia atrás
Polícia Militar intensifica abordagens em São Gabriel da Palha
-
Saúde3 dias atrás
Vereadora Arlete do Fartura acompanha grupo de voluntários para doação de sangue em Colatina