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Governo vai investir R$ 7 milhões no combate a incêndios no pantanal

R$ 7 milhões é quanto o governo de Mato Grosso do Sul anunciou, nesta segunda-feira (05.05), que vai investir em projetos de combate e prevenção a incêndios florestais no Pantanal. A verba será destinada a entidades privadas sem fins lucrativos, que terão a responsabilidade de executar as ações. O edital faz parte do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Bioma Pantanal, dentro do subprograma PSA Brigadas.
Apesar do investimento, o valor se mostra limitado diante da imensa área a ser protegida e da gravidade da crise ambiental que assola o bioma. A medida repassa ao setor privado parte da responsabilidade de combater os incêndios que têm devastado o Pantanal, comprometendo sua biodiversidade e o modo de vida das comunidades locais. Organizações poderão submeter projetos com valores entre R$ 75 mil e R$ 500 mil, e as ações terão que ser executadas em até 18 meses.
Os projetos selecionados serão divididos em dois lotes: o Lote 1 para povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares e o Lote 2 para outras organizações que atuam na região pantaneira. As inscrições estarão abertas entre 12 de maio e 13 de junho de 2025, e o resultado preliminar será divulgado até 1º de julho.
As iniciativas podem incluir capacitação de brigadas voluntárias, manutenção de aceiros, monitoramento de incêndios, resgate de fauna e até a implantação de sistemas de alerta. O edital também valoriza o conhecimento tradicional das comunidades locais no manejo do fogo, promovendo a integração entre saberes técnicos e culturais.
SERVIÇO:
As inscrições estarão abertas de 12 de maio a 13 de junho
Para se inscrever acesse a plataforma Editais Prosas
Fonte: Pensar Agro

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Infraestrutura portuária emperra exportações do café brasileiro

Mesmo fora do pico da safra, o Brasil deixou de embarcar mais de 737 mil sacas de café em abril deste ano por conta de entraves logísticos, segundo levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
O prejuízo direto com armazenagem adicional chegou a R$ 6,6 milhões — mas o impacto é muito maior. A impossibilidade de escoamento representou perda de US$ 328,6 milhões (ou R$ 1,9 bilhão) em receita cambial que o país deixou de arrecadar no mês.
A situação escancara um problema crônico: a infraestrutura portuária nacional, especialmente nos principais corredores de exportação, não acompanha o ritmo da produção agrícola. Desde junho de 2024, os exportadores associados ao Cecafé já acumulam R$ 73,2 milhões em custos logísticos extras — reflexo de terminais saturados, gargalos operacionais e morosidade nos investimentos públicos.
Segundo a entidade, mesmo com menor volume de cargas nos terminais, típico da entressafra para produtos como o café, os problemas persistem. Isso aponta não para excesso de demanda, mas para deficiência estrutural. E quem sente o baque não são apenas os exportadores: o produtor rural também paga a conta.
O Brasil é um dos países que mais repassa ao cafeicultor o valor obtido com as exportações. Em média, neste ano, 88,3% do preço FOB é transferido aos produtores de café arábica e 96,5% aos de canéfora. Quando o café não sai do porto, a renda também não chega ao campo.
Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, afirma que o problema é sistêmico e que os anúncios de investimentos — como o leilão do Tecon Santos 10, a concessão do canal marítimo, o túnel Santos-Guarujá e a nova descida da Anchieta — são bem-vindos, mas lentos. “Essas melhorias devem levar cerca de cinco anos para sair do papel. A ideia de restringir a participação no leilão do Tecon Santos 10, por exemplo, pode judicializar o processo e agravar os atrasos”, alerta.
O café é apenas um símbolo de um problema mais amplo. A cadeia agroexportadora, que inclui desde grãos e carnes até fibras e frutas, depende de um sistema logístico eficiente para se manter competitiva no mercado internacional. Enquanto as soluções não chegam, o agronegócio brasileiro, que responde por boa parte do superávit comercial do país, segue enfrentando uma realidade em que o campo colhe, mas o porto não entrega.
Fonte: Pensar Agro
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