conecte-se conosco


Estado

Governo realiza formaturas dos alunos do Qualificar ES no interior do Estado

Publicado em


O Governo do Espírito Santo realizou cerimônias de formatura das turmas presenciais do interior do Estado na segunda oferta de cursos do programa Qualificar ES, operacionalizado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). Durante uma semana, foram 14 eventos e mais de 400 formandos em municípios de norte a sul do Estado.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, participou de todos as formaturas. “Fomos do extremo norte ao extremo sul do Estado acompanhando as formaturas do Qualificar ES no interior. Durante uma semana, vivenciamos diversos momentos de alegria. Vimos exemplos de superação e de pessoas que, mesmo com filhos para cuidar ou diversas outras dificuldades, escolheram a educação profissional”, contou.

“No Governo do Estado temos uma crença: a de que a educação transforma vidas. Eu também vivenciei isso. A educação transformou a minha vida. E esses alunos que se formaram nesta oferta do Qualificar ES também agarraram a oportunidade que receberam com unhas e dentes e garantiram essa conquista. Agora eles têm um passaporte importante, um certificado de qualificação profissional para o mercado de trabalho ou para empreenderem e levarem sustento e dignidade para suas famílias”, enfatizou Hoffmann.

Além dos certificados, os alunos dos cursos práticos de beleza, gastronomia, decoração de festas e costura receberam kits empreendedores, compostos por materiais e insumos básicos para iniciarem suas atividades na área de sua formação. Os itens de cada kit variam de acordo com o curso.

leia também:  Estudantes de Dores do Rio Preto criam perfil no Instagram para divulgar conteúdos escolares

Em cada cerimônia, foram ouvidos o aluno(a) orador(a), além do professor(a) paraninfo(a) das turmas, responsáveis por realizarem os discursos em nome de todos os formandos e professores. As falas foram repletas de histórias emocionantes, gratidão e muitos elogios à equipe e à estrutura dos cursos. Atrações culturais, com artistas locais e alunos, também integraram a programação de todas as formaturas.

Os eventos contaram com a presença de autoridades municipais, entre prefeitos, secretários, vereadores e parceiros locais. A gerente de Educação Profissional da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, Renata Resstel, destacou a importância dessas parcerias.

“Temos parcerias com prefeituras e outras importantes instituições nesses municípios. O Governo do Estado garante aos professores o material didático e toda a base necessária, mas apenas com a ajuda dos parceiros locais é possível viabilizarmos a realização dos cursos em cada município. Desta forma, ficamos muito gratos por cada parceiro que nos ajuda diariamente para levarmos a qualificação profissional aos capixabas”, disse Renata Resstel.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), a formatura foi realizada de forma conjunta no dia 14 de setembro e contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande. Ao todo, mais de 1.500 capixabas receberam certificação dos cursos da segunda oferta do programa Qualificar ES em todo o Estado e, aproximadamente, 700 kits já foram distribuídos aos formandos.

leia também:  Procon-ES dialoga com comerciantes em evento da Fecomércio

Qualificar ES

O Programa Qualificar ES foi lançado em maio de 2019, ofertando cursos de qualificação profissional aos capixabas em três modalidades: presencial, on-line e semipresencial. No período, mais de 150 mil capixabas foram qualificados por intermédio do programa.

O Qualificar ES consiste em ofertar cursos de qualificação profissional a cidadãos e cidadãs residentes no Espírito Santo, por meio de uma proposta inovadora e empreendedora, além de promover a melhoria de vida da população capixaba, tornando-se um dos projetos prioritários do Governo do Estado. Dessa forma, o programa contribui para a qualificação profissional, com foco no empreendedorismo, na prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, no senso de pertencimento local, na melhoria das condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e na possibilidade para a inserção no mundo do trabalho.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
[email protected]

Fonte: Governo ES

Estado

Governo do Estado anuncia ampliação da oferta de Educação em Tempo Integral para 2022


O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, neste sábado (23), a ampliação da oferta de Educação em Tempo Integral. Em 2022, mais 40 escolas da Rede Estadual passarão a ofertar a modalidade de ensino, totalizando 132 escolas de Tempo Integral, em 75 municípios. O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, também participou do anúncio, durante entrevista coletiva na Residência Oficial do Governo, em Vila Velha.

“Estamos anunciando importantes investimentos na área da Educação em Tempo Integral. É o momento de ampliarmos os esforços para recuperar o tempo perdido devido à pandemia. Vamos ampliar essa modalidade de ensino para 75 municípios capixabas. São 100 escolas de Tempo Integral abertas nos quatro anos de gestão, alcançando mais de 41 mil alunos. O Espírito Santo tem o melhor Ensino Médio do País e somos ainda o Estado que mais investiu em educação durante a pandemia”, afirmou o governador.

Casagrande reforçou que a educação já era prioridade do governo e recebe agora ainda mais atenção para reduzir o passivo causado pelos reflexos da pandemia. “A educação sempre foi prioridade por entendermos que ela gera oportunidade. Agora, com a pandemia e o afastamento dos alunos de sala de aula, estamos realizando esse esforço gigantesco para ampliar o acesso à Educação em Tempo Integral”, pontuou.

leia também:  Invest-ES: Empresas precisam atualizar seu cadastro até dia 30 de outubro

O Governo do Estado também tem incentivado a Educação de Tempo Integral nas Redes Municipais, por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI). O programa estabelece o repasse direto aos municípios, no valor de R$ 3 mil por estudante ao ano, durante um período de três anos.

Somente com essa ação, devem ser ofertadas cerca de 30 mil vagas/ano, com investimento total de R$ 270 milhões neste período. A chamada aos municípios interessados está aberta até o dia 08 de novembro. Saiba mais no link: https://bit.ly/3pk9lGi.

“O que anunciamos hoje é uma marca importante. Avançamos com o Tempo Integral para mais municípios e conseguiremos atender a mais de 41 mil alunos, quatro vezes mais do que em 2018. Demos passos ousados, entendendo que é uma política importante. Propicia o aumento da jornada com uma metodologia diferenciada. Além desse anúncio, o Governo já desenvolve o PROETI, que consiste em apoio aos municípios para a ampliação do Tempo Integral”, lembrou o secretário da Educação, Vitor de Angelo.

leia também:  Primeira oferta de cursos on-line do Qualificar ES em 2021 disponibiliza 26 mil vagas para estudar de graça

Abaixo dados sobre a Educação de Tempo Integral no Estado:

Número de escolas

2018: 32
2019: 36
2020: 62
2021: 93
2022: 132 escolas

Número de alunos matriculados

2018: 11.266
2019: 12.051
2020: 20.376
2021: 28.359
2022: 41.544 alunos

Número de municípios com oferta:

2018: 23
2019: 27
2020: 34
2021: 49
2022: 75 municípios

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
  

Fonte: Governo ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma