conecte-se conosco


Estado

Governo prorroga prazo para implantação de sistema eletrônico para submissão de receitas agronômicas

O trabalho vem sendo coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e deverá conferir um panorama dos agrotóxicos prescritos e utilizados nas lavouras do estado.

Publicado em

.

Foi publicado, nesta sexta-feira (05), no Diário Oficial do Estado, o Decreto 4.666-R, que prorroga, por mais 180 dias, a implementação do sistema eletrônico de controle de receita agronômica. O trabalho vem sendo coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e deverá conferir um panorama dos agrotóxicos prescritos e utilizados nas lavouras do estado.

De acordo com o diretor-técnico do Idaf, Fabrício Fardin, a extensão do prazo foi necessária para concluir ajustes no sistema. “Entendemos que seria melhor ampliar porque identificamos algumas adequações que precisavam ser feitas para evitar problemas aos usuários durante o uso. Além disso, consideramos a situação de pandemia e a necessidade de isolamento, que dificultaria o apoio às empresas, sobretudo neste momento inicial”, explicou.

A implementação do sistema atende ao Decreto Estadual nº 4.442-R/2019, que regulamentou a Lei Estadual nº 5.760/1998.

Receita agronômica

A receita agronômica é um documento obrigatório para a aquisição de agrotóxicos. Nela constam informações, como doses corretas, modalidade de aplicação, precauções de uso, obrigatoriedade da utilização de equipamento de proteção individual (EPI), dentre outras orientações essenciais para que o produto seja utilizado com segurança para a saúde do aplicador, proteção do meio ambiente e em conformidade com as boas práticas agrícolas.

leia também:  Secretaria da Saúde divulga 13º boletim de Covid-19

 

Texto: Francine Castro

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
[email protected].es.gov.br

Fonte: Governo ES

Estado

Detran|ES inaugura Centro Metropolitano para provas de moto no Pavilhão de Carapina


.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) dará início, na próxima segunda-feira (13), às provas práticas de direção veicular da categoria A (motocicleta) em um novo espaço: no Centro Metropolitano de Provas Práticas de Direção Veicular,  no Pavilhão de Carapina, localizado na Rodovia do Contorno, na Serra.

O local estará disponível para atender aos candidatos vinculados aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) dos municípios de Vitória, Serra e Cariacica. Vale destacar que os CFCs de Cariacica terão ainda a opção de agendar as provas em Vila Velha.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explica que o Centro Metropolitano de Provas Práticas é fruto de uma parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), que é detentora do espaço, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de condutores de motocicletas na Grande Vitória.

Junto com a equipe de Habilitação do Detran|ES vínhamos estudando áreas para que as provas pudessem ser realizadas em um local que oferecesse mais conforto e segurança aos candidatos, instrutores e examinadores. Dialogamos com o Governo do Estado e as prefeituras da Grande Vitória e conseguimos, então, a cessão dessa área pública junto à Setur. A partir de então, iniciamos a reforma com a devida estrutura para implantarmos a centralização deste serviço, que é uma tendência que pretendemos expandir no interior, primando sempre pela formação com maior qualidade e pelas medidas de proteção contra a transmissão do novo Coronavírus”, afirma Givaldo Vieira.

leia também:  Secretaria da Saúde divulga 13º boletim de Covid-19

O Centro Metropolitano de Provas Práticas de Direção Veicular possui cobertura para a realização dos exa-mes, bebedouros, banheiros com acessibilidade, bem como vigilância, e acesso por meio de linhas de ônibus. O Órgão trabalha para, nos próximos meses, disponibilizar Wi-Fi gratuito e instalar câmeras de videomonitoramento.

Orientações aos candidatos

Os exames ocorrerão, nesse primeiro momento, de 7h às 11h, com o agendamento de, no máximo, cinco candidatos a cada 30 minutos. Mas a partir do dia 27 de julho, estará disponível o agendamento também para o turno vespertino, com provas de 13h às 17h.

O candidato deve chegar ao local de prova com pelo menos 10 minutos de antecedência, utilizando máscara, portando um documento original de identificação com foto em bom estado de conservação (RG, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, entre outros) e a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV).

O candidato não deve levar acompanhante, pois o acesso será permitido apenas para os candidatos e instrutores que estiverem agendados. O acesso ao local será pelo portão de entrada do Pavilhão, próximo ao Sexto Batalhão de Polícia Militar, onde o segurança responsável realizará a checagem do nome do candidato, do instrutor e da placa da moto, constante na lista previamente enviada pelo Detran|ES.

leia também:  Secretaria da Saúde divulga 20º boletim de Covid-19

Depois de concluir a sua prova, o candidato deverá deixar o local, a fim de evitar aglomeração. Portanto, só irão permanecer aqueles que estiverem aguardando para fazer a sua prova, bem como os seus instrutores e os examinadores de trânsito.

Canais de atendimento
Habilitação:
– Coordenação de Provas
Exclusivo pelo Telegram: @cetpdetranes / (27) 99985-7459

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho
[email protected] 

 

Fonte: Governo ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: O conteúdo está protegido !!

informativo

x
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma
Powered by