conecte-se conosco


Estado

Governo do Estado realiza cerimônia de formatura dos alunos de cursos presenciais do programa Qualificar ES

Publicado em

Foto: Hélio Filho/Secom


O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (14), da cerimônia de formatura dos alunos dos cursos presenciais do programa Qualificar ES, realizado nos polos de Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha. O evento foi híbrido, acontecendo de forma presencial no Centro de Convenções de Vitória e de forma virtual pelas redes sociais. Ao todo, mais de 1.500 alunos se formaram na segunda oferta do programa em 19 municípios capixabas.

Durante o evento, foi realizada a entrega de certificados para todos os alunos e kits empreendedores aos formandos dos cursos práticos de beleza, gastronomia, decoração de festas e costura. Os participantes assistiram as apresentações do Quinteto Musical da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da aluna Cirlene Rocha, do curso de cuidador infantil do polo de São Pedro, em Vitória.

O público também acompanhou a fala da oradora convidada Nivalda da Silva, formando do curso de Informática, e do paraninfo dos cursos, o professor Mário Luiz Gomes Pinto, do eixo de Informática, representando todos os professores do Qualificar ES.

Em sua fala, o governador Casagrande parabenizou os formandos pela atitude de buscar uma mudança de vida por meio dos cursos de qualificação. “Fico imaginando o que passa na cabeça de vocês que estão se formando hoje. Gente que está buscando alternativa na vida. Surge a ansiedade sobre o futuro, se o curso vai ajudar, se o kit vai dar para começar e como vai ser depois. Mas uma coisa que vocês não tiveram foi dúvida. Tiveram a atitude de se inscrever e fazer o curso e com essa determinação e coragem mudam o mundo”, disse.

Casagrande prosseguiu: “Se algumas pessoas dizem que vocês têm sorte hoje, foi porque tiveram atitude de correr atrás, de tentar e agarrar a oportunidade que receberam. Essa ‘sorte’ vem sempre depois de muito trabalho. Essa semente que estamos plantando, junto com vocês, vai nos permitir colher muito mais. Que esse dia possa ser de sonho e oportunidade a todos vocês e que possamos construir um Estado cada vez mais justo.”

leia também:  Governo do Espírito Santo divulga 33º Mapa de Risco Covid-19

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, frisou o propósito do Governo em investir continuamente no Qualificar ES como um passaporte para o emprego, assim como uma abertura para o empreendedorismo e para melhoria da qualidade de vida para os capixabas.

“A educação abre portas e faz com que sonhos de vida se tornem realidade. A partir do Qualificar ES, o capixaba vai longe. Pode ter uma nova fonte de renda e complementá-la. Os jovens dão o primeiro passo em direção à independência financeira. Adultos, homens ou mulheres podem empreender, inovar e ampliar as oportunidades de empregabilidade. Com um número recorde de alunos a cada oferta, temos a certeza de que o programa é um grande impulso para a inserção no mundo do trabalho, acesso à qualidade de vida e à dignidade”, frisou Hoffmann.

O secretário destacou ainda a entrega dos kits empreendedores, uma novidade que foi garantida pela lei que também institucionalizou o programa. “Essa foi uma ação muito assertiva do nosso governador Renato Casagrande, que soma ao programa a entrega de insumos básicos aos alunos dos cursos práticos. Um divisor de águas para que os nossos formandos estejam prontos para abrirem seus novos negócios”, completou.

“Nós, da equipe do Qualificar ES, acreditamos fortemente no poder da educação profissional para a transformação de vidas. Esses formandos agora partem para o mercado de trabalho com ainda mais chances de colocação. Além de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e suas famílias, a qualificação profissional contribui ainda com o desenvolvimento econômico do nosso Estado, garantindo mão de obra qualificada para o mercado”, pontuou a subsecretária de Estado da Educação Profissional, Solange Batista.

A vice-governadora Jacqueline Moraes também participou da cerimônia. “Que alegria poder estar aqui nessa noite agradecendo a Deus por esse momento singelo e simbólico. Com os alunos recebendo seu diploma de qualificação que abre não apenas oportunidades, mas também forma novos vínculos com pessoas que possam te ajudar a mudar a trajetória da sua vida”, declarou.

Também estiverem presentes, os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Economia e Planejamento) e Edmar Camata (Controle e Transparência); o deputado estadual Luciano Machado; os prefeitos André Sampaio (Montanha) e Josemar Basto (Atílio Vivácqua); e o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela.

leia também:  Observatório de Turismo apresenta dados de ocupação hoteleira durante a pandemia

Novas vagas

Durante o evento, o governador Casagrande também anunciou a abertura de dez mil novas vagas para cursos on-line do programa Qualificar ES. As vagas são destinadas aos moradores das regiões de atuação do programa Estado Presente em Defesa da Vida. As inscrições  começam nesta quarta-feira (15), pelo site www.qualificar.es.gov.br.

São dez opções de cursos diferentes, destinadas às pessoas com idade mínima de 16 anos completos na data de início das inscrições, acesso à internet, noções básicas de informática e de navegação na internet, além do requisito de ser morador de um dos bairros que integram o Estado Presente (conforme Edital nº 017/2021). Os interessados podem se inscrever em até duas opções de cursos.

Qualificar ES

O Programa Qualificar ES foi lançado em maio de 2019, ofertando cursos de qualificação profissional aos capixabas em três modalidades: presencial, on-line e semipresencial. No período, mais de 150 mil capixabas foram qualificados por intermédio do programa.

O Qualificar ES consiste em ofertar cursos de qualificação profissional a cidadãos e cidadãs residentes no Espírito Santo, por meio de uma proposta inovadora e empreendedora, além de promover a melhoria de vida da população capixaba, tornando-se um dos projetos prioritários do Governo do Estado. Dessa forma, o programa contribui para a qualificação profissional, com foco no empreendedorismo, na prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, no senso de pertencimento local, na melhoria das condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e na possibilidade para a inserção no mundo do trabalho.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sectides:
Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
[email protected]

Fonte: Governo ES

Estado

Saúde disponibiliza vacina contra meningite para crianças de até dez anos ainda não vacinadas em todo Estado


Como medida de enfrentamento à doença e o fortalecimento da cobertura da vacina meningocócica C conjugada, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações, passa a disponibilizar temporariamente a vacina contra meningite para crianças não vacinadas de até 10 anos (10 anos, 11 meses e 29 dias). 

“É uma ação especial que estamos realizando até dezembro deste ano. Os pais que, por algum motivo, ainda não levaram seus filhos para receber a dose no período indicado poderão fazer isso nos próximos meses, com crianças de até 10 anos. A medida tem por objetivo a proteção dessas crianças”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Ação vai ao encontro das medidas definidas pelo Ministério da Saúde no combate à doença, em virtude às baixas coberturas vacinais nos últimos anos – agravada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), evitando, assim, a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas e óbitos. 

Segundo a coordenadora, o Espírito Santo apresenta cobertura de 76,03% até o momento, sendo a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 95%. Em 2020, a cobertura vacinal da meningocócica C conjugada foi de 84,34%. Já em 2019, atingiu 90,46%.

leia também:  Transcol vai operar apenas para trabalhadores da saúde no fim de semana e no feriado

Meningocócica C conjugada

A vacina meningocócica C conjugada está disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação em esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade. 

Além disso, para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. 

Para este momento, visando à ampla cobertura vacinal e proteção das crianças, estimulou-se a imunização do público ainda não vacinado até 10 anos (10 anos, 11 meses e 29 dias).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia Santos

[email protected]  

Fonte: Governo ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

INFORMATIVO

Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma