conecte-se conosco


Estado

Governo do Estado participa da Feira e Fórum de Energia, em Vitória

Publicado em

Foto: Hélio Filho/Secom


O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta quarta-feira (24), da abertura oficial da Feira e Fórum de Energia (Fenergia 2021), que está sendo realizada no Centro de Convenções de Vitória. O evento com tema “O Espírito Santo na Transição Energética” coloca em discussão a criação de inovações em ideias e iniciativas que possam contribuir para uma política energética de Estado.

A Fenergia 2021 segue até quinta-feira (25) com os seguintes assuntos em debate: “Inovação na Transição Energética”, “Desafios da Mobilidade Elétrica”, “Linhas de Financiamento para a Transição Energética”, “O Potencial de Produção de Hidrogênio Verde”, “Programa Gerar”, “Perspectivas do Mercado de Gás no ES”, “Marco Regulatório para a Exploração de Energia Eólica e as Potencialidades do ES”, “Marco Regulatório da Geração Distribuída”, “Oportunidades de Geração de Energia Renovável a partir dos Resíduos no ES” e “Pesquisa & Desenvolvimento na Transição Energética”.

Em sua fala, Casagrande destacou as iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado com foco na transição energética. “Temos o Programa de Geração de Energias Renováveis (Gerar) que concede incentivos a energias renováveis. Além disso, estamos tomando decisões internas para que nossas obras tenham energia renovável. Por exemplo, as novas obras precisam ter energia solar e estamos fazendo levantamentos para que possam adequar os prédios públicos já existentes”, citou.

O governador também falou que o processo de transmissão de matriz energética alcança outras áreas: “Queremos fazer a transição da frota de ônibus, trocando os motores a combustão por elétricos. Vamos iniciar os testes com quatro veículos já no próximo ano. Estamos ainda iniciando o debate para termos um laboratório de mobilidade elétrica que envolveria o Governo do Estado e empresas interessadas. A ideia é debatermos esses temas e investirmos cada vez mais em energias renováveis.”

leia também:  Arquiteto e urbanista capixaba publica estudo sobre cidade e afeto

Para o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, o evento é uma oportunidade do Governo do Estado apresentar seus programas e ações direcionadas ao tema. “O uso de energia renovável e a implantação de projetos sustentáveis no território capixaba são assuntos defendidos pelo governador Renato Casagrande, que recentemente participou da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26). O tema em pauta é de interesse do Estado e do mundo”, pontuou.

Hoffmann reforçou que o Espírito Santo conta com uma política tributária definida para estimular investimentos em energia renovável. “Trabalhamos na atração de empresas que tenham projetos sustentáveis, temos decretos assinados pelo governador incentivando a transição energética inclusive em órgãos públicos e ainda uma PPP [Parceria Público-Privada] voltada para a instalação de miniusinas de energia solar no Estado. São muitas as ações que indicam que o Estado acredita no potencial da energia renovável e na sustentabilidade”, disse o secretário.

O Programa de Geração de Energias Renováveis do Espírito Santo (Gerar), criado pela Lei nº 11.253/2021, é um instrumento de política pública eficaz, eficiente e efetivo, que tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Espírito Santo, diversificando a matriz energética, descentralizando e interiorizando o desenvolvimento socioeconômico, tornando o ambiente de negócio mais competitivo e seguro.

leia também:  Representantes da Sectides participam de apresentações de Análises de Competitividade no mês de novembro

Pautando-se em instrumentos de políticas públicas e medidas governamentais mais utilizados e modernas no cenário internacional, para fomento de energia renovável, o Programa Gerar possui seis eixos de atuação, sendo eles: instrumentos regulatórios; incentivos tributários; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); acesso à rede; desenvolvimento regional; e financiamentos.

Também participaram da abertura da Fenergia, a subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Freixo; o diretor de Negócios do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Marcos Kneip Navarro; o presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini; o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo; o vice-presidente de Distribuição da EDP Brasil, João Manoel Brito Martins;  a relações institucionais da WEG, Ana Paula Hauffe Torquato; o gerente de Produção de Energia da ArcelorMittal Tubarão, Tarley Rezende Secchin; além de outros representantes de instituições e empresas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
[email protected]

Fonte: Governo ES

Estado

Parque Estadual da Pedra Azul participa de ação de educação ambiental com escolas da região


A equipe do Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, participou de um evento de educação ambiental, com alunos das escolas de São Paulo do Aracê e da Vila de Pedra Azul, regiões do entorno da Unidade de Conservação. A ação foi realizada próxima ao Pepaz e contou com a soltura de pássaros nativos.

Os 39 pássaros que foram soltos são nativos da espécie Trinca Ferro (Saltator Similis) e viviam em situação de cativeiro irregular. Todos foram apreendidos em ações de fiscalização do Ibama. Antes de serem soltos, eles passaram uns dias sob os cuidados da equipe do Pepaz, para se ambientarem e se acostumarem com o clima.

Além da soltura, o evento contou ainda com a amostra simbólica de destruição das gaiolas apreendidas. A ação foi realizada pelo Instituto Canal (SOS Mata Atlântica) e pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-ES) do Ibama.

“A participação do Parque Estadual da Pedra Azul neste evento socioeducativo vem ao encontro de um dos programas de gestão da unidade, que é a sensibilização e educação ambiental das comunidades do entorno. Essa ação é de grande relevância para a UC, pois, além de termos tido a oportunidade de colaborar com a ambientação dos pássaros na região, pudemos participar deste momento de soltura e conscientização ambiental destas crianças”, destacou a gestora do Parque, Lorenza Zandonadi.

leia também:  Arquiteto e urbanista capixaba publica estudo sobre cidade e afeto

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
[email protected]/ [email protected]
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

Fonte: Governo ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma