Estado - ES1.com.br
Governo do Estado lança Operação Colheita em Linhares

Seguindo o planejamento de segurança para a região rural do Espírito Santo, o governador do Estado, Renato Casagrande, lançou a Operação Colheita 2025 no município de Linhares, nesta terça-feira (15). Linhares é um dos 73 municípios capixabas que passam a contar com reforço de policiamento e ações estratégicas de segurança no período de colheitas.
O objetivo da Operação Colheita é levar mais segurança para produtores rurais, garantindo a proteção de produtores, trabalhadores, comerciantes e moradores, considerando o aumento da circulação de pessoas, mercadorias e valores nesse período. A Operação teve início no dia 1º de abril e se estende até 30 de novembro, atendendo à demanda de segurança pública de diversos tipos de culturas agrícolas.
O governador destacou que o Espírito Santo começou a Operação Colheita com um nível de antecipação e preparação. “É um investimento que fazemos indenizando os policiais militares para que possam percorrer os interiores, as estradas rurais, com viaturas equipadas para aguentar esse terreno. O café está com um preço alto, os equipamentos agrícolas são de valor alto e precisamos dar segurança a esses produtores.”
Casagrande também salientou que o objetivo deste planejamento é levar a presença do Estado a todos os cantos, inibindo o cometimento de crimes. “Temos um direcionamento no Espírito Santo, através do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, onde gerencio o tema da Segurança Pública diretamente do meu gabinete. Estamos conseguindo reduzir todos os crimes em nosso Estado e querendo fazer desta época de colheita um momento tranquilo para todos. Quem estiver vindo de fora do Espírito Santo pensando em cometer qualquer delito, é melhor nem vir, pois estamos preparados”, afirmou.
A operação é realizada pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), com um investimento do Governo do Estado na ordem de R$6,6 milhões, destinados a custear a Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO) que permite o reforço do policiamento rural.
Desta forma, a Polícia Militar pode intensificar o patrulhamento, promovendo visitas tranquilizadoras a propriedades e estabelecimentos comerciais, além de abordagens a veículos e pessoas, visando inibir a ação de criminosos e coibir possíveis infrações, principalmente durante esse período de maior movimentação de trabalhadores e circulação de mercadorias.
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou a importância do uso de tecnologias no combate à criminalidade, inclusive na zona rural: “Já lançamos a operação Colheita em São Mateus, em Guaçuí, no Caparaó, e agora em Linhares. É um reforço estratégico do efetivo da Polícia Militar para estar mais perto dos nossos produtores rurais. São três pilares para avançarmos no monitoramento da criminalidade: tecnologia, investimentos e inteligência. Isso tem feito com que avancemos na segurança urbana e rural. Aqui no Espírito Santo bandido não vai se criar. Ou muda profissão ou de estado, senão vai entender as consequências.”
Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, o esforço do Governo do Estado é robustecido pela parceria com o poder público municipal.
“Um investimento de mais de R$ 6 milhões para comprarmos a folga dos nossos policiais e aumentar a segurança dos nossos trabalhadores rurais. Muito importante a parceria com a Prefeitura de Linhares, trabalho conjunto com a Guarda Municipal, nessa operação Colheita que tem tudo pra ser a melhor de todas. A gente sempre tem que proteger a riqueza da agricultura do nosso Estado, que é uma das mais importantes do País. Garantir a tranquilidade e a paz em todas as áreas do Espírito Santo é a nossa missão e estaremos empenhados nesse trabalho”, declarou Damasceno.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]
Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br
Governo do Estado publica resultado preliminar do Concurso Público

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e da Secretaria da Educação (Sedu), divulgou, nesta sexta-feira (25), o resultado preliminar do concurso público (confira o documento AQUI) para o provimento de 1.290 vagas nos cargos de Agente de Suporte Educacional, Professor MaPP (Pedagogo) e Professor MaPB – Ensino Fundamental e Médio.
Conforme publicado no Diário Oficial do Estado de 13 de dezembro de 2024, nos Editais Seger/Sedu nº 01/2024 e nº 02/2024, foram reservados, respectivamente, 10%, 20% e 5% das vagas destinadas a cada cargo/disciplina para candidatos com deficiência, negros e indígenas que, de forma facultativa, tenham se autodeclarado como tal no momento da inscrição, conforme previsto nas Leis Estaduais nº 12.009/2023 e nº 12.010/2023.
Além das provas objetiva e discursiva, o concurso público também inclui uma etapa de avaliação de títulos, para os profissionais do magistério. Eventuais recursos referentes a esta etapa deverão ser interpostos no prazo de 02 dias subsequentes à publicação, ou seja, nos dias segunda-feira (28) e terça-feira (29), exclusivamente por meio do site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), conforme previsto em edital.
Envie sua sugestão de pauta para: [email protected]
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Deborah Hemerly
(27) 3636-7706 / 3636-7707
Fonte: GOVERNO ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3923 – 23/04/2025
-
Policial - ES1.com.br4 dias atrás
Policiais militares detém duas pessoas e apreendem duas armas de fogo em São Mateus
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3924 – 24/04/2025
-
Geral - ES1.com.br7 dias atrás
Nova fábrica e investimentos bilionários transformam Estado em “Vale da Celulose”
-
Geral - ES1.com.br6 dias atrás
Déficit de chuvas ameaça lavouras e preocupa agricultores em pleno ciclo produtivo
-
Geral - ES1.com.br4 dias atrás
A urgente necessidade de um Plano Safra comprometido com a realidade do campo
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3925 – 25/04/2025
-
Estado - ES1.com.br3 dias atrás
Beneficiários do IPAJM podem se recadastrar pelo Gov.br