Policial - ES1.com.br
Governo do Espírito Santo anuncia plano de contingência nas divisas com Rio e Minas

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), divulgou, na manhã desta quarta-feira (21), o plano de contingência que será empregado a partir desta quinta-feira (22) nas regiões de divisa entre o Espírito Santo com Rio de Janeiro e Minas Gerais. O plano foi apresentado pelo secretário André Garcia, pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues, e pelo chefe de Polícia Civil, delegado Guilherme Daré. Drones e helicópteros também serão utilizados diariamente para o monitoramento.
O plano de contingência tem como objetivo inibir eventuais deslocamentos de grupos criminosos do Estado do Rio de Janeiro para o Espírito Santo. Entre as ações que serão realizadas estão abordagens de veículos e pessoas em fundada suspeita.
Serão oito pontos de bloqueio ao longo do trecho de divisas, entre eles a BR-101. Mais de 150 policiais serão empregados diariamente, com policiais militares e civis da Região Sul e também efetivo especializado da Grande Vitória. Serão também utilizados helicópteros, drones e 40 viaturas.
Haverá ainda troca de informações entre as equipes de inteligência dos estados e entre as forças de segurança, como o Exército Brasileiro, responsável pela intervenção federal no Rio. O secretário André Garcia ressaltou, porém, que são medidas preventivas.
“Serão utilizadas várias unidades, na região de divisas, como as Forças Táticas, CIMEsp, Cavalaria, GOT. Os recursos que serão empregados não vão afetar o patrulhamento na Grande Vitória. Inicialmente serão dois meses e meio de operação, para começarmos a avaliar os resultados. Mas nada vai impedir a ampliação das ações. Importante frisar que não foi nenhuma movimentação de criminosos que nos levou a criar o plano. Pelo contrário, estamos nos organizando preventivamente para proteger os capixabas”, explicou o secretário.
Segundo o chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Daré, a PCES seguirá o planejamento integrado da Sesp e empregará diversas unidades especializadas da capital em apoio às Delegacias do Sul do Estado.
“Estarão engajados policiais do Grupo de Operações Táticas (GOT), da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), da Divisão de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (DRCCP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e da Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (Deten) em ações nas divisas. A coordenação das operações da PCES ficará a cargo das Superintendências de Polícia Especializadas, de Ações Estratégicas e Operacionais e da Regional Sul, com suporte da Assessoria de Informações para as equipes de campo. Além disso, reforçaremos os plantões nas Delegacias Regionais do Sul para atendimento de ocorrências geradas durante as atividades”, antecipou o chefe de polícia.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues, destacou a importância da inteligência na elaboração do plano de contingência, do empenho do Governo do Estado em estabelecer segurança e ordem no território capixaba.
“Serão pontos flexíveis. O nosso planejamento é baseado em inteligência policial e é essa inteligência que nos indica onde atuar com mais intensidade, onde a ação será mais eficiente. Além desse quantitativo de 80 policiais fazendo pontos de bloqueios, teremos agentes de inteligência militar monitorando estes pontos, teremos aeronaves patrulhando as divisas e, ainda, drones que serão utilizados nesta Operação Divisa Segura. Só lembrando que essa é uma medida de antecipação, de prevenção, justamente para que possamos garantir a tranquilidade da população”, finalizou.
Secom-ES

Policial - ES1.com.br
Polícia Civil e EDP realizam operação conjunta e identificam furto de energia elétrica em fábrica e bar na Serra

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em conjunto com técnicos EDP e do Instituto de Criminalística da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), realizaram, na manhã dessa quarta-feira (24), diligências para apuração de um possível furto de energia elétrica em imóvel situado no bairro Residencial Jacaraípe, na Serra.
No local, foi identificado que no imóvel funcionava uma fábrica de gelo. Durante a perícia, foi constatado que, apesar de o medidor apresentar condições regulares e com lacre do borne intacto, havia uma ligação clandestina bifásica feita diretamente da rede da EDP, passando por fora do sistema de medição e adentrando a fábrica, caracterizando desvio de energia elétrica.
Ainda na diligência, foi identificada uma segunda instalação, desativada e sem contrato com a EDP, que também apresentava ligação direta irregular, destinada a abastecer um bar. No local, o responsável, um homem de 44 anos, afirmou ter alugado o ponto comercial com energia inclusa diretamente com o proprietário do imóvel. Entretanto, o locatário não apresentou documentação comprobatória do contrato.
A equipe técnica da EDP procedeu à retirada imediata das ligações clandestinas, restabelecendo o fornecimento regular à fábrica e interrompendo a energia no bar.
Como parte do procedimento, foi confeccionado o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) relatando todas as irregularidades. O homem de 44 anos foi conduzido à sede do Deic, em Vitória, para apresentação à autoridade policial competente, onde foi autuado por furto e liberado, para responder em liberdade.
Será instaurado inquérito policial para apuração formal das irregularidades identificadas, tanto na fábrica de gelo, quanto no bar, conforme previsto na legislação vigente.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
Fonte: POLÍCIA CIVIL ES
-
Policial - ES1.com.br2 dias atrás
Policiais militares detém duas pessoas e apreendem duas armas de fogo em São Mateus
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3923 – 23/04/2025
-
Geral - ES1.com.br2 dias atrás
A urgente necessidade de um Plano Safra comprometido com a realidade do campo
-
Geral - ES1.com.br5 dias atrás
Nova fábrica e investimentos bilionários transformam Estado em “Vale da Celulose”
-
Geral - ES1.com.br4 dias atrás
Déficit de chuvas ameaça lavouras e preocupa agricultores em pleno ciclo produtivo
-
Estado - ES1.com.br7 dias atrás
Curta-metragem ‘Barreira Verde’ de Cíntia Braga estreia em Aracruz e Vitória
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br22 horas atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3924 – 24/04/2025
-
Geral - ES1.com.br6 dias atrás
Agronegócio mineiro bate recorde histórico no primeiro trimestre