conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Governo amplia oferta de testagem no Hospital Estadual Jayme Santos Neves

Publicado em

Foto: Hélio Filho/Secom


O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), está ampliando a oferta de testagem para o novo Coronavírus (Covid-19) no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. A partir deste sábado (22), o local vai ofertar até 1.200 testes por dia. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, na manhã desta quinta-feira (20), em visita à unidade.

Serão ofertados testes de antígenos com resultado entre 30 e 40 minutos a toda população acima de seis meses de idade, por meio do agendamento realizado no site www.agendamento.saude.es.gov.br. O ponto de testagem funcionará todos os dias da semana, inclusive feriados, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h.

Excepcionalmente, nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), serão ofertados 500 testes de antígenos por agendamento. Nesses dois dias, o horário de atendimento na quinta-feira (20) é das 12h às 18h e, na sexta-feira (22), das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. 

Além do ponto de testagem no Hospital Jayme Santos Neves, o cidadão pode identificar outros pontos ofertados pelo Estado e municípios na aba “testagem” do site: www.vacinaeconfia.es.gov.br

“Estamos fazendo um investimento forte em testagem. Para que a gente tenha mais pontos de livre testagem. Não há necessidade de prescrição médica para marcar os testes. Mais uma vez nesse enfrentamento à pandemia, o Hospital Jayme dos Santos Neves vai cumprir um papel importante, respondendo à demanda da população. O teste e o isolamento de casos positivos são fundamentais para interromper a cadeia de transmissão do vírus. Vamos ampliar também o horário de funcionamento dos pontos de testagem”, afirmou o governador.

leia também:  Inscrições abertas para o Prêmio Humaniza ciclo 2023

Casagrande anunciou também que a notificação do sistema e-SUS em caso de resultado positivo servirá como atestado médico. “Essa é outra ação importante, pois muitas pessoas infectadas vão até às unidades de saúde apenas para pegar um atestado médico. Estamos ampliando os leitos para acolher as pessoas infectadas, mas é preciso avaliar semanalmente se precisaremos abrir mais. Estamos revertendo 300 leitos que estavam disponíveis para outras doenças para serem exclusivamente para pacientes com a Covid”, declarou.

“Temos orientado os municípios e regulamentado por meio de portaria a testagem em massa em todo o Estado. Precisamos que toda a Atenção Básica do Espírito Santo tenha testes a livre demanda para a população. A ampliação deste posto aqui no Hospital Jayme dos Santos Neves é um grande avanço que vai contribuir muito para ampliar a oferta para diagnóstico da doença, para assim isolarmos os infectados e interromper a cadeia de transmissão do vírus”, reforçou o secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes.

Ampliação do espaço para o atendimento

Com a maior oferta de testes realizados por dia, o Hospital Dr. Jayme Santos Neves ampliou também a estrutura disponibilizada para realização dos procedimentos. O espaço contará com 12 postos de coleta e 48 profissionais atuando. A coleta será realizada em um local estruturado no estacionamento da unidade.

leia também:  Sefaz lança novo produto do Cooperação Fiscal para regularização de contribuintes

“O espaço é destinado apenas à testagem. Na necessidade de atendimento médico, os cidadãos serão orientados a procurarem a unidade básica mais próxima da sua residência”, explicou a diretora de Cuidados Integrais da unidade, Alessandra Bernardino. 

Atualmente, o posto de testagem localizado no Jayme realiza cerca de 100 testes de RT-PCR por dia contra a Covid-19. Só este mês de janeiro, a unidade já realizou cerca de 1.130 testes.

Durante o evento, Juliana de Oliveira Mazarak, 26 anos, moradora da Serra, foi testada no local. “Acho muito importante que o Governo do Estado abra mais esse posto de testagem para a população, porque estamos vendo todos os dias que a demanda está muito alta. Eu testei positivo no último sábado [15] e estou ansiosa pelo resultado desse novo teste”, falou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
[email protected]

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 3331-7552 / 99274-5245
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

Estado - ES1.com.br

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo vai receber a primeira Usina de Biometano, transformando resíduos sólidos em energia limpa e renovável. Na tarde desta quinta-feira (18), o governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou a assinatura da parceria estratégica entre a Marca Ambiental, empresa líder em gestão de resíduos no Espírito Santo, e a Air Liquide para a construção da usina nas instalações da empresa no município de Cariacica.

Com capacidade para processar 2.500 metros cúbicos por hora de biogás, proveniente da decomposição dos resíduos das células de aterro sanitário da Marca Ambiental, a Usina de Biometano transformará esse biogás em biometano, um gás natural renovável que pode ser utilizado em diversas aplicações, desde indústrias até residências, e até mesmo como combustível veicular.

“Esse investimento está em sintonia com aquilo que a gente deseja, que é ser um estado inovador, com capacidade de fazer a transição energética e que também representa o bom momento do Espírito Santo em ter um bom ambiente para os negócios. O biogás oriundo do aterro de resíduos sólidos vai gerar o biometano que poderá ser utilizado pela indústria e também no abastecimento de residências. Para isso, o nosso ambiente regulatório foi fundamental ao permitir que esse biometano possa ser injetado na rede de gás da ES GÁS”, destacou o governador.

leia também:  Inscrições abertas para o Prêmio Humaniza ciclo 2023

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, também participou da solenidade e reforçou que essa é uma iniciativa de empreendedores capixabas. “Temos o nosso Plano Estadual de Descarbonização, que prevê investimentos importantes em energia renovável e na transição energética. Comemoramos aqui o lançamento da primeira Usina de Biometano, mas estamos determinados a buscar que outros projetos possam se instalar no Espírito Santo. Para que se torne não apenas um estado desenvolvido, mas também sustentável”, disse.

O diretor de Energias Renováveis do Grupo Marca, Diogo Ribeiro, enfatiza que a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade, contando com o apoio e a expertise da Air Liquide, líder mundial em gases industriais e medicinais. “Essa conversão não apenas reduzirá significativamente as emissões de gases de efeito estufa, mas também contribuirá para a promoção de um ambiente mais limpo e saudável para a comunidade capixaba”, pontuou.

O projeto também recebeu o suporte do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento (Sedes) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), da ES Gás e da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP).

leia também:  Governo do Estado investe em novas obras de infraestrutura em Cariacica

“O evento de hoje marca um passo importante para o setor de distribuição de gás no Espírito Santo. A iniciativa organizada pelo Grupo Marca traz um novo potencial para a economia capixaba, pautada principalmente no desenvolvimento sustentável, e a ES Gás sente muito orgulho em fazer parte deste momento. Essa iniciativa reforça a jornada do Grupo Energisa e da ES Gás de transformação energética e de busca pela descarbonização da economia brasileira, já que o biometano promove o aproveitamento de substratos orgânicos e menor emissão de CO²”, afirmou o diretor-presidente da ES Gás, Fábio Bertollo.

Também estiveram presentes, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni; o diretor presidente da ARSP, Marcelo Campos Antunes; o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro; as diretoras da ARSP, Joana Resende (Saneamento Básico) e Débora Cristina Niero (Gás Canalizado e Energia); além de representantes de empresas fornecedoras.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!