conecte-se conosco


Política Estadual - ES1.com.br

Governador e Senador participam de workshop com vereadores

Publicado em

A partir das 13 horas desta terça-feira, 27, o governador do Espírito Santo Paulo Hartung estará presente em um workshop no auditório da Câmara Municipal de Nova Venécia, marcando a abertura dos trabalhos de 2018 da Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames).

Além da participação do governador que vai comentar sobre o desenvolvimento do Estado após forte crise econômica, o evento também contará com a participação do senador Ricardo Ferraço que fará uma palestra comentando sobre a situação política do Estado e do País.

A Ascames foi criada em setembro de 2017 e tem sua constituição social dedicada à defesa e ao fortalecimento do Poder Legislativo municipal e da atuação dos vereadores, no aspecto de entidade reivindicatória junto aos mais diversos órgãos públicos ou privados e, na capacitação dos vereadores e servidores legislativo municipal.

Os trabalhos devem começar com a palestra de Ricardo Ferraço, em seguida terá uma palestra motivacional com o professor Lucas Fonseca e então a palestra com o governador Paulo Hartung.

Editora Hoje

leia também:  Filhos de Da Vitória recebem mensagem de parabéns do presidente Jair Bolsonaro

Política Estadual - ES1.com.br

Projeto Arranjos Produtivos chega a Alfredo Chaves

Agricultores de Alfredo Chaves, na região serrana do Espírito Santo, participaram do seminário de apresentação do Projeto Arranjos Produtivos, na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O evento marcou a chegada oficial do projeto ao município, que passa a integrar a segunda fase da iniciativa, ampliada de 20 para 27 cidades capixabas.

O seminário reuniu produtores rurais, técnicos, autoridades locais e representantes de entidades parceiras para discutir formas de fortalecer a agricultura familiar por meio de assistência técnica, apoio para formação de associações e cooperativas, e consultorias voltadas à agroindústria.

A partir de agora, os agricultores de Alfredo Chaves vão contar com o suporte de técnicos do Arranjos Produtivos, que farão visitas às propriedades para diagnóstico e acompanhamento personalizado. A equipe será responsável por identificar o potencial de cada produtor nas quatro culturas definidas como prioritárias para a região: café, banana, cacau e citrus.

Marília Breda é produtora rural e cultiva café e banana em Alfredo Chaves. Ela vê no projeto uma oportunidade de os agricultores locais unirem forças para a organização de uma associação estruturada para melhorar as condições de produção e negociação de mercado.

leia também:  Filhos de Da Vitória recebem mensagem de parabéns do presidente Jair Bolsonaro

“O interesse em vir aqui hoje é juntar os produtores individuais, formando uma associação para que tenhamos recursos suficientes, principalmente, informação, para acessar produtos e fazer o escoamento, para quem vender. E assim, ter acesso a esse lucro, para que esse lucro fique no município como deveria ser”, afirmou.

O coordenador técnico do projeto Arranjos Produtivos, Douglas Gasparetto, destacou a importância de otimizar a produção com base nas vocações dos agricultores. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida no campo, por meio de conhecimento técnico e consultoria. Além de fortalecer o que já é tradição no município, como o café e a banana. Vamos incentivar novas culturas como o cacau e o citrus, sempre respeitando o perfil de cada propriedade”, explicou.

A secretária da Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales), Joelma Costalonga, ressaltou o impacto positivo da ação. “O projeto vem para alavancar a agricultura do município de Alfredo Chaves, apoiando os produtores com assistência especializada desde o plantio até a comercialização. A Assembleia Legislativa, pertinho do povo, e trazendo esse projeto direto para o agricultor familiar”, frisou.

leia também:  MP Eleitoral entra com ação para cassar mandato de dois vereadores no ES

Já o prefeito de Alfredo Chaves, Hugo Meneghel (PP), reforçou o potencial agrícola local e a importância de ampliar o apoio técnico. “Somos fortes na banana e no café, e temos grande destaque na produção de inhame, além da pecuária leiteira. É importante investir em capacitação e cursos para que nossos agricultores produzam mais e com mais qualidade”, disse.

A próxima etapa do projeto no município será a definição das propriedades que receberão as primeiras ações, como análise de solo e o início do acompanhamento técnico.

Arranjos Produtivos

O Projeto Arranjos Produtivos é desenvolvido pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o Governo do Estado, o Incaper, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apoio das prefeituras. Além de Alfredo Chaves, outros seis municípios passaram a integrar o projeto nesta nova etapa: Alto Rio Novo, Atílio Vivácqua, Conceição do Castelo, Marilândia, Montanha e Rio Novo do Sul.

Fonte: POLÍTICA ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!