Saúde
Fiocruz: 18 estados e DF têm ocupação de leitos de UTI acima de 80%

Dezoito estados e o Distrito Federal têm ocupação de leitos de UTI para covid-19 acima de 80%. Desses, 10 estão com lotação acima de 90%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, a entidade chama a atenção para a gravidade do momento no país, com um forte crescimento no número de casos de contaminações e óbitos causados pela doença e classifica a situação como a ponta de um iceberg.
“Verifica-se em todo o país o agravamento simultâneo de diversos indicadores, como o crescimento do número de casos e de óbitos, a manutenção de níveis altos de incidência de SRAG [Síndrome Respiratória Aguda Grave], a alta positividade de testes e a sobrecarga dos hospitais. No momento, 19 unidades da Federação apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80% – no boletim anterior eram 12. O cenário alarmante, segundo a análise, representa apenas a ponta do iceberg de um patamar de intensa transmissão no país”, destacou a Fiocruz.
Diante desse quadro, os pesquisadores disseram ser necessária a adoção de medidas não farmacológicas mais rigorosas, incluindo a manutenção de todas medidas preventivas, como distanciamento físico, uso de máscaras e higiene das mãos, até que a pandemia seja declarada encerrada.
Além disso, são recomendadas medidas de supressão, como restrição da circulação e das atividades não essenciais, de acordo com a situação epidemiológica e capacidade de atendimento de cada região, avaliadas semanalmente a partir de critérios técnicos como taxas de ocupação de leitos e tendência de elevação no número de casos e óbitos.
Edição: Fábio Massalli

Saúde
Mais de 2,5 mil doses de vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas em Vila Valério

Os trabalhos de imunização contra a COVID-19 continuam em Vila Valério. Conforme o boletim ‘vacinômetro’ divulgado na segunda-feira (19), pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde, o número de doses aplicadas chega a 2505 mil no município.
Ao todo, 1814 idosos receberam a 1ª dose da vacina. Desse total, 238 idosos receberam a 2ª dose. Na área da saúde, 278 profissionais já receberam a 1ª dose da vacina. Desse total, outros 175 receberam a 2ª dose.
A munícipe Maria da Penha é uma defensora da vacina e destaca o avanço no processo de vacinação realizado na cidade: “A vacina é nossa esperança. Estamos em uma luta diária em favor da vida e vamos vencer esta guerra contra a pandemia”, afirma.
“Eu estava esperando muito pela vacina e fiquei muito emocionado quando a recebi. É gratificante ter essa oportunidade e agradeço demais à prefeitura e profissionais da saúde pelo empenho e trabalho que vem realizando”, afirmou o Srº José.
De acordo com a Secretaria, as vacinas estão sendo aplicadas segundo o cronograma estabelecido pelo Estado, que nesse momento prevê a vacinação de idosos e profissionais da saúde.
Fonte: Editora Hoje
-
Geral2 dias atrás
Moradora de São Paulo procura por familiares da avó em São Gabriel
-
VOCÊ NO ES12 dias atrás
Em meio a pandemia, fotógrafa gabrielense revela seu talento pela arte. Conheça Mariana Nandolfo Fotografias!
-
Geral2 dias atrás
Dia do Exército Brasileiro: Sargento e atiradores do TG 01-015 de São Gabriel, falam sobre a honra de representar o Brasil
-
Geral23 horas atrás
Depois de 56 anos, família de São Paulo encontra parentes em São Gabriel, em menos de duas horas após matéria do Portal ES1.com.br
-
Cidades2 dias atrás
“Pega casaco, bota casaco, tira casaco”: Confira a previsão do tempo para a semana em São Gabriel da Palha
-
Agricultura2 dias atrás
Nova Venécia: agricultores elogiam gestão do prefeito André e atenção para com as estradas rurais
-
Policial2 dias atrás
São Gabriel: Força Tática do 2° BPM detém dois suspeitos por tráfico e apreende drogas e arma
-
Saúde1 dia atrás
São Gabriel: Casa da Mulher já realizou mais de mil atendimentos no primeiro trimestre do ano