conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Filme homenageia Maria Laurinda Adão neste sábado (22) em sessão gratuita em Cachoeiro

Publicado em

A Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, se reunirá neste sábado (22), às 19 horas, para celebrar o lançamento do curta-metragem “Laurinda”, homenagem à quilombola e uma das mais antigas mestras do Caxambu Santa Cruz. O lançamento aberto e gratuito acontecerá próximo ao campo de futebol.

Maria Laurinda Adão tem 81 anos. Era criança quando precisou trabalhar para sustentar a casa após o adoecimento do pai. Aprendeu com a avó os saberes das antigas parteiras antes de percorrer diferentes lugarejos para ajudar mães no parto. Também esteve presente nas partidas dos moradores por causa do trabalho como coveira no cemitério local. Herdou dos pais a autoconfiança, a estima pelos livros e a casa de santo aberta à comunidade. Acompanhava os pais e os tios nas rodas de caxambu que aprendeu a saudar e a preservar. O envolvimento com a cultura ancestral, a atuação em movimentos sociais, em especial, na luta das mulheres camponesas, a levaram para outros lugares para contar e compartilhar suas vivências. Alegre, vigorosa e comunicativa, Laurinda guarda plena memória e ama contar as histórias.

A finalização do curta-metragem foi viabilizada por meio do edital nº 14/2022 de Seleção de Projetos de Produção Audiovisual no Espírito Santo (Finalização da Produção de Obras Cinematográficas). A realização é do Instituto Marlin Azul com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

leia também:  Setembro dourado: Hospital Infantil de Vitória é uma das referências nacionais em pesquisa contra Leucemia Linfoide Aguda

História

No curta-metragem, com direção de Beatriz Lindenberg e fotografia de Gustavo Louzada, a quilombola relata momentos da sua trajetória de vida, o trabalho de parteira, os serviços de coveira, a volta para sala de aula, a viagem à África, a relação com a terra e com a fé e a compreensão sobre o ciclo de vida. Após o lançamento presencial no sábado para a comunidade, o Instituto Marlin Azul disponibilizará, no domingo (23), acesso on-line ao curta “Laurinda”. A partir desta data, o público também poderá conferir online a obra “Ninguém Canta Igual Eu Canto”, feito na primeira edição do Cine Quilombola, também na Comunidade de Monte Alegre.

Basta acessar https://institutomarlinazul.org.br/cinequilombola/.

A iniciativa conta com o apoio da Coordenação Estadual Quilombola do ES Zacimba Gaba, da Confederação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e da Comunidade Quilombola de Monte Alegre.

O Instituto Marlin Azul

O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 25 anos de atividade, a instituição vem desenvolvendo diversos projetos sociais, culturais e audiovisuais voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. Além do Cine Quilombola, a instituição realiza ações como o Revelando os Brasis, Projeto Animação, Curta Vitória a Minas, Griôs de Goiabeiras, Memória do Barro, Cinema de Griô e o Cine Animazul. Para conhecer os projetos, acesse institutomarlinazul.org.br.

leia também:  Fapes divulga resultado final da 1ª chamada dos editais de incentivo para estágios e visitas técnico-científicas no Brasil e exterior

SERVIÇO

Lançamento do curta-metragem Laurinda

Entrada Gratuita

Laurinda (15’ – 2025 – Espírito Santo)

Direção: Beatriz Lindenberg

Sinopse: Parteira e coveira desde os 12 anos, trabalhadora rural e estudante, Maria Laurinda é também benzedeira, mãe de santo e mestra do Caxambu Santa Cruz; uma verdadeira rainha da Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim/ES.

Data: 22/03 (sábado)

Horário: 19h

Local: Campo de Futebol da Comunidade Quilombola de Monte Alegre – Cachoeiro de Itapemirim.

Mais informações
Instituto Marlin Azul
Telefone: (27) 3327-5009 | (27) 99872-3521
E-mail: [email protected]
Site IMA: www.institutomarlinazul.org.br
Redes sociais: @institutomarlinazul

Assessoria de Comunicação do Instituto Marlin Azul
Simony Leite Siqueira
Telefone: (27) 99695-7093 | 3327-6999
E-mail: [email protected]
Vitória (ES), 18 de março de 2025.

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
[email protected] / [email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Governo do Estado publica resultado preliminar do Concurso Público

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e da Secretaria da Educação (Sedu), divulgou, nesta sexta-feira (25), o resultado preliminar do concurso público (confira o documento AQUI) para o provimento de 1.290 vagas nos cargos de Agente de Suporte Educacional, Professor MaPP (Pedagogo) e Professor MaPB – Ensino Fundamental e Médio.

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado de 13 de dezembro de 2024, nos Editais Seger/Sedu nº 01/2024 e nº 02/2024, foram reservados, respectivamente, 10%, 20% e 5% das vagas destinadas a cada cargo/disciplina para candidatos com deficiência, negros e indígenas que, de forma facultativa, tenham se autodeclarado como tal no momento da inscrição, conforme previsto nas Leis Estaduais nº 12.009/2023 e nº 12.010/2023.

Além das provas objetiva e discursiva, o concurso público também inclui uma etapa de avaliação de títulos, para os profissionais do magistério. Eventuais recursos referentes a esta etapa deverão ser interpostos no prazo de 02 dias subsequentes à publicação, ou seja, nos dias segunda-feira (28) e terça-feira (29), exclusivamente por meio do site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), conforme previsto em edital.

leia também:  Aberta oficialmente a Feira das Juventudes Empreendedoras

Envie sua sugestão de pauta para: [email protected]


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

[email protected]

Deborah Hemerly

[email protected]

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!