Educação - ES1.com.br
FASG realiza VI Workshop Profissional
A Faculdade São Gabriel da Palha (FASG) proporcionou à comunidade gabrielense o VI Workshop Profissional com o tema: “Potencialize seu talento e conquiste seus sonhos”. Evento que teve como objetivo proporcionar vivências de aprendizagens significativas aos alunos relacionando o conteúdo e prática, e aproximando tais práticas à comunidade. O público presente pôde assistir a apresentações culturais com a participação dos alunos do 9º ano da EEEFM Ilda Ferreira da Fonseca Martins, alunos do 7º ano da EMEF Irmã Adelaide Bertochi e do grupo de dança Core Dance. Também tiveram a chance de participar de oficinas promovidas pelos alunos dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Pedagogia, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem, com situações de aprendizagem vivenciadas em sala de aula.
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Os alunos do 2º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas utilizaram o auditório da Instituição e montaram um ambiente de fotos e manipulação de imagens. Os participantes puderam tirar uma foto na hora e os alunos realizavam uma montagem em tempo real e depois enviavam a foto por e-mail. Todo o conhecimento empregado partiu da disciplina de Multimídia deste semestre, em que os alunos aprenderam manipulação de imagens, vídeos e sons. Já os alunos do 4º período puderam expor os seus trabalhos com conhecimentos das disciplinas de desenvolvimento de software que tiveram ao longo do curso. Cada grupo desenvolveu um software a partir de suas próprias ideias de negócio. Foram desenvolvidos softwares para Desktop, Web e Dispositivos Móveis, com tecnologias modernas e atuais.
PEDAGOGIA
O curso de Pedagogia apresentou oficinas sobre diversos temas, como: “Educação Étnico-racial a partir das artes visuais”, onde os alunos do 2º período desenvolveram uma oficina de pintura em telhas, sobre a temática racial, com o objetivo de combater ao racismo. Contando com a participação especial do artista Rodrigo Santana CB, que demonstrou através do grafite uma forma de valorização da cultura afro-brasileira. Também foi abordado o tema: A importância da tecnologia no contexto da educação atual. Outro grupo de alunos do 2º período de Pedagogia desenvolveram uma oficina com a turma do Pré Enem Digit@l da SEDU com o objetivo de mostrar na prática a importância do uso da tecnologia em prol das práticas pedagógicas. Assim houve a participação especial do 3º ano da EEEFM Ilda Ferreira da Fonseca Martins, e do professor Luciano Careta Andrião.
Já os alunos do 4º período de pedagogia desenvolveram a apresentação Cantando e Encantando, que envolve a coordenação motora, concentração e raciocínio lógico, habilidades que são estimuladas no ensino fundamental e essenciais ao indivíduo. Possibilitando aos convidados a reflexão quanto o desenvolvimento dos movimentos, coordenação motora e a atenção por meio de um teatro musical. Um outro grupo do mesmo período fez uma viagem a riqueza cultural e a diversidade do estado do Maranhão, com o tema: Check in Maranhão: a cultura do Boi Bumbá. Os alunos, ressaltaram os costumes indígenas, culinária e tradições culturais, associando a apresentação artística da dança típica do Boi Bumbá.
Os alunos do 6º Período de Pedagogia reviveram o Conto Clássico, de Lewis Carrol, em uma versão associada a uma mistura de sotaque, vestuário, Hora do Chá, adaptada para esse Gênero Textual, e o Cenário, com Alice no País das Maravilhas em Cordel, de João Gomes de Sá, mostrando de uma forma descontraída e bem humorada uma, dentre as várias versões que existe dessa obra.
Os diversos espaços de atuação do pedagogo foram abordados nas oficinas do 8º período de Pedagogia. Um grupo apresentou a Pedagogia no Espaço Escolar, abordando as etapas da educação básica, por meio de caminhos que envolviam os diversos sentidos e estímulos, propiciando aos visitantes recordarem e relembrarem suas histórias escolares. O caminho, composto por obstáculos diversos culminava em asas, as quais representavam os sonhos, o futuro que é alcançado por meio da educação, da pedagogia libertadora e emancipadora de Paulo Freire.
Um outro grupo abordou o tema Pedagogia Empresarial, mostrando a atuação de um pedagogo nas empresas, como ele pode implementar ações de desenvolvimento profissional incentivando e aprimorando o trabalho em equipe em prol de melhores resultados e alcance de metas. Aliada às explicações foi realizada uma dinâmica de grupo envolvendo os convidados para exemplificar as teorias apresentadas.
Com a oficina “Futebol Clube”, outro grupo do 8º Período de Pedagogia, demonstraram como o pedagogo pode atuar no Terceiro Setor. Com a proposta de criação de uma ONG no formato de uma escolinha de futebol, para crianças carentes da cidade, visando o acompanhamento e o desenvolvimento dessas crianças na escola.
Ainda um outro grupo trouxe a temática da Pedagogia Hospitalar, com uma proposta divertida, onde os alunos demonstraram o trabalho dos “Doutores da Alegria”, que pode ser desenvolvido por pedagogos em hospitais.
EDUCAÇÃO FÍSICA
O curso de Educação Física também envolveu o público em suas oficinas. Os alunos do 2º período apresentaram o tema: “O corpo humano: A máquina perfeita”, e de forma lúdica confeccionaram os sistemas do corpo humano abordando a sua formação. Sendo esse formado por uma sequência de sistemas, que trabalham unidos para o bom funcionamento do corpo.
O tema Educação e percepção Física dos sentidos, foi trabalhado pelos alunos do 6º período de Educação Física, os quais buscaram apresentar um contexto muitas vezes negligenciado pelo campo, em que o corpo e a prática sempre roubam a cena. A intenção foi proporcionar sensações e percepções num grande túnel escuro, com quatro estações, que foram para além do “saber-fazer” direcionadas também, para o “saber-pensar” e “saber sentir”. Com uma ideia de propostas inclusivas. As estações aguçavam instintos humanos, sendo eles: olfativo, sonoro, visual e tato, ambos mostrando que a Educação Física é responsável por estimular todas as formas de linguagens humanas.
ADMINISTRAÇÃO
O curso de Administração também participou, dando uma contribuição significativa para o evento. Os alunos do 2º período demonstraram como uma empresa pode superar dificuldades e tornar-se um exemplo de bom negócio, atuando com flexibilidade e espírito empreendedor, assumindo riscos com responsabilidade e sempre inovando, através de um estudo de caso sobre a empresa Ótica do Toninho.
O outro grupo do 2º período, cientes da necessidade das pessoas terem um melhor preparo para participarem de entrevistas de emprego, ofereceram dicas de comportamento adequado e inadequado, simulando situações reais, a fim de mostrarem ao público visitante do Workshop, a forma correta de se comportar no momento decisivo de uma contratação.
Com o intuito de fomentar o interesse pelo processo de abertura de uma empresa, bem como dar o devido valor ao empreendedorismo local, os alunos da turma do 4º período de Administração convidaram os proprietários das empresas Café São José e Cafeteria Red Coffe & Cia, para exposição de seus produtos, mostrando a possibilidade de agregar valor a seu negócio, transformando um sonho em realidade.
Ainda dentro da mesma temática, um outro grupo do 4º período de Administração, apresentaram ao público presente “A importância do café conilon para a economia capixaba”, mostrando o destino da produção de café do nosso estado. Na oportunidade também falaram sobre a receita gerada pela exportação e também as inovações da indústria brasileira nesse setor. Os alunos demonstraram através de gráficos, planilhas e matérias diversas a riqueza produzida pelo produto e fecharam a apresentação com uma deliciosa degustação de café.
FASG
Educação - ES1.com.br
Alunos de São Gabriel da Palha discutem desenvolvimento econômico e tecnológico
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Governador Gerson Camata, localizado no município de São Gabriel da Palha, tem promovido, entre os estudantes da disciplina eletiva de “Trajetórias Humanas na História”, a metodologia ativa de rotação por estações. A iniciativa busca, por meio da formação de diferentes grupos, o debate, a troca de conhecimento e a construção de um conceito, para que, em seguida, os participantes sejam realocados e o processo se inicie novamente.
Deste modo, sob a orientação do professor de História, Maik Hell, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir o processo de desenvolvimento tecnológico e científico mundial, como introdução ao módulo trimestral de “Desenvolvimento Econômico e Tecnológico”. “Durante dez minutos em cada estação, os alunos foram desafiados a refletir sobre questões específicas relacionadas ao tema, utilizando recursos variados”, explicou o docente.
Maik Hell reforçou que, após as dinâmicas de debates sobre o desenvolvimento técnico e científico, foi possível notar uma maior e mais profunda compreensão dos alunos sobre os conceitos trabalhados em sala de aula. “Essa abordagem permitiu aos alunos desmistificar a ideia de que tecnologia se refere apenas aos dispositivos digitais”, acrescentou o professor.
Fonte: Sedu
-
Policial - ES1.com.br1 dia atrás
Nota de Pesar
-
Economia - ES1.com.br1 dia atrás
Sicredi Essência conclui as Assembleias 2024
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br1 dia atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3605 – 17/04/2024
-
Policial - ES1.com.br24 horas atrás
Decon prende homem que se passava por dentista em Guarapari
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3604 – 16/04/2024
-
Policial - ES1.com.br1 dia atrás
Polícia Civil de Marilândia prende segundo suspeito de envolvimento em morte da jovem Thamyris
-
Policial - ES1.com.br2 dias atrás
Polícia Civil prende dois líderes do tráfico de drogas de Alto Rio Novo
-
Saúde - ES1.com.br2 dias atrás
São Gabriel da Palha alcança 9º lugar em campanha de vacinação “Vacina e Confia – ES”