Agricultura - ES1.com.br
Evair de Melo é escolhido membro da Comissão Externa da Câmara

O ato de criação da Comissão Externa foi assinado hoje, 29, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o principal objetivo do grupo é formular propostas para o enfrentamento da crise vivida pelo setor produtivo nacional. A comissão será composta por oito membros, um deles é o Deputado Federal Evair de Melo.
A comissão foi criada pela Câmara dos Deputados para verificar as causas do endividamento do setor agrícola, como o elevado custo dos seus financiamentos, a bitributação previdenciária incidente sobre a folha de pagamento dos funcionários e as condições de importação de alimentos.
Segundo o deputado, a instalação da comissão, com a qualidade dos membros que farão parte, é a luz no fim do túnel que o setor produtivo precisa. “A instalação dessa comissão, com a qualidade dos membros que farão parte, é a luz no final do túnel que o setor produtivo do café precisa para voltar a ter esperança na atividade. Tenho certeza que o parlamento dará uma resposta à altura da cafeicultura e do agronegócio brasileiro”, disse Evair de Melo.
“Temos dado toda atenção a esse tema, tivemos muitas conquistas e avanços, porém ainda não foram suficientes para dar o oxigênio que o setor precisa. Vamos realizar uma grande mobilização técnica, fazer um pente fino, e com dados precisos usar toda força do parlamento para dar dignidade ao setor que produz alimento e riqueza para esse país”, concluiu o Deputado Federal.
Na próxima semana, o deputado Jerônimo Goergen, coordenador da comissão levará ao Governo Federal a proposta de criação de um grupo de trabalho formado por Ministério da Agricultura, Ministério do Planejamento, Ministério da Fazenda, Banco do Brasil, Banco Central, OCB, Acebra, CNA, Aprosoja e Abimaq.
A Comissão será formada pelos seguintes parlamentares:
Jerônimo Goergen do Rio Grande do Sul, Evair de Melo do Espírito Santo, Dilceu Sperafico do Paraná, Domingos Sávio de Minas Gerais, Evandro Roman do Paraná, Lázaro Botelho de Tocantins, Valdir Colatto de Santa Catarina e Zé Silva de Minas Gerais.
Assessoria Evair de Melo / Editora Hoje

Agricultura - ES1.com.br
Colatina promove ‘Dia de Campo’ com foco na sustentabilidade da cafeicultura

Com o objetivo de levar conteúdos essenciais para produtores e profissionais do setor, abordando práticas inovadoras para uma cafeicultura mais sustentável e produtiva, a Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, Incaper, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Governo Federal, promove o Dia de Campo – Sustentabilidade na Cafeicultura. O evento será realizado no dia 03 de abril, das 7h às 12h, no Sítio Córrego Dantas, em Colatina.
Durante o encontro, especialistas do IFES e do Incaper apresentarão palestras sobre temas fundamentais para o manejo eficiente da lavoura, como manejo da irrigação com tensiômetros, o uso de plantas de cobertura para melhorar a saúde do solo e a nutrição do cafeeiro para uma produção mais eficiente e de qualidade.
O evento também marcará o lançamento do XIII Concurso de Qualidade de Café Conilon de Colatina, iniciativa que busca reconhecer e valorizar os melhores cafés da região, incentivando os produtores a aprimorarem suas técnicas de cultivo e beneficiamento.
Para o Prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, a realização do Dia de Campo reforça o compromisso do município com a modernização da produção agrícola: “O café é uma das maiores riquezas do nosso município, e eventos como este são fundamentais para capacitar nossos produtores, garantindo mais produtividade, sustentabilidade e qualidade. O apoio à cafeicultura fortalece nossa economia e impulsiona Colatina como referência no setor”.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Agildo Costa, destaca a importância da iniciativa para o futuro da cafeicultura na região: “Trazer conhecimento técnico e inovador aos produtores é essencial para garantir uma produção mais sustentável e competitiva. O Dia de Campo é uma excelente oportunidade para trocar experiências e adotar novas práticas que farão a diferença na lavoura”.
A ação conta com o apoio da Agriconline, Plante Vida, Hidromaq, Eixo Engenharia Solar, AgrolandES e Sebrae, empresas e instituições comprometidas com o fortalecimento do setor cafeeiro na região.
A participação é gratuita, e os interessados podem se inscrever antecipadamente para garantir presença no evento.
Fonte: PMC
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3894 – 20/03/2025
-
Saúde - ES1.com.br7 dias atrás
Projeto de Feridas realiza segundo treinamento prático para pacientes com feridas crônicas em São Gabriel da Palha
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3895 – 21/03/2025
-
Regional - ES1.com.br7 dias atrás
Câmara Municipal de São Gabriel da Palha institui o Dia do Motorista
-
Estado - ES1.com.br7 dias atrás
Sesport publica portaria com as novas diretrizes da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC)
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3896 – 22/03/2025
-
Estado - ES1.com.br7 dias atrás
Filme homenageia Maria Laurinda Adão neste sábado (22) em sessão gratuita em Cachoeiro
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br1 dia atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3898 – 25/03/2025