conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Equipe da Sedes percorre o interior do Estado para fortalecer estratégias do ParkLog

Publicado em

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) deu mais um passo estratégico na consolidação do Parque Logístico Espírito Santo – o ParkLog, plataforma de padrão internacional voltada à integração e fortalecimento da infraestrutura logística capixaba. Nesta terça-feira (1º), o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, acompanhado dos subsecretários Christiane Vargas de Souza Menezes e Celso Guerra, além do secretário Executivo do ParklogBR/ES, José Eduardo Azevedo, realizou uma série de agendas em municípios do norte do Estado. e Sooretama, Linhares e João Neiva.

Durante os encontros com os prefeitos Fernando Camilett, de Sooretama; Lucas Scaramussa, de Linhares e Paulo Sérgio de Nardi, de João Neiva, foram debatidas ações conjuntas voltadas à qualificação de mão de obra, ocupação urbanística ordenada, melhorias na infraestrutura de transporte e, sobretudo, à importância da articulação regional para garantir um desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Mais que um projeto de logística, o ParkLog é uma estratégia de futuro. Ele já nasce sustentado pelos pilares da inovação, tecnologia e sustentabilidade, em sintonia com as demandas contemporâneas e atento aos desafios e oportunidades trazidos pelas transformações no ambiente econômico nacional — especialmente os impactos da reforma tributária, que redesenha dinâmicas produtivas, logísticas e fiscais em todo o país.

leia também:  Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

Nesse novo cenário, o Espírito Santo desponta com vantagens competitivas únicas: localização geográfica estratégica, ampla vocação portuária, base industrial diversificada e um ambiente institucional estável. O ParkLog potencializa essas qualidades ao articular investimentos públicos e privados, promover a integração entre modais (portos, rodovias, ferrovias, aeródromos) e consolidar a região como uma plataforma logística eficiente, inteligente e conectada com os grandes corredores nacionais e internacionais de comércio.

“O ParkLog é uma iniciativa estruturante, que dialoga com o futuro do Espírito Santo e do Brasil. A força dos municípios, com sua capacidade de articulação e execução local, é essencial para garantir um desenvolvimento integrado e planejado, com geração de empregos e oportunidades”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento.

No mesmo sentido, a subsecretária de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiane Vargas, afirmou que o Complexo Logístico Parklog desempenha um papel fundamental na atração de investimentos, ao oferecer infraestrutura moderna e estratégica para empresas do setor logístico. “Com sua localização privilegiada e operações otimizadas, o Parklog se torna uma excelente oportunidade para negócios, tanto nacionais quanto internacionais, que buscam eficiência e competitividade. Além disso, ao impulsionar o crescimento de empresas e indústrias, o complexo contribui diretamente para a geração de empregos e renda, fortalecendo a economia local e criando um ambiente de desenvolvimento sustentável”, frisou.

leia também:  Em três meses, CRE Metropolitano atende mais de 3,9 mil usuários dentro do Programa de Órtese Oftalmológica

Já para o subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Celso Guerra, o projeto traz muitas oportunidades para os municípios, que, na visão dele, precisam se estruturar para capturá-las, particularmente na atração de investimentos em infraestrutura e negócios. “O Parklogbr/ES é uma oportunidade para os municípios, uma conquista para a competitividade do Espírito Santo e um novo portal do Brasil para o mundo”, declarou.

A agenda nos municípios integra o processo de construção do Plano de Ação do ParkLog, que está sendo elaborado em colaboração com diversas instituições. Esse plano será o guia estratégico das ações públicas e privadas até 2035, consolidando o Espírito Santo como referência em logística e desenvolvimento regional.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Governo inicia obras de restauro do Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, em Guarapari

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.

O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.

“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.

leia também:  Campanha Fiscal Consumidor favorece quem achar produto vencido no supermercado

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”

Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.

A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.

leia também:  Hospital Dr. Jayme realiza mais uma captação múltipla de órgãos

Radium Hotel

Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 98829-2953
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!