conecte-se conosco


Cidades

ENTREVISTA: “Vou continuar trabalhando por todos, principalmente pelos que mais necessitam”, afirma Dr. Sidiclei, prefeito reeleito em Pancas

Publicado em

Dr. Sidiclei foi reeleito prefeito com 44,91 %dos votos válidos. Foto: Arquivo Pessoal

Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), Sidiclei Giles de Andrade, popularmente conhecido como Dr Sidiclei, foi reeleito prefeito com 44,91% dos votos válidos (5.145 votos) e vai administrar ao lado do vice-prefeito Agmair Araújo Nascimento, o Guima (Cidadania), o município de Pancas pelos próximos quatro anos.

“Nasci na roça, na comunidade do Córrego Bela Aurora, distrito de Laginha de Pancas, pelas mãos de minha própria avó, Dona Luzia, parteira famosa na região. Foi dela, inclusive, que herdei a paixão pelo cuidado com as pessoas e a vocação para medicina. Também na roça trabalhei por toda adolescência em propriedade rural. Trabalhei em fábrica de sorvetes, em retífica de automóveis, conquistei o sustento junto com a família em um pequeno comércio enquanto estudava, até que consegui me formar em medicina, com muita dificuldade”, conta Sidiclei.

Em 2004, já formado,  Sidiclei decidiu retornar a Pancas para exercer a sua profissão dentro do município. Em 2006, casou-se com Juarana Giles e dessa união nasceram suas três filhas: Julia, Luiza e Laura.

“Ao longo do exercício da profissão, a satisfação em conseguir ajudar as pessoas fazia crescer o anseio em poder amparar cada vez mais gente e também enxergava diariamente, a necessidade dos mais humildes. Percebi, então, que podia fazer mais pela população da minha cidade e essa percepção foi o que mais contribuiu para a tomada de decisão de uma candidatura a prefeito, em 2016. Como prefeito, promovi mudanças que são percebidas ao caminhar pelo município, quando se fala em obras e infraestrutura. O foco na saúde recebeu e tem recebido a dedicação que esse tópico merece. Educação bem estruturada, agricultura com suporte frequente e manutenção permanente, assistência social em dia, esporte, turismo e lazer valorizados e com novos projetos em desenvolvimento”, lembrou o prefeito reeleito.

“Eu acredito em dias ainda melhores para as famílias do nosso amado Pancas. Agora, com o poder executivo organizado como deve ser e a máquina pública regularizada – funcionando de forma eficiente e transparente -, repetiremos no segundo mandato o mesmo sucesso do primeiro, com foco em conquistas ainda maiores, é claro, com a orientação de Deus e atendendo os anseios do cidadão”, completou Sidiclei.

Em entrevista à Editora Hoje, o prefeito eleito falou sobre planos para o mandato e deixou sua mensagem para a população panquense. Confira:

Editora Hoje – Qual a sensação de ter recebido 5.145 votos nesta eleição e de ter a oportunidade de assumir a cadeira executiva no próximo dia 1º de janeiro?

Sidiclei – Sensação de reconhecimento. Em Pancas, que é um município com histórico de pleitos muito disputados, de eleições que são decididas com uma margem pequena, ser eleito com a vantagem de 937 votos nos transmite o sentimento de aprovação popular. Isso é extremamente importante, não apenas por ratificar uma vitória nas urnas, mas por validar a gestão do Executivo e atestar que Pancas está no caminho certo. Que o povo acredita no bom trabalho. No dia 1º de janeiro a oportunidade de assumir novamente a cadeira executiva renova esse nosso compromisso. De continuar trabalhando por todos, principalmente pelos que mais necessitam.

leia também:  Deputado Da Vitória propõe regulamentação da profissão de condutor de veículo escolar

Editora Hoje – O senhor já analisou os vereadores eleitos? Se sim, como o senhor pretende atuar com o Legislativo?

Sidiclei – Atuaremos baseados nos mesmos princípios que sempre nortearam o meu trabalho à frente da prefeitura, com moralidade, legalidade e atendimento ao interesse público. A prioridade é, e sempre será, compreender as necessidades dos munícipes para poder atendê-las de forma eficiente e eu acredito que haverá união entre executivo e legislativo já que teremos o mesmo objetivo. Lógico que os poderes são independentes, porém, têm de ser harmônicos e eu penso que o momento de disputa política já passou. A Bíblia diz que existe um tempo oportuno para cada propósito debaixo do sol e eu confio na sabedoria dos vereadores eleitos. Agora, é tempo de unir forças em favor da população e eu pretendo atuar com a harmonia que nos cabe para devolver ao povo o investimento dos impostos.

Editora Hoje – O senhor já definiu qual será o seu primeiro ato de governo?

Sidiclei – Já, o planejamento também é, e precisa ser, palavra de ordem no poder público. São o planejamento e a responsabilidade com o erário que têm nos auxiliado a atravessar momentos de crise econômica e até mesmo episódios imprevisíveis em saúde, como foi o surto de febre amarela e agora a pandemia do Coronavírus. Mesmo com essas situações que colocaram tantos municípios em posição de dificuldade econômica, Pancas continuou a investir no povo. Por isso, é claro, meu primeiro ato de governo será atualizar nosso planejamento para dar continuidade aos projetos de investimento em nosso município. Nossa casa está arrumada e os setores da máquina pública, aquecidos, graças ao bom trabalho realizado ao longo do primeiro mandato. Ano que vem, planejamento continua a fazer parte da prioridade e o primeiro ato é renovar esse diagnóstico. Após aferir as metas cumpridas, é hora de seguir rumo para atender as necessidades da população e continuar com trabalho eficiente.

Editora Hoje – Cite as três principais metas de sua gestão para os próximos 4 anos?

Sidiclei – Olha, nós temos muitos projetos e as nossas metas são variadas, porque Pancas é um município com inúmeras potencialidades e um futuro promissor. É claro que as nossas metas principais dependem de uma série de ações governamentais e estruturais que temos conduzido para alcançá-las, mas se eu tiver de escolher três objetivos para alcançarmos nos próximos quatro anos, eles seriam:

leia também:  CPI aprova funcionamento em 2021

1) Sustentar esse investimento em obras e infraestrutura que temos feito crescer;

2) Manter a gestão eficiente e transparente que conquistamos, tanto em saúde quanto nas demais áreas da administração pública;

3) Promover a atração de investimentos para proporcionar a geração de emprego e renda para as famílias de nosso município.

Editora Hoje – Qual critério você utilizará para montar sua equipe de trabalho no primeiro escalão (secretários)?

Sidiclei – Tem de ter o perfil exigido para atender às necessidades impostas pelo dia a dia do poder público. Secretários e servidores do primeiro escalão do Executivo precisam, por critério e rigor, ter dinamismo e celeridade. Combinar agilidade com eficiência, porque a necessidade do povo não pode esperar. A população reconheceu o nosso trabalho e o secretariado precisa sustentar esse alto nível de gestão, porque eu pretendo transitar pelas mais diversas esferas do poder público fazendo o meu papel, que é buscar obras e serviços para viabilizar nossos projetos e atrair os olhos dos investimentos para cá. Já provamos que Pancas tem jeito e vamos mostrar ainda mais o nosso potencial. Por isso, preciso de gente eficiente lá na ponta. Minha equipe de trabalho precisa estar disposta e ser capaz de acompanhar esse ritmo.

Editora Hoje – O senhor tem alguma bandeira política que defenderá durante este mandato?

Sidiclei – A política é essencial, porque, hoje, ela é o instrumento mais importante que a cidadania possui para mudar o mundo. O cidadão que participa ativamente da política mantém viva a democracia e, unidos, são capazes de buscar soluções para os problemas da sociedade. É claro que, como médico, eu tenho um carinho especial pela saúde e acabo direcionando inúmeros esforços para manter nossa gente bem assistida nessa área. Mas, como prefeito, os desafios com que nos deparamos trafegam pelas mais diversas categorias e um gestor precisa trabalhar para atender a expectativa do povo em todas essas bandeiras.

Editora Hoje – O que as pessoas podem esperar do seu governo?

Sidiclei – Após quatro anos de administração pública à frente do município, tenho tentado deixar claro o foco do meu governo: trabalho e mais trabalho. Principalmente, as pessoas podem esperar eficiência com transparência. Podem esperar um gestor cada dia mais comprometido com as famílias da cidade e com as que vivem do campo. Meu foco é atender a quem mais precisa do poder público para que viva com dignidade e tenha orgulho de fazer parte deste município. Um governo que entende as pessoas e dialoga com elas, que coloca Deus à frente das decisões e trabalha em conjunto, vivendo em união para que tudo dê certo.

Fonte: Editora Hoje

Cidades

Projeto ambiental de reflorestamento busca recuperar áreas verdes e nascentes em São Gabriel

O reflorestamento e a recuperação de áreas verdes e nascentes envolvem o plantio e manutenção de vegetação em áreas que tenham sido previamente degradadas ou destruídas e, de acordo com a finalidade do plantio, determinadas espécies são escolhidas.

Em São Gabriel da Palha, o Projeto Ambiental de Reflorestamento, tem realizado diversos trabalhos de recuperação, em áreas distintas do município, como o Córrego São Gabriel, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

“Cada ponto de reflorestamento tem a sua própria história. Nosso Projeto Ambiental no pátio da Igreja da comunidade do Bairro Nossa Senhora Aparecida, começou assim: uma pessoa dessa comunidade e que também faz parte do nosso grupo das pastorais sociais, da Igreja Católica Matriz, em nosso município, disse-me que a nascente, que brotava no pátio dessa igreja, havia secado. Diante desse fato, procurei o presidente dessa comunidade e ele me autorizou a cuidar desse caso e no final do ano de 2017, iniciei esse projeto de reflorestamento”, conta um dos responsáveis pelo projeto, Arildo Lourenço Corrêa Neves.

Projeto Ambiental, localizado no Pátio da Igreja da Comunidade Nossa Senhora Aparecida .Foto: Arquivo Pessoal.

 

leia também:  CPI aprova funcionamento em 2021

Arildo conta que o local recebeu o plantio de cerca de cem mudas de bananas, de algumas espécies, dentre a maioria, de banana prata, pois é mais indicada para preservação de nascentes. Posteriormente vários outros tipos de mudas de árvores, também foram plantadas, dentre elas: boleira, sapucaia, castanha do maranhão, oiti/boiti do sertão, flamboyant, pata de vaca, ipês, pau formigas, árvore das samambaias, baobá, jatobá, jequitibá rosa, árvore da moringa, quaresmeira amarela, ingás, sibipiruna, amora, paineira, conhecida por barriguda, na cor rosa, abiu roxo, savana/sombreiro da jamaica e outras.

“A nascente voltou, porém possivelmente devido ao impacto ainda desconhecido que ela sofreu, ela está evoluindo aos poucos. Às vezes a água chega a cair na bica e logo depois para de cair, mas se Deus quiser irá voltar ao normal”, afirma Arildo.

 

Reflorestamento da Nascente do Córrego São Gabriel

 

“Quando iniciamos o projeto neste ponto em 2017, plantamos cerca de 1.700 mudas de árvores, porém no ano de 2019, ocorreu uma queimada no local e queimou quase tudo. Mas no ano de 2020, plantamos novamente, cerca de mil mudas de árvores diversas”, afirmou o gabrielense.

leia também:  Deputado Da Vitória propõe regulamentação da profissão de condutor de veículo escolar

Reflorestamento Córrego São Gabriel – Cidade

 

“No ano de 2013, iniciamos o projeto de reflorestamento nas margens do Córrego São Gabriel em suas duas margens. Localizado nas imediações do Terminal Rodoviário, até nos fundos da Funerária do Jonas”, lembra Arildo.

 

Reflorestamento Reserva São Gabriel

 

“Outro ponto de trabalho é o reflorestamento Reserva São Gabriel, localizado no início do acesso a subida para o Bairro Paraíso. E o último projeto, é a extensão do projeto ambiental, iniciado no ano de 2017, localizado nas duas margens do Córrego São Gabriel, zona rural do munícipio, atrás do posto de saúde, do CRAS, do INSS, nas imediações do antigo seminário comboniano, da Escola Bem Viver e do Campo da Vila”, finalizou Arildo.

 


Fonte: Editora Hoje

Fotos/Vídeo: Arquivo Pessoal

Visualizar

MAIS LIDAS

error: O conteúdo está protegido !!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma