Saúde - ES1.com.br
Enfermeira do SAMU e equipe do CBMES recebem reconhecimento no 2º Desafio Estadual de Resgate Veicular e Trauma em Vitória
A enfermeira Viviane Gaigher, da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Nova Venécia, juntamente com a equipe do CBMES do 2º Batalhão de Nova Venécia, conquistou o 2º lugar geral na competição, destacando-se pela técnica de resgate

Nos dias 24 e 25, a Praça do Papa em Vitória foi palco do 2º Desafio Estadual de Resgate Veicular e Trauma. O evento, organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), integrou as atividades do Maio Amarelo 2024, campanha voltada para a conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.
Para tornar o desafio ainda mais realista, foram montados diversos cenários com veículos, simulando situações de acidentes com vítimas encarceradas. Nessas condições, as equipes demonstraram suas habilidades em resgates complexos, colocando em prática técnicas avançadas de salvamento. O stand do SAMU também marcou presença, oferecendo orientações sobre o trabalho de urgência e emergência de forma lúdica e interativa, especialmente para as crianças.
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
A enfermeira Viviane Gaigher, da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Nova Venécia, juntamente com a equipe do CBMES do 2º Batalhão de Nova Venécia, conquistou o 2º lugar geral na competição, destacando-se pela técnica de resgate.
“Eu fui convidada novamente pelo Corpo de Bombeiros para participar da equipe. A equipe é composta por três categorias: o comando, que organiza e gerencia todo o atendimento; o corpo técnico, que é responsável por fazer os cortes nos veículos para retirar a vítima; e o atendimento pré-hospitalar, que cuida da vítima enquanto esses cortes estão sendo executados. A equipe contou com o comando do aspirante Corradi; o corpo técnico, composto pelo Cabo Betini, o soldado Matos e o soldado Marim; e também com a equipe de APH, formada pelo cabo Bruno Paixão e eu, enfermeira do SAMU. Na prova do trauma, cabo Bruno e cabo Betini ficaram em primeiro lugar” , pontuou Viviane sobre a equipe.
- Viviane Gaigher. Foto: Divulgação
- Cabo Betini e cabo Bruno. Foto: Divulgação
Viviane comentou sobre os procedimentos realizados durante o evento: “Este ano foi o segundo desafio estadual de salvamento veicular e trauma. É uma competição do Corpo de Bombeiros da qual têm a seletiva estadual, nacional e mundial. A nossa equipe este ano ficou em segundo lugar geral. Houve duas manobras: uma manobra complexa e uma manobra standard. Na complexa, há duas vítimas, uma grave e uma presa nas ferragens, com um tempo de 30 minutos para retirar a vítima. Nessa manobra complexa, ficamos em terceiro lugar. Na manobra standard, há uma vítima estável que não está presa nas ferragens e depois é necessário reavaliar. É uma prova de 20 minutos, e nós ficamos em segundo lugar nessa manobra. Na classificação geral, juntando a somatória das duas manobras, ficamos em segundo lugar geral”.
“Apesar de ser uma competição, ela é voltada para que a gente consiga afinar ali, melhorar cada vez mais o atendimento pré-hospitalar durante o atendimento à vítima. Então, quanto mais a gente vai praticando, melhor o atendimento vai sendo executado e quanto mais treina, quanto mais prática, melhor esse atendimento e quem ganha com isso é a população”, finalizou Viviane.
O evento também incluiu o Desafio de Trauma, onde duplas de socorristas demonstraram suas habilidades em salvamento. Representantes do SAMU Norte, Everton Euzebio e Jayson Laures da Silva, e do SAMU Polinorte, Cristiano Souza de Moraes e Almir Cordeiro da Silva, juntamente com Deisiane de Bortoli Doano Carrareto e Gustavo Rossoni Barcelos, foram agraciados com medalhas de participação e destaque, evidenciando o alto nível de preparo e competência.
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
O Executivo Regional do AVANTE SOCIAL, Vinicius Louzada e Andrea Rodrigues de Souza, coordenadora do SAMU – Norte/ES, acompanharam de perto a competição. Na oportunidade, Andreia comemorou os resultados obtidos pela equipe: “A participação e os prêmios recebidos são um testemunho do compromisso, da capacidade técnica e da paixão dos nossos colaboradores em oferecer o melhor atendimento possível à comunidade. Estamos extremamente orgulhosos de cada um de vocês e agradecemos pelo empenho e dedicação demonstrados. Continuem a brilhar e a inspirar a todos com seu trabalho exemplar”.
O desempenho das equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros no 2º Desafio Estadual de Resgate Veicular e Trauma é um reflexo do compromisso em oferecer um atendimento de excelência à comunidade. Os prêmios e reconhecimentos recebidos são um testemunho da dedicação e habilidade dos profissionais, que continuam a inspirar e elevar os padrões de resgate e salvamento no Espírito Santo.

Foto: Divulgação
Fonte: Editora Hoje

Saúde - ES1.com.br
São Gabriel da Palha avança na modernização da saúde com inauguração da Sala de Telemedicina na Policlínica Luiz Bono

A Prefeitura de São Gabriel da Palha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Governo do Estado, inaugurou oficialmente a Sala de Telemedicina, instalada na Policlínica Luiz Bono. A cerimônia marcou um importante passo na modernização dos serviços de saúde no município, com a implementação de um espaço estruturado para atendimentos médicos remotos e especializados.
O novo serviço utiliza a tecnologia como aliada para ampliar o acesso à saúde e proporcionar mais agilidade e eficiência no atendimento à população. A sala de telemedicina está equipada com computador, câmera e conexão segura, permitindo que os pacientes realizem teleconsultas com especialistas sem precisarem sair do município.

Foto: Editora Hoje
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Tiago Rocha ressaltou a importância do investimento. “A gente inovou ao criar um espaço mais acolhedor. Somos pioneiros no serviço de telemedicina e também com o CONSUS, sendo um dos primeiros municípios do Estado do Espírito Santo a oferecer esse serviço online para a população. Agora, trazemos a telemedicina em parceria com o Governo do Estado e com o secretário Tyago Hoffmann, para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Antes, muitas pessoas precisavam se deslocar até Vitória para conseguir uma consulta especializada. Hoje, elas poderão ter esse atendimento aqui mesmo, em casa, no município de São Gabriel da Palha”, afirmou.
A Secretária Municipal de Saúde interina, Marcella Rossoni Rocha, ressaltou os benefícios diretos da iniciativa: “Estamos muito felizes por estarmos aqui hoje nesta inauguração. É uma parceria com o Governo do Estado, por meio da qual vamos levar mais dignidade e humanização às pessoas, com o atendimento sendo realizado dentro do próprio município. Isso vai evitar que muitos precisem se deslocar, o que acaba afastando as pessoas do seu cotidiano. Trazer esse benefício para o município, com mais 13 especialidades, é algo muito importante para nós. Hoje, por exemplo, já estão sendo realizados 40 atendimentos de dermatologia, o que enche o nosso coração de alegria. Estamos transformando a saúde e promovendo mais equidade para todos”.

Foto: Editora Hoje
A Superintendente Regional de Saúde, Kamila de Sales Roldi Corrêa esteve presente na solenidade e falou sobre o benefício da nova sala. “Hoje nós temos 40 pacientes aqui de São Gabriel sendo atendidos pela dermatologia. E imagina que se a gente tivesse que prover um acompanhante para cada paciente, nós teríamos que deslocar 80 pessoas de São Gabriel para outras localidades para realizar uma consulta especializada. Então, isso é segurança, isso é carinho, isso é cuidado com o bem-estar de vocês”.
A Dra. Natalia Castro realizou uma chamada de vídeo e falou sobre a otimização dos atendimentos: “Foi justamente durante a pandemia que comecei a trabalhar com telemedicina, e eu acho incrível a oportunidade de atender o paciente com qualidade, mesmo à distância. A gente consegue oferecer um atendimento eficaz, e tem sido muito bom. Eu sei disso porque já estudei na HUCAM, por exemplo, que fica em Vitória, e lá existe uma demanda complicada em relação ao transporte. Para muitos pacientes, o deslocamento é difícil e eles acabam perdendo o dia inteiro só para se locomover. Com a telemedicina, conseguimos resolver a maioria dos problemas”.

Foto: Editora Hoje
O Sr. Antônio passou por consulta e compartilhou sobre a sua experiência: “Foi muito bom, foi uma coisa boa, eu gosto das coisas muito transparente. Vai ajudar bastante porque sai muito rápido”.

Foto: Editora Hoje
O evento de inauguração reuniu autoridades, profissionais da saúde e membros da comunidade, que puderam conhecer de perto o novo espaço e entender como funcionará o atendimento remoto.
- Foto: Editora Hoje
- Foto: Editora Hoje

Foto: Editora Hoje
Fonte: Editora Hoje
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3923 – 23/04/2025
-
Policial - ES1.com.br4 dias atrás
Policiais militares detém duas pessoas e apreendem duas armas de fogo em São Mateus
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3924 – 24/04/2025
-
Geral - ES1.com.br7 dias atrás
Nova fábrica e investimentos bilionários transformam Estado em “Vale da Celulose”
-
Geral - ES1.com.br6 dias atrás
Déficit de chuvas ameaça lavouras e preocupa agricultores em pleno ciclo produtivo
-
Geral - ES1.com.br4 dias atrás
A urgente necessidade de um Plano Safra comprometido com a realidade do campo
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br1 dia atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3925 – 25/04/2025
-
Estado - ES1.com.br3 dias atrás
Beneficiários do IPAJM podem se recadastrar pelo Gov.br