Agricultura - ES1.com.br
Encontro é realizado em Governador Lindenberg para esclarecimentos sobre a barragem e torre de celular
A Prefeitura de Governador Lindenberg realizou um encontro para esclarecer as dúvidas de produtores rurais e munícipes em relação à construção da barragem do Distrito de Novo Brasil e a construção da torre de celular que atenderá a Comunidade de Santo Isidoro, o evento contou com a presença do Secretário de Agricultura do Estado, Octaciano Neto, da Deputada Raquel Lessa e do Prefeito Municipal Geraldo Loss, o Presidente da Câmara Alaidio Alves dos Santos e demais vereadores, Fabim Brumati, Aloisio Romanha, Juninho Orletti, José Carlos Marianelli e Wanildo Gustavo Schultais também estavam presentes. Na primeira etapa da reunião o funcionário da empresa ZH Engenharia, que foi a empresa contratada para realizar o projeto da construção da barragem, esclareceu diversos pontos do projeto, tirando diversas dúvidas dos proprietários que moram ao entorno do local da barragem.
O Secretário Octaciano, falou aos presentes que pela quantidade de habitantes do Distrito de Novo Brasil, a barragem em pleno funcionamento terá 203 dias com fornecimento de água. A obra custará certa de 900 mil reais e o prazo para conclusão será em junho deste ano. A Deputada Raquel Lessa citou a importância da obra para o Distrito de Novo Brasil, considerando a estiagem que a localidade passou nos últimos anos e o Prefeito Geraldo Loss agradeceu aos integrantes da família Schultais que foram os proprietários que doaram a área que será construída a barragem.
A segunda etapa das reuniões aconteceu na Comunidade de Santo Isidoro, onde os moradores tiveram a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas a cerca da localização exata da torre e da distância a ser coberta pelo sinal, o secretário Octaciano informou que a localidade da torre se dá pela análise da empresa contratada para instalar a torre, uma vez que essa depende de receber um sinal para retransmiti-lo, a Deputada Raquel Lessa, que fez indicação pela obra citou a dificuldade encontrada em outros municípios devido à resistência de alguns proprietários em autorizar a construção da torre em sua propriedade. O Prefeito Geraldo agradeceu a todos moradores presentes e falou da importância da obra que levará desenvolvimento para a Comunidade, que agora terá acesso aos diversos meios de comunicação.
51 Em Foco
Agricultura - ES1.com.br
IG Café Conilon Espírito Santo ganha espaço na Semana Internacional do Café
Pensando nas novas tendências e no cenário atual que se descortina, a Semana Internacional do Café – SIC 2023 traz como tema central “Origens produtoras – uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”. Os debates referenciam as mudanças e novas exigências que o setor cafeeiro tem experimentado.
Reconhecida como uma das principais feiras do mundo para o setor, a SIC promove um grande encontro entre os diversos profissionais da cadeia do café, criando um ambiente propício para aquisição de conhecimento, possibilidade de acesso a mercados e oportunidades de negócios.
Em vista dessa relevância, representantes das regiões produtoras capixabas participam do evento, acompanhando e participando de debates pertinentes, como terroir e diferenciais dos cafés, sustentabilidade dentro da cadeia produtiva e rastreabilidade.
O café conilon está sendo bem representado na SIC. Além de estandes próprios de cooperativas de produtores da variedade, a IG Café Conilon Espírito Santo se faz presente no estande do Sebrae/ES, um dos apoiadores para a conquista da Indicação de Procedência. No espaço é possível degustar diversos cafés capixabas, sob o convite “Prove a Diversidade, sinta a Excelência e viva a Sustentabilidade”.
A Indicação Geográfica Café Conilon Espírito Santo, que é a maior em área territorial do Brasil, foi conquistada em maio de 2021. É ancorada pela Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo – Fecafés, composta pelas cooperativas Cafesul, Cooabriel, Coopbac e Nater Coop.
De acordo com o presidente da Fecafés, Luiz Carlos Bastianello, o evento traz oportunidades significativas, especialmente para divulgação da variedade. “Um dos grandes propósitos dessa participação é divulgar esse produto extraordinário que nós temos, para visitantes e profissionais do setor. É o momento propício para isso, uma vez que a feira promove um movimento de relevância mundial para a cadeia cafeeira. A expectativa é de que sejam obtidos ótimos resultados com essa divulgação, especialmente para demonstração da qualidade que o conilon capixaba tem alcançado”, avalia.
Dentro da programação da feira estão previstas outras agendas de destaque para o Conilon, como momentos de cuppings, painéis e outros debates.
Fonte: Cooabriel
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3832 – 07/01/2025
-
Gabriel Costa de Andrade – ES1.com.br6 dias atrás
Comecei na academia e agora? – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade
-
PUBLICIDADE LEGAL - ES1.com.br7 dias atrás
PUBLICIDADE LEGAL: 07/01/2025 – EDIÇÃO Nº 3832
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrás
Editais da Cultura 2024: Aulão on-line será transmitido na próxima quarta-feira (08)
-
Regional - ES1.com.br6 dias atrás
Prefeito realiza reunião com foco no reforço da segurança do colatinense
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrás
Iema reforça regras de uso do Arquipélago das Três Ilhas
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrás
Detran|ES orienta sobre prorrogação de prazos de processos de Habilitação
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrás
Chamada Pública da Casa da Música Sônia Cabral: confira os Selecionados para a Programação de 2025