conecte-se conosco


Agricultura - ES1.com.br

Encontro é realizado em Governador Lindenberg para esclarecimentos sobre a barragem e torre de celular

Publicado em

A Prefeitura de Governador Lindenberg realizou um encontro para esclarecer as dúvidas de produtores rurais e munícipes em relação à construção da barragem do Distrito de Novo Brasil e a construção da torre de celular que atenderá a Comunidade de Santo Isidoro, o evento contou com a presença do Secretário de Agricultura do Estado, Octaciano Neto, da Deputada Raquel Lessa e do Prefeito Municipal Geraldo Loss, o Presidente da Câmara Alaidio Alves dos Santos e demais vereadores, Fabim Brumati, Aloisio Romanha, Juninho Orletti, José Carlos Marianelli e Wanildo Gustavo Schultais também estavam presentes. Na primeira etapa da reunião o funcionário da empresa ZH Engenharia, que foi a empresa contratada para realizar o projeto da construção da barragem, esclareceu diversos pontos do projeto, tirando diversas dúvidas dos proprietários que moram ao entorno do local da barragem. 

camera_enhance Secretário de Estado da Agricultura Octaciano Neto e prefeito de Governador Lindenberg Geraldo Loss. (Crédito: divulgação)

O Secretário Octaciano, falou aos presentes que pela quantidade de habitantes do Distrito de Novo Brasil, a barragem em pleno funcionamento terá 203 dias com fornecimento de água. A obra custará certa de 900 mil reais e o prazo para conclusão será em junho deste ano. A Deputada Raquel Lessa citou a importância da obra para o Distrito de Novo Brasil, considerando a estiagem que a localidade passou nos últimos anos e o Prefeito Geraldo Loss agradeceu aos integrantes da família Schultais que foram os proprietários que doaram a área que será construída a barragem.

leia também:  Colnago participa das comemorações de 38 anos de Marilândia

A segunda etapa das reuniões aconteceu na Comunidade de Santo Isidoro, onde os moradores tiveram a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas a cerca da localização exata da torre e da distância a ser coberta pelo sinal, o secretário Octaciano informou que a localidade da torre se dá pela análise da empresa contratada para instalar a torre, uma vez que essa depende de receber um sinal para retransmiti-lo, a Deputada Raquel Lessa, que fez indicação pela obra citou a dificuldade encontrada em outros municípios devido à resistência de alguns proprietários em autorizar a construção da torre em sua propriedade. O Prefeito Geraldo agradeceu a todos moradores presentes e falou da importância da obra que levará desenvolvimento para a Comunidade, que agora terá acesso aos diversos meios de comunicação.


camera_enhance (Crédito: divulgação)


51 Em Foco

Agricultura - ES1.com.br

Colatina promove ‘Dia de Campo’ com foco na sustentabilidade da cafeicultura

Com o objetivo de levar conteúdos essenciais para produtores e profissionais do setor, abordando práticas inovadoras para uma cafeicultura mais sustentável e produtiva, a Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, Incaper, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Governo Federal, promove o Dia de Campo – Sustentabilidade na Cafeicultura. O evento será realizado no dia 03 de abril, das 7h às 12h, no Sítio Córrego Dantas, em Colatina.

Durante o encontro, especialistas do IFES e do Incaper apresentarão palestras sobre temas fundamentais para o manejo eficiente da lavoura, como manejo da irrigação com tensiômetros, o uso de plantas de cobertura para melhorar a saúde do solo e a nutrição do cafeeiro para uma produção mais eficiente e de qualidade.

O evento também marcará o lançamento do XIII Concurso de Qualidade de Café Conilon de Colatina, iniciativa que busca reconhecer e valorizar os melhores cafés da região, incentivando os produtores a aprimorarem suas técnicas de cultivo e beneficiamento.

leia também:  Colnago participa das comemorações de 38 anos de Marilândia

Para o Prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, a realização do Dia de Campo reforça o compromisso do município com a modernização da produção agrícola: “O café é uma das maiores riquezas do nosso município, e eventos como este são fundamentais para capacitar nossos produtores, garantindo mais produtividade, sustentabilidade e qualidade. O apoio à cafeicultura fortalece nossa economia e impulsiona Colatina como referência no setor”.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Agildo Costa, destaca a importância da iniciativa para o futuro da cafeicultura na região: “Trazer conhecimento técnico e inovador aos produtores é essencial para garantir uma produção mais sustentável e competitiva. O Dia de Campo é uma excelente oportunidade para trocar experiências e adotar novas práticas que farão a diferença na lavoura”.

A ação conta com o apoio da Agriconline, Plante Vida, Hidromaq, Eixo Engenharia Solar, AgrolandES e Sebrae, empresas e instituições comprometidas com o fortalecimento do setor cafeeiro na região.

A participação é gratuita, e os interessados podem se inscrever antecipadamente para garantir presença no evento.

Fonte: PMC

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!