conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Doação de leite humano: mês dedicado ao tema ganha programação especial

Publicado em

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Rede Capixaba de Banco de Leite Humano (RBLH), iniciou neste mês de maio as programações para o mês de doação de leite humano. Com o tema “Doação de Leite Humano: gotas de amor para um mundo melhor”, a campanha tem nesta sexta-feira (13) a web palestra nacional “Atuação interprofissional no Banco de Leite Humano: avanços científicos e tecnológicos na promoção da saúde materno infantil”. Os interessados podem acompanha-la pelo canal de Youtube oficial da RBLH, a partir das 8h.

Ainda na sexta-feira (13) acontecerá uma apresentação com o tema de “Sessão Experiências Exitosa no Espírito Santo — Política de fornecimento de fórmulas infantis e a rede capixaba de banco de leite humano: uma parceria em prol da amamentação”. A apresentação também será on-line, no canal oficial da Rede, pelo Youtube, a partir das 10h.

De acordo com a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança, a médica pediatra Edna Vaccari, promover ações exclusivas sobre a doação de leite humano dá uma visibilidade maior aos Bancos de Leite Humano e oportuniza a captação de potenciais doadoras de leite.

“Os estoques de leite humano estão baixos nos Bancos de Leite e são muitos os bebês internados em unidades neonatais, impossibilitados de serem amamentados por suas próprias mães. A doação do leite materno é importante para os bebês internados e ajuda suprir a necessidade nutricional com melhor recuperação e a possibilidade de uma vida mais saudável”, informou a Vaccari.

leia também:  Sedu realiza eleições para composição dos Conselhos de Escola

A coordenadora do Banco de Leite do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais (Hucam), Mônica Barros de Pontes, ressalta que neste mês de doação de leite materno é fundamental agradecer todas as mães que se solidarizam pela causa.

“Agradecer e acolher às mães que se solidarizam é essencial para estabelecer o processo de amamentação e incentivar e apoiar o aleitamento materno exclusivo e oportuno por dois anos ou mais. É importante lembrar que, a identificação precoce de potenciais doadoras também ajuda a prevenir o desmame precoce, principalmente pelas complicações nas mamas, em função do excesso de leite”, destacou Mônica Barros de Pontes.

Bancos de Leites

O Espírito Santo conta com cinco Bancos de Leite Humano, dois postos de Coleta, além de salas de apoio para a amamentação e doação de leite humano. O longo de todo ano, municípios capixabas realizam grupos educativos com gestantes e nutrizes na Rede de Atenção Primária à Saúde.

Em 2021, foram coletados 4.096 litros de leite humano, de 2.689 doadoras que puderam atender cerca de dois mil recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal do Estado.

leia também:  Avanço da vacinação no Espírito Santo reduz indicadores de óbitos pela Covid-19

Onde doar

Para doar, a lactante não precisa sair de casa, basta telefonar para o BLH mais próximo de sua residência e agendar a visita no domicílio. Uma equipe irá se deslocar até a residência para fazer o cadastro, deixar os frascos esterilizados, a etiqueta e orientações de como massagear as mamas para retirar, armazenar e congelar o leite humano.

– Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais (Hucam) – Referencia Estadual;

Tel: (27) 3335-7515 / (27) 33357424

– Banco de Leite Humano (BLH) do Estado no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba);

Tel: (27)3636-3151.

– Banco de Leite Humano Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SBCJ);

Tel: (27)3212-7246

– Banco de Leite Humano no Hospítal da Polícia Militar (HPM);

Tel: (27) 3636-6568

– Banco de leite do Hospital Maternidade São José em Colatina (HMSJ);

Tel: : (27)2102-2144

Clique aqui e acesse o canal no Youtube da Rede

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
Estagiária: Júlia Paranhos
[email protected]

Fonte: Governo ES

Estado - ES1.com.br

Governo entrega veículos de transporte sanitário aos municípios das regiões Sul e Serrana

O governador do Estado, Renato Casagrande, entregou, nesta sexta-feira (27), dez novos veículos de transporte sanitário que vão atender os municípios das regiões Sul e Serrana, beneficiando mais de 217 mil habitantes. Os objetivos são garantir o acesso de todos os capixabas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para o fortalecimento dos serviços de saúde prestados. 

Entre os municípios contemplados estão: Domingos Martins, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Brejetuba, Castelo, Vargem Alta, Laranja da Terra e Iconha.

Ao lado dos prefeitos dos municípios contemplados, o governador falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Estado. “Desde o início do nosso mandato estamos fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). A descentralização dos serviços de saúde é uma forma de fortalecimento. Contudo, alguns serviços ainda dependem de deslocamento, por isso esses veículos são essenciais para transportar os pacientes com mais segurança e conforto”, observou.

Foram adquiridos 89 automóveis pelo Governo do Estado, com capacidade para 16 passageiros cada, totalizando o investimento de R$ 23,4 milhões A distribuição teve início na última semana e será realizada de forma gradativa, sendo dois veículos de transporte sanitário para os municípios com população superior a 75 mil habitantes e um automóvel para os com população inferior a 75 mil habitantes.

leia também:  IPAJM convoca beneficiários aniversariantes de abril que não fizeram o recadastramento/2022 obrigatório

Para o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, esse é um momento muito importante para toda população. Ele acredita que os veículos permitirão maior acessibilidade aos serviços assistenciais das regiões. “Essas vans são essenciais em todo território capixaba, possibilitando o acesso mais adequado e seguro. Em breve, todos os 78 municípios terão os veículos à disposição para atender da melhor forma os cidadãos capixabas”, ressaltou.

Entrega de câmaras de refrigeração

Ainda durante a solenidade realizada em Venda Nova do Imigrante, o governador Renato Casagrande anunciou a entrega de oito câmaras de refrigeração, com capacidade de 280 litros cada, para os municípios de Domingos Martins, Afonso Cláudio, Marechal Floriano, Brejetuba, Castelo e Laranja da Terra.

A aquisição das câmaras de refrigeração foi realizada por meio de incentivo financeiro, encaminhado pelo Ministério da Saúde, totalizando R$ 544 mil. Os objetivos são aprimorar e equipar as salas de vacinação de cada território.

Também estiveram presentes os superintendentes da regional de Saúde Metropolitana e Sul, Cybeli Pandini e Márcio Clayton, respectivamente.

leia também:  Sedu realiza eleições para composição dos Conselhos de Escola

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
[email protected]

Fonte: Governo ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NOVO GIF SICOOB
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma