Saúde - ES1.com.br
Dia Mundial do Câncer: sete atitudes que podem prevenir a doença

Ter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e manter o peso adequado pode reduzir em 25% a 30% os casos de câncer. É o que afirma a campanha do Dia Mundial do Câncer para este ano, celebrado no próximo dia 4 de fevereiro.
Protagonizada no Brasil pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo Ministério da Saúde e pelo Global Center Control, a mobilização tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção da doença.
Cigarro e bebidas alcoólicas
De acordo com o rádio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), Carlos de Freitas Rebello, deixar de lado o cigarro e as bebidas alcoólicas também é importante. “As bebidas alcoólicas propiciam o aparecimento de vários tipos de câncer, entre eles os de boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, mama e intestino”, explica.
Já o hábito de fumar está relacionado a mais de 50 doenças e corresponde a 30% de todos os casos de câncer no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os mais conhecidos são os de pulmão, boca, faringe, laringe e esôfago.
Câncer de pele
Outro ponto abordado pela campanha é a prevenção do câncer de pele não melanoma, que é o tipo de tumor mais incidente tanto em homens quanto em mulheres, com cerca de 175,8 mil novos casos a cada ano no Brasil, correspondendo a 30% do total de tumores malignos registrados no País.
“Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usar o protetor solar diariamente, assim como preferir roupas com proteção UV ou compridas e, sempre que possível, se abrigar sob uma sombra são algumas das ações para preveni-lo”, diz o médico.
Rebello resumiu as orientações de prevenção ao câncer em uma lista de sete atitudes:
1. Deixar de lado o consumo de bebidas alcoólicas;
2. Manter uma alimentação saudável, preferindo frutas, legumes, verduras, leguminosas e comidas integrais e evitando produtos ricos em gordura, industrializados, ultraprocessados e com muito açúcar;
3. Praticar exercícios físicos regularmente, buscando movimentar o corpo e manter o peso adequado;
4. Realizar os exames preventivos;
5. Não fumar;
6. Usar protetor solar, mesmo em dias nublados, assim como roupas com proteção UV ou de mangas e pernas compridas e preferir sempre se abrigar sob uma sombra;
7. Evitar a exposição solar entre 10h e 16 h.
Vera Caser Comunicação

Saúde - ES1.com.br
Covid-19: Brasil registra 122 mortes e 45,5 mil casos em 24 horas

O Brasil registrou, desde o início da pandemia de covid-19, 672.033 mortes pela doença, informa o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença está em 32.535.923.
Em 24 horas, foram registrados 45.501 casos. No mesmo período, foram confirmadas 122 mortes de vítimas do vírus.
Ainda segundo o boletim, 30.967.114 pessoas se recuperaram da doença e 896.776 casos estão em acompanhamento. No levantamento de hoje, não consta atualização dos dados de Mato Grosso do Sul.
Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras ou nos dias seguintes aos feriados pot causa da redução de equipes que alimentam os dados sobre a doença. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral, há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.
Estados
De acordo com os dados disponíveis, São Paulo lidera o número de casos, com 5,74 milhões, seguido por Minas Gerais (3,65 milhões) e Paraná (2,63 milhões).
O menor número de casos é registrado no Acre (127,1 mil). Em seguida, aparecem Amapá (161,8 mil) e Roraima (161,9 mil).
O estado de São Paulo é o que apresenta o maior número de mortes pela doença (171.072), seguido pelo Rio de Janeiro (74.183) e por Minas Gerais (62.197).
O Acre é o que registra o menor número de mortes (2.005), seguido por Amapá (2.141) e Roraima (2.153).
Vacinação
Até hoje, foram aplicadas 450,1 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 177,4 milhões com a primeira dose e 157,7 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,9 milhões de pessoas e 95 milhões já receberam a dose de reforço.
Edição: Nádia Franco
Fonte: EBC Saúde
-
Agricultura - ES1.com.br7 dias atrás
Colatina recebe R$ 4 milhões em recursos para agricultura familiar
-
Entretenimento - ES1.com.br6 dias atrás
CT VIVA Escolinha celebra 4º aniversário com Encontro das Estrelas em São Gabriel
-
Política Estadual - ES1.com.br6 dias atrás
Dr. Antônio Neto inicia diálogo para fortalecer pré-candidatura a Deputado Estadual
-
Regional - ES1.com.br7 dias atrás
Câmara de São Gabriel aprova projeto de lei que fixa o piso salarial de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3041 – 29/06/2022
-
Regional - ES1.com.br6 dias atrás
Santa Terezinha x Patrimônio São José: trecho de 11km receberá investimento de mais de R$ 17 milhões em São Gabriel
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3042 – 30/06/2022
-
Religião - ES1.com.br4 dias atrás
Emoção e talento encantam noite de Corais em São Gabriel da Palha