conecte-se conosco


Saúde - ES1.com.br

Dia Mundial do Câncer: sete atitudes que podem prevenir a doença

Publicado em

Ter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e manter o peso adequado pode reduzir em 25% a 30% os casos de câncer. É o que afirma a campanha do Dia Mundial do Câncer para este ano, celebrado no próximo dia 4 de fevereiro.

 

Protagonizada no Brasil pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo Ministério da Saúde e pelo Global Center Control, a mobilização tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção da doença.

 

Cigarro e bebidas alcoólicas

De acordo com o rádio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), Carlos de Freitas Rebello, deixar de lado o cigarro e as bebidas alcoólicas também é importante. “As bebidas alcoólicas propiciam o aparecimento de vários tipos de câncer, entre eles os de boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, mama e intestino”, explica.

 

Já o hábito de fumar está relacionado a mais de 50 doenças e corresponde a 30% de todos os casos de câncer no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os mais conhecidos são os de pulmão, boca, faringe, laringe e esôfago.

leia também:  Fique de olho: riscos de acidentes com animais peçonhentos devido às fortes chuvas

 

Câncer de pele

Outro ponto abordado pela campanha é a prevenção do câncer de pele não melanoma, que é o tipo de tumor mais incidente tanto em homens quanto em mulheres, com cerca de 175,8 mil novos casos a cada ano no Brasil, correspondendo a 30% do total de tumores malignos registrados no País.

 

“Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usar o protetor solar diariamente, assim como preferir roupas com proteção UV ou compridas e, sempre que possível, se abrigar sob uma sombra são algumas das ações para preveni-lo”, diz o médico.

 

Rebello resumiu as orientações de prevenção ao câncer em uma lista de sete atitudes:

1.    Deixar de lado o consumo de bebidas alcoólicas;

2.    Manter uma alimentação saudável, preferindo frutas, legumes, verduras, leguminosas e comidas integrais e evitando produtos ricos em gordura, industrializados, ultraprocessados e com muito açúcar;

3.    Praticar exercícios físicos regularmente, buscando movimentar o corpo e manter o peso adequado;

4.    Realizar os exames preventivos;

leia também:  É hoje! Prefeitura de São Gabriel da Palha lança novo recurso para a saúde municipal

5.    Não fumar;

6.    Usar protetor solar, mesmo em dias nublados, assim como roupas com proteção UV ou de mangas e pernas compridas e preferir sempre se abrigar sob uma sombra;

7.    Evitar a exposição solar entre 10h e 16 h.

Vera Caser Comunicação

Saúde - ES1.com.br

São Gabriel da Palha avança na modernização da saúde com inauguração da Sala de Telemedicina na Policlínica Luiz Bono

Foto: Editora Hoje

A Prefeitura de São Gabriel da Palha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Governo do Estado, inaugurou oficialmente a Sala de Telemedicina, instalada na Policlínica Luiz Bono. A cerimônia marcou um importante passo na modernização dos serviços de saúde no município, com a implementação de um espaço estruturado para atendimentos médicos remotos e especializados.

O novo serviço utiliza a tecnologia como aliada para ampliar o acesso à saúde e proporcionar mais agilidade e eficiência no atendimento à população. A sala de telemedicina está equipada com computador, câmera e conexão segura, permitindo que os pacientes realizem teleconsultas com especialistas sem precisarem sair do município.

Foto: Editora Hoje

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Tiago Rocha ressaltou a importância do investimento. “A gente inovou ao criar um espaço mais acolhedor. Somos pioneiros no serviço de telemedicina e também com o CONSUS, sendo um dos primeiros municípios do Estado do Espírito Santo a oferecer esse serviço online para a população. Agora, trazemos a telemedicina em parceria com o Governo do Estado e com o secretário Tyago Hoffmann, para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Antes, muitas pessoas precisavam se deslocar até Vitória para conseguir uma consulta especializada. Hoje, elas poderão ter esse atendimento aqui mesmo, em casa, no município de São Gabriel da Palha”, afirmou.

leia também:  É hoje! Prefeitura de São Gabriel da Palha lança novo recurso para a saúde municipal

A Secretária Municipal de Saúde interina, Marcella Rossoni Rocha, ressaltou os benefícios diretos da iniciativa: “Estamos muito felizes por estarmos aqui hoje nesta inauguração. É uma parceria com o Governo do Estado, por meio da qual vamos levar mais dignidade e humanização às pessoas, com o atendimento sendo realizado dentro do próprio município. Isso vai evitar que muitos precisem se deslocar, o que acaba afastando as pessoas do seu cotidiano. Trazer esse benefício para o município, com mais 13 especialidades, é algo muito importante para nós. Hoje, por exemplo, já estão sendo realizados 40 atendimentos de dermatologia, o que enche o nosso coração de alegria. Estamos transformando a saúde e promovendo mais equidade para todos”.

Foto: Editora Hoje

A Superintendente Regional de Saúde, Kamila de Sales Roldi Corrêa esteve presente na solenidade e falou sobre o benefício da nova sala. “Hoje nós temos 40 pacientes aqui de São Gabriel sendo atendidos pela dermatologia. E imagina que se a gente tivesse que prover um acompanhante para cada paciente, nós teríamos que deslocar 80 pessoas de São Gabriel para outras localidades para realizar uma consulta especializada. Então, isso é segurança, isso é carinho, isso é cuidado com o bem-estar de vocês”.

leia também:  Prefeitura de São Gabriel realiza Audiência Pública da Secretaria Municipal de Saúde

A Dra. Natalia Castro realizou uma chamada de vídeo e falou sobre a otimização dos atendimentos: “Foi justamente durante a pandemia que comecei a trabalhar com telemedicina, e eu acho incrível a oportunidade de atender o paciente com qualidade, mesmo à distância. A gente consegue oferecer um atendimento eficaz, e tem sido muito bom. Eu sei disso porque já estudei na HUCAM, por exemplo, que fica em Vitória, e lá existe uma demanda complicada em relação ao transporte. Para muitos pacientes, o deslocamento é difícil e eles acabam perdendo o dia inteiro só para se locomover. Com a telemedicina, conseguimos resolver a maioria dos problemas”.

Foto: Editora Hoje

O Sr. Antônio passou por consulta e compartilhou sobre a sua experiência: “Foi muito bom, foi uma coisa boa, eu gosto das coisas muito transparente. Vai ajudar bastante porque sai muito rápido”.

Foto: Editora Hoje

O evento de inauguração reuniu autoridades, profissionais da saúde e membros da comunidade, que puderam conhecer de perto o novo espaço e entender como funcionará o atendimento remoto.

Foto: Editora Hoje

Fonte: Editora Hoje

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!