conecte-se conosco


Educação - ES1.com.br

Dia D da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia acontece às quintas-feiras

Publicado em

Foto: Divulgação/PMNV

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), seguindo o cronograma do dia D da Busca Ativa Escolar, na quinta-feira (30), disponibilizou equipes para visita técnica aos Distritos de Cedrolândia e São Gonçalo, pela manhã e em bairros do município veneciano, no período da tarde. Foram recebidos  7 alertas, sendo 5 localizados com êxito.

A Seme implantou  a estratégia Busca Ativa Escolar no ano passado, com o objetivo de identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos que estão fora da escola.

A partir de abril deste ano, a Seme criou o dia D,  que acontece  semanalmente às quintas-feiras. O trabalho é desenvolvido  entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, cada uma atuando no âmbito de suas competências de forma integrada e articulada.

De acordo com a coordenadora da Busca Ativa, um cronograma é feito pelo setor com base nas informações inseridas, feita pela unidade escolar, na plataforma. “Os  dados da Plataforma nos permitem  identificar se o aluno está matriculado e não está frequentando as aulas”, disse. Segundo ela, outra forma de obtenção de informações é por meio dos agentes de saúde, que,  ao visitarem as famílias, acabam por identificar  alunos fora da escola.

leia também:  'Diversidade e inclusão social' é tema de palestra para alunos do CEEMTI Governador Gerson Camata em São Gabriel da Palha

Além de trazer o aluno de volta para a escola, a estratégia monitora a criança e/ou adolescente para garantir sua permanência nas unidades escolares.

Sobre a estratégia
A Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), em parceria com a União de Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde,  como estratégia para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos.

Fonte: Ascom|PMNV

Educação - ES1.com.br

Nova Venécia: Gincana movimenta as aulas de matemática na EMEF Dr. Adalton Santos

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a EMEF Dr. Adalton Santos, promoveu, entre os dias 12 e 14 de julho,  a Gincalculando, uma gincana voltada para a área de exatas dos alunos do 8º ano A e B e do 9º ano A.

De iniciativa da professora da disciplina de matemática, a gincana oportunizou aos estudantes a possibilidade de aprender de forma divertida e competitiva. Jogos de dama, dominó e tangram foram algumas das propostas para treinar a capacidade de concentração e análise dos alunos. “Nosso objetivo com essa gincana é despertar o gosto pela matemática, proporcionando momentos divertidos e prazerosos”, disse a docente.

Desenvolver habilidades envolvendo o raciocínio lógico matemático também foi um objetivo da Gincalculando. Além dos jogos, os alunos produziram uma paródia com o tema “A Matemática no meu dia a dia”, a musimática, estouraram balões que continham operações matemáticas para resolver, realizaram um desfile de modas com formas geométricas e o bingo das operações matemáticas.

“Foram dias diferentes para nós, com a gincana foi muito mais legal aprender matemática, ficou mais leve”, pontuou uma aluna do 8º ano.

leia também:  Governo faz repactuação do Paes e adesão atinge 100% dos municípios capixabas

A gincana aconteceu no auditório da EMEF Dr Adalton Santos e contou com a participação de 3 turmas, atendendo mais de 70 alunos.

Foto: Divulgação/PMNV

Alunos, junto à professora idealizadora da Gincana, durante o bingo das operações matemáticas

Foto: Divulgação/PMNV

Equipes vermelha e azul durante a atividade do estoura balões

Foto: Divulgação/PMNV

Aluna do 8º ano no desfile de modas, o destaque está no acessório do cabelo, que mostra as formas geométricas

Fonte: Ascom|PMNV

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!