conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Detran|ES realiza atividade de educação no trânsito em Afonso Cláudio

Publicado em


A equipe de servidores do Detranzinho, o espaço de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) participou nessa quinta-feira (25) de uma ação social em parceria com o Centro Regional de Assistência Social (CRAS), no município de Afonso Cláudio, na Região das Montanhas Capixabas.

Dentre os serviços ofertados pelo CRAS de Afonso Cláudio destaca-se o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que trabalha com grupos, divididos por faixa etária (crianças, adolescentes, adultos e idosos) cujo objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva.

Com o objetivo de finalizar os trabalhos educativos desenvolvidos durante o mês de novembro, o CRAS escolheu a temática Educação no Trânsito, pois além de fazer parte dos direitos e deveres de todos inseridos no espaço público, ensina valores essenciais para a formação do caráter de um bom cidadão, como cordialidade, respeito, solidariedade e senso de responsabilidade.

No evento, que também contou com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Associação Pro-Casa do Menino, foram realizadas várias atividades educativas desenvolvidas pelos agentes de educação do Detran|ES, dentre elas, palestras, roda de conversa sobre gentileza, teatro de fantoche e contação de histórias, todas envolvendo a temática segurança no trânsito. Cerca de 230 pessoas participaram das ações. 

leia também:  Prodest inicia licitação para implantar rede ES Digital

O ponto alto é o jogo Transitolândia, um grande jogo de tabuleiro, com perguntas e respostas, no qual os participantes jogam como se fossem os pinos. A dinâmica é usada pela equipe do Detranzinho para ensinar regras e comportamentos do dia a dia no trânsito.

As adolescentes Ágata e Estela, 12 e 13 anos, respectivamente, afirmam ter gostado da palestra e da Transitolândia. Disseram ter aprendido sobre as normas de comportamento e destacaram a necessidade de sempre usar o cinto de segurança, o capacete ao andar de moto e o perigo da combinação bebida e direção.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que a educação no trânsito é para todos, jovens e adultos. “Nosso trabalho é atuar para a promoção de um trânsito mais seguro, no presente e no futuro. Por isso nos preocupamos em educar as crianças e adolescentes que ainda não dirigem. Pois elas estão no trânsito todos os dias, e é importante que eles conheçam desde cedo as regras, comecem a mudar de comportamento e atuem como nossos multiplicadores nas famílias. Para os adultos e os idosos, a fala é mais um lembrete, um alerta para que se atentem da importância de adotar atitudes seguras no trânsito”, disse Vieira.

leia também:  Edição 2021 dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) não será mais realizada

A servidora do CRAS, Gilda Corrêa Pimenta, destaca a importância dessa ação em conjunto com o Detran|ES. “Corroboro com o diretor Givaldo, quando sobre o quão essencial é fazer esse trabalho de conscientização com as crianças. Isso vai nos levar a novos motoristas mais responsáveis, cidadãos mais preparados, gentis no trânsito e na sociedade como um todo. E tem resultado positivo no hoje também, pois eles levam o que aprendem para suas famílias, mudando o comportamento deles e diminuindo comportamentos ruins no trânsito do município. Somos muito gratos pela parceria”, pontua.

Detranzinho na sua cidade

Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail [email protected].

O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente, via e-Docs, ou presencial na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular no Estado.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
[email protected]

Fonte: Governo ES

Estado - ES1.com.br

Governo do Estado divulga a venda de três imóveis públicos localizados em Vitória


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (19), o Edital de Concorrência Nº 001/2022 para a venda, sob o critério de “maior lance ou oferta”, de três imóveis públicos do Executivo Estadual localizados no município de Vitória.

Os imóveis estão distribuídos em dois lotes. O primeiro, com lance inicial no valor de R$ 4.837.000,00, conta com área de terreno de 1.380 metros quadrados, localizada na esquina da Rua Hélio Marconi com a Avenida Carlos Moreira Lima, no bairro Bento Ferreira; além do Edifício Percy, que tem 2º, 3º e 4º pavimentos, com terraço coberto, totalizando 814,70 metros quadrados de área construída e que está localizado à Rua Barão de Itapemirim, no Centro de Vitória.

Já o segundo lote apresentado pelo edital é composto por área de terreno de 2.127,00 metros quadrados, localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, n°455, no bairro Santa Lúcia. O lance inicial para esse imóvel é de R$ 7.333.000,00.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destaca o objetivo da venda dos três imóveis. “Além de arrecadar recursos financeiros para investimentos em projetos, programas e entregas do Governo à população capixaba, a venda possibilitará que novos empreendimentos funcionem nesses locais”, disse.

Poderão participar do processo pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em grupo, que atenderem a todas as exigências contidas no Edital e seus anexos. O documento na íntegra está disponível nos sites www.seger.es.gov.br e www.portaldepatrimonio.es.gov.br. Os interessados poderão visitar os imóveis disponíveis para venda, entrando em contato pelo telefone (27) 3636-5266 e/ou pelo e-mail [email protected].

A sessão pública para abertura das propostas acontecerá no dia 10 de março, às 10 horas, no auditório do Edifício Fábio Ruschi, situado na Avenida Governador Bley, Nº 236, Centro de Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
[email protected]

Fonte: Governo ES

leia também:  Saeb será aplicado de 16 de novembro a 10 de dezembro de 2021
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma