conecte-se conosco


Economia - ES1.com.br

CREA-ES faz mutirão para negociar dívidas

Publicado em

No período de 17 de setembro a 17 de outubro aproximadamente 22 mil pessoas físicas e jurídicas que foram autuadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) terão a oportunidade de quitar suas dívidas relacionadas a Notificações e Autos de Infração com desconto de até 90% nos juros e multa, durante a campanha “Crea em Dia – Mutirão de Negociação de Dívidas”  .

De acordo com o levantamento do maior Conselho Profissional do Estado, 13.345 cidadãos ou proprietários de empresas foram autuados por exercício ilegal da profissão, ou seja, por exercer atividades da Engenharia, da Agronomia ou das Geociências sem possuir habilitação profissional para executar serviços nessas áreas. Estão incluídos nessa lista muitos cidadãos que construíram sua casa, sua moradia ou até mesmo seu comércio sem acompanhamento de um profissional legalmente habilitado e, por esta razão, foram notificados e, posteriormente, multados pelo Crea-ES.

Profissionais e empresas registrados no Crea-ES também receberam nos últimos anos notificações e autos de infração por estarem exercendo suas atividades de forma irregular. Cerca de 1.500 profissionais foram notificados, na maioria dos casos, por não registrar no Conselho a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da obra ou serviço executado e mais de 7 mil empresas estão inadimplentes também por não registrar a ART, além de atuar sem a presença de um profissional habilitado no seu quadro técnico.

leia também:  Com 1,3 milhão de visitas, Pavilhão Brasil atrai estrangeiros em Dubai

Também serão contemplados pelo programa “Crea em Dia” 18.486 profissionais e 12.384 empresas da área tecnológica que encontram-se em débito com a Anuidade Profissional.

O “Crea em Dia – Mutirão de Negociação de Dívidas” é uma campanha do Crea-ES com o objetivo de reduzir a inadimplência referente a débitos constituídos até 31 de dezembro de 2017. A campanha é temporária e viabilizará condições para que profissionais e empresas da área tecnológica, bem como o cidadão, possam quitar suas dívidas com descontos especiais, legalizando, assim, a situação perante o Crea-ES.

Assessoria/CREA-ES

Economia - ES1.com.br

Aneel mantém bandeira tarifária verde para junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira verde no mês de junho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a agência, dessa forma, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Em maio, a agência já havia acionado a bandeira verde. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Bandeiras Tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre um acréscimos, que variam de R$ 1,874 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumido a 9,492 por 100 kWh.

leia também:  BC: contas externas têm saldo negativo de US$ 8,1 bi em janeiro

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Edição: Nádia Franco

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NOVO GIF SICOOB
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma