conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

CRE Central promove ação para medição e entrega gratuita de óculos pelo Programa de Órtese e Prótese Ocular da Sesa

Publicado em

A Região Central de Saúde do Espírito Santo deu início aos atendimentos pelo Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica da Secretaria da Saúde (Sesa). Implementado no final de 2023 pela Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC), o programa beneficiou, na última sexta-feira (11), 100 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios de Vila Valério, Colatina, Pancas e Baixo Guandu, que estiveram no Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina para apresentar os exames e escolher o modelo dos óculos.

Após a confecção, os óculos serão entregues ao representante de cada município, que ficará responsável por repassá-los aos pacientes. O tempo médio estimado entre o cadastramento, a medição e a entrega é de 20 a 25 dias, o que garante agilidade no atendimento e acesso rápido ao benefício.

A usuária Cristina de Siqueira, moradora de Baixo Guandu, participou da ação e elogiou a iniciativa. Segundo ela, o atendimento foi excelente e as opções de armação agradaram bastante. “Achei ótimo, muito legal. Encontrei a armação que eu queria. Os óculos são uma necessidade. Então, quando o poder público vê que você precisa e supre essa necessidade, o cidadão fica muito feliz”, afirmou.

leia também:  Vice-Governadoria realiza encontro com representantes da Coreia do Sul

Também de Baixo Guandu, Michele Barbosa destacou a rapidez no processo. “Fiz a consulta e, em uma semana, já fui encaminhada para escolher os óculos. Gostei muito da organização e da qualidade do atendimento”, contou.

A superintendente Regional de Saúde de Colatina, Kamila Roldi, reforçou a importância da ação para a população da região. “Essa entrega vai além de um par de óculos: ela representa cuidado, dignidade e acesso à saúde. Com esse programa, a Sesa mostra que é possível promover inclusão e qualidade de vida com ações simples, mas muito significativas”, ressaltou.

Como ter acesso ao Programa na Região Central de Saúde

Para ter acesso ao Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica, o paciente deve apresentar a prescrição para o uso de óculos, fornecida por um oftalmologista do SUS e emitida em até um ano. Com a receita em mãos, é necessário procurar a Unidade de Saúde de referência no município com os seguintes documentos:

Cartão do SUS;
Documento de identidade;
Comprovante de residência em nome do paciente (se estiver em nome do cônjuge, anexar certidão de casamento);
Em caso de aluguel ou moradia em casa de terceiros, apresentar declaração simples do proprietário ou declaração emitida pela Unidade de Saúde ou pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras);
Certidão de nascimento e RG do responsável (para menores de idade ou pessoas com deficiência).

leia também:  Confira os ganhadores do Nota Premiada Capixaba em agosto

Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com o CRE de Colatina pelos telefones: (27) 3717-2523 ou (27) 3717-2527.

Veja as fotos da ação: https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720325077597

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
[email protected]

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde
Eduardo Candeias
[email protected]
(27) 3717-2541

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Governo inicia obras de restauro do Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, em Guarapari

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.

O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.

“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.

leia também:  Sejus abre seleção para contratar consultores do Moderniza-ES

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”

Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.

A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.

leia também:  Setades anuncia municípios vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas pela Primeira Infância Capixaba

Radium Hotel

Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 98829-2953
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!