conecte-se conosco


Saúde - ES1.com.br

COVID-19: Águia Branca chega a mais de 76% da população vacinada com a 1ª dose

Publicado em

Foto: Editora Hoje

Segundo dados que foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), o Estado registrou até o domingo (24), 12.827 mortes por Covid-19, 603.208 casos confirmados da doença e o índice de letalidade da doença no Estado é de 2,1%. E com isso, cada município tem se esforçado para a cobertura completa de vacinação de todos os cidadãos, em Águia Branca 76,54% da população foi vacinada com a 1ª dose e 53,5% da população retornou para a 2ª dose, segundo dados da SESA.

“Atingimos pouco mais de 75% da população com pelo menos 1 dose da vacina contra COVID, uma grande conquista para nosso município que passou por momentos terríveis durante a pandemia com várias pessoas perdendo a vida para o vírus. Mas não podemos abaixar a guarda, nós continuamos com força total na vacinação e pedimos encarecidamente a população que atendam nosso chamado e venham receber suas vacinas, seja a segunda dose ou a dose de reforço, o vírus não acabou, precisamos do apoio de todos pois somente assim vamos acabar com esse mal. Então venha vacinar, se informe com com seus agente de saúde e procure sua unidade de saúde, a vacina salva vidas”, enfatizou o Secretário de Saúde de Águia Branca, Marlos Anizesky Bergami.

leia também:  Covid-19: Fiocruz recebe insumo para 5 milhões de doses de vacina

Fonte: Editora Hoje

Saúde - ES1.com.br

Saúde e Anvisa atualizam regras para doação de sangue durante pandemia


O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram as regras para doação de sangue em função da pandemia de covid-19. De acordo com nota técnica divulgada ontem (25), quem foi infectado pelo vírus fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias. 

O período de inaptidão de dez dias vale para quem apresentou sintomas de covid, incluindo casos leves e moderados. No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação a data de coleta do exame. 

A nota também trata de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato. 

O ministério e a Anvisa orientam os hemocentros a seguirem medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia. É recomendada a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores. 

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

leia também:  Covid-19: Fiocruz recebe insumo para 5 milhões de doses de vacina
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma