Estado - ES1.com.br
Corpo de Bombeiros realiza 3º Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma do Espírito Santo

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), realiza o 3º Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma do Espírito Santo. O evento ocorre nestas quarta-feira (28) e quinta-feira (29), no estacionamento do Shopping Mestre Álvaro, na Serra, com início previsto para 08h da manhã e duração até, aproximadamente, 16h, nos dois dias.
O Desafio já se tornou uma tradição e é realizado todo mês de maio, em alusão ao Maio Amarelo, campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito. A competição reúne equipes do Corpo de Bombeiros e instituições convidadas, que realizam provas práticas de salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar.
Além de fomentar a educação no trânsito, o desafio tem o intuito de incentivar o treinamento constante da tropa e, por conseguinte, oferecer um serviço cada vez mais qualificado para a sociedade. Em 2025, participam equipes de 11 unidades do Corpo de Bombeiros, tanto da Grande Vitória quanto do interior do Estado.
Entre os convidados estão a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guardas Municipais, SAMU, Ecovias, Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) empresas privadas e instituições do Terceiro Setor.
Para a realização das provas, serão montados diversos cenários, com veículos reais, simulando situações de acidentes, em que as equipes realizam o salvamento de vítimas encarceradas, utilizando equipamentos para corte e expansão de ferragens, além do suporte necessário para socorro. As atividades seguem um padrão internacional tanto na montagem dos cenários quanto nas técnicas empregadas.
Este ano, pela primeira vez, outras atividades serão realizadas concomitantemente aos desafios. O público que prestigiar o evento poderá participar do Minicircuito “Trânsito Seguro”, realizado em parceria com empresas de mobilidade urbana. Nele, adultos e crianças vão transitar por um circuito, usando veículos como mini buggys e bikes elétricas, e serão orientados por agentes de trânsito das diversas forças presentes, que darão orientações para um trânsito seguro.
Nos dois dias, também haverá o 1º Workshop de Salvamento Veicular, no qual Bombeiros Militares vão compartilhar conhecimento com profissionais de emergência, como bombeiros civis e resgatistas de empresas privadas, em um cenário que vai simular um acidente automobilístico com diversas vítimas.
Serviço:
O que: 3º Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma do Espírito Santo
Quando: dias 28 e 29/05 (quarta e quinta-feira), a partir das 08h.
Onde: Estacionamento G7 do Shopping Mestre Álvaro: Av. João Palácio, 300 – Eurico Salles, Serra
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar
Camila Ferreira
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br
Lei amplia faixa de renda para gratuidade de pessoas com deficiência no Transcol

Foi aprovada, nessa terça-feira (08), a Lei Complementar 213/01 que amplia a faixa de renda de pessoas com deficiência (PcD) para o uso do passe livre, de um para dois salários mínimos, no caso de quem mora sozinho, e de três para quatro salários mínimos, no caso de famílias compostas por até quatro pessoas. Além disso, a comprovação de renda também pode ser feita por meio do CadÚnico, o que antes não era possível.
“É com grande satisfação que recebemos a aprovação da Lei Complementar 213/01, um avanço significativo para a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência no Sistema Transcol. Esta nova legislação não apenas amplia o acesso ao passe livre para uma faixa maior de beneficiários, mas também desburocratiza o processo de comprovação de renda e flexibiliza a realização de exames, refletindo nosso compromisso contínuo em promover um transporte público mais justo e acessível para todos”, pontuou o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes.
Outro ponto importante da Lei Complementar é que agora as audiometrias poderão ser feitas na rede particular. Antes, era obrigatório que fossem feitas na rede pública. O novo texto flexibiliza ainda o prazo de validade dos laudos médicos e amplia a validade dos comprovantes de renda de 30 para 60 dias.
A nova lei regulamenta a Emenda Constitucional nº 029/00, de 29 de novembro de 2000, que altera a redação do caput do art. 229 da Constituição Estadual do Espírito Santo.
Fonte: GOVERNO ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3986 – 05/07/2025
-
Saúde - ES1.com.br7 dias atrás
São Gabriel da Palha oferta mais de 700 consultas oftalmológicas gratuitas
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3988 – 08/07/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3989 – 09/07/2025
-
Regional - ES1.com.br6 dias atrás
Lions Clube de São Gabriel da Palha empossa nova diretoria para o Ano Leonístico 2025/2026
-
Regional - ES1.com.br3 dias atrás
Confira os ganhadores da Campanha Festa da Colheita 2025 em Vila Valério
-
ENTREVISTA - ES1.com.br2 dias atrás
Educador Físico Henrique Borcardt, de São Gabriel da Palha, destaca avanços na área, alerta sobre o sedentarismo e reforça a importância do acompanhamento profissional
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3987 – 07/07/2025