conecte-se conosco


Agricultura

Cooperativa orienta produtor a adotar granelização

Publicado em

Foto: Cooabriel

A Cooabriel está modernizando o método de armazenagem e transporte dos cafés dos produtores. Melhorias gradativas vêm sendo feitas nos serviços de entrega e recepção de cafés nos armazéns da cooperativa, por meio de adequação ao sistema de granelização.

O recebimento de café a granel teve início há cerca de três anos e a Cooabriel vem ampliando esse sistema a cada ano. Com ele, o produtor vem deixando de enviar café de saca em saca no modelo tradicional e passando a enviar a granel para armazenagem. O transporte até a cooperativa é feito dentro de bags, a granel na carroceria do caminhão ou até mesmo na carroceria de trator.

A cooperativa orienta os produtores a adotarem a granelização, como forma de terem mais agilidade e custos menores, como um diferencial de valor no frete. “A entrega a granel ou em bags gera uma grande economia em mão de obra, tempo e dinheiro”, avaliou o gerente de armazéns, José Carlos de Azevedo.

Entre as vantagens, estão a diminuição da mão de obra paga pelo produtor e a melhoria da logística. Apesar disso, muitos ainda usam os modelos tradicionais. É importante o produtor avaliar que o impacto causado pela escassez e os custos cada vez mais altos de mão de obra podem ser minimizados com o uso de equipamentos, tanto no transporte como no manejo partindo da colheita, secagem, pilagem e transporte.

leia também:  Espírito Santo sedia Feira Nacional de Agroturismo

“A granelizacão é uma saída inteligente e eficaz, gera eficiência e agilidade na operação, tanto na propriedade quanto na entrega no armazém. A Cooabriel está se preparando para prestar esse serviço com mais eficiência, mas precisamos que nosso cooperado veja isso como investimento necessário e não como custo. Se investir nesse processo, com menos pessoas você consegue ser mais eficiente”, afirmou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

O sócio Davi Canal, de São Gabriel da Palha, já entregou parte do café a granel na cooperativa. “Neste ano o transporte será todo nesse formato. A economia em mão de obra é grande, de cerca de 90%. Outra vantagem é o custo menor com gasolina”, disse.

Outro sócio, Ivo Bone, que já utiliza a granelização na Cooabriel, também avalia as vantagens do processo. “Foi uma boa decisão porque tive uma economia de tempo e também no frete. A entrega foi bem mais rápida”, finalizou.

Fonte: Cooabriel

Agricultura

Nova Venécia: agricultores elogiam gestão do prefeito André e atenção para com as estradas rurais

Estradas que cortam a zona rural de Nova Venécia estão recebendo a atenção necessária e tão esperada pela população. A Prefeitura Municipal através de suas equipes, está realizando um trabalho intensivo de recuperação das vias.

Já foram dezenas de quilômetros restaurados, contemplando, inicialmente, as localidades de Barra do 4, Córrego do 7, Córrego da Invejada, Boa Fé e Córrego Muniz.

 


Recuperação de estradas rurais garante conforto para população do campo

As obras têm a aprovação dos moradores da zona rural que se beneficiam com a melhoria nas condições de trafegabilidade. Com estradas melhores e trânsito seguro, a população rural pode se deslocar para outras localidades com conforto e também realizar o escoamento da produção com mais agilidade.

Trabalhos realizados na comunidade de Barra do 4. Fotos: Divulgação


Para o agricultor Davi Geraldo, ter uma via com boa qualidade para trafegar é algo de suma importância e que mostra uma atenção da parte da gestão para com o produtor rural.

“Nós agricultores, merecemos uma estrada boa para poder se deslocar de um lugar para o outro com mais facilidade, ninguém merece ter que passar todo dia por uma estrada toda esburacada. Ter estradas em boa qualidade também é sinônimo de tranquilidade pra gente que precisa escoar a nossa produção, tanto de café, quanto de pimenta do reino. Todo ano era uma luta mas graças a Deus e ao prefeito André, as estradas estão em boas condições”, comentou Davi.

leia também:  Hoje é dia da Assembleia Geral Ordinária da Cooabriel de São Gabriel

Gilvan Possebon também é agricultor. Produtor de café conilon, ele afirma que: “a luta dos produtores é diária, seja com sol ou chuva estamos na lida, para tirar nosso sustento e também ajudar no desenvolvimento do nosso município com a agricultura. Posso dizer que o prefeito André tem sido muito bom para nós, desde que assumiu como prefeito. Sei que tem muitas pessoas que ainda não viram o trabalho dele, mas esse é o seu primeiro mandato, ele pegou a ‘casa’ desarrumada e leva um tempo para organizar as coisas. Mas tenho certeza que Deus vai abençoar que o prefeito André continuará fazendo um bom trabalho e investindo na agricultura cada vez mais”, disse.

“Tem gente que não consegue ver a importância de se ter uma estrada em boa qualidade. Mas só quem sente na pele todos os dias, é que entende como o trabalho realizado pela prefeitura tem sido importante”, falou a dona de casa e também produtora rural, Josimara Aguiar.

“Somos gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com trabalho diário, construímos o desenvolvimento do município. Por isso, ter um prefeito como o André, que olha por nós e entende que somos importantes é algo assim, que me deixa até sem palavras. Espero que o progresso continue e que o prefeito continue empenhado em ajudar a população”, afirmou o produtor José Daniel.

leia também:  Maior barragem do Estado entre Pinheiros e Boa Esperança é inaugurada

Fonte: Editora Hoje

 

 

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma