conecte-se conosco


Agricultura

Cooabriel distribui R$600 mil em prêmios em solenidade de cafés sustentáveis

Publicado em

Foto: Divulgação Cooabriel

Com muita expectativa e alegria dos sócios contemplados, a Cooabriel realizou na noite de quinta-feira (17) solenidade para anunciar a entrega de prêmios aos cooperados que produziram na safra 2020, volumes de cafés sustentáveis. Fazem parte do grupo, produtores com produção de café 4c e com baixo teor de glifosato (dentro dos padrões LMR Aceitável)

A solenidade que foi presencial e online, contou também com uma palestra com o consultor, Eduardo Sampaio – Engenheiro Agrônomo, Consultor da Plataforma Global do Café (GCP) que destacou aspectos históricos das certificações e sustentabilidade no café, o papel da plataforma global do café, as ferramentas para a melhoria contínua, desafios na cafeicultura. Falou da profissionalização do cafeicultor e das expectativas de demanda do mercado pela produção dentro dos preceitos de sustentabilidade.

O grupo de produtores participaram presencialmente em número reduzido de pessoas, obedecendo às recomendações de segurança como restrição à Covid -19. O grupo presente representou os demais cooperados que tiveram a oportunidade de acompanhar ao vivo pelos canais da cooperativa.

De acordo com o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, o prêmio representa o valor agregado aos cafés produzidos dentro de critérios de sustentabilidade. “Iniciamos já há algum tempo este trabalho no campo, conscientizando nossos produtores a respeito da importância das boas práticas para produção sustentável de café e agora o resultado está aparecendo. O valor adicional negociado no mercado pela cooperativa com esses cafés, é repassado ao grupo de cooperados que armazenaram lotes de café na Cooperativa nesta safra de acordo com o volume de cada um. São R$ 600 mil (seiscentos mil reais) em prêmios aos cooperados como valor agregado aos cafés sustentáveis” – falou entusiasmado.

A consultora técnica da Cooabriel, Samara Cuquetto Batista e o gerente corporativo de mercado da cooperativa, Edimilson Calegari, conduziram o momento de explicação da formação do grupo de produtores, bem como, da conquista desse mercado onde foi possível agregar valor aos cafés sustentáveis da Cooperativa. Nesse momento foram entregues de forma simbólica, os “cheques de cafés sustentáveis” aos produtores presentes com os respectivos nomes e valores.

Surpresa, emoção e satisfação foram expressados pelos sócios ao receberem o prêmio. Muitos receberam valores bem consideráveis.

leia também:  Lavoura e floresta: Sistemas Agroflorestais são tema de seminário no Caparaó

PAGAMENTO DIRETO NA CONTA– O pagamento do prêmio de todos os que foram contemplados, mesmo os que não participaram presencialmente, será feito no dia 28 de dezembro de 2020, após às 12 horas, direto na conta bancária de cada um que é parte do grupo de cafés sustentáveis da cooperativa.

Confira os depoimentos:

“Muito bacana a iniciativa da Cooabriel. É um reconhecimento, um incentivo para o produtor melhorar cada vez mais. Meu pai é que toca a propriedade e ficou muito feliz com o valor” – Fernanda Jacob, sócia

“Um incentivo a mais porque ficamos mais animados de produzir com qualidade e satisfazer o consumidor com um produto sustentável. É bom para nós e para a natureza.  Minhas nascentes são preservadas e não jogo nenhum lixo na propriedade. A minha terra não é um lugar qualquer. Ela será preservada para as futuras gerações. Os produtos que uso tem potencial de combater pragas e doenças, mas não produtos muito perigosos, com uso consciente, pensando na rentabilidade, na lucratividade e no meio ambiente. Estou na equipe 4c desde 2015” – Antônio Carlos Soares, sócio

leia também:  Futura ministra da Agricultura diz que bebidas e fertilizantes não terão fiscalizações diárias

“Muito alegre por esse reconhecimento da Cooabriel. O valor recebido irei investir na lavoura. A Cooabriel está vendo nosso esforço e nos incentivando” – Juvenal Bastianello, sócio

“Participo do 4c e só vejo uma grande força da Cooabriel. Me sinto muito feliz e muito satisfeito pelo reconhecimento e vou passar para frente para que mais produtores entrem no grupo. Temos que apoiar. Sinto muita honra de ser sócio da Cooabriel. Sempre fui um defensor da cooperativa” –Aldecyr Pinto Pirschner, sócio.

 

Fonte: Cooabriel

Agricultura

Nova Venécia: agricultores elogiam gestão do prefeito André e atenção para com as estradas rurais

Estradas que cortam a zona rural de Nova Venécia estão recebendo a atenção necessária e tão esperada pela população. A Prefeitura Municipal através de suas equipes, está realizando um trabalho intensivo de recuperação das vias.

Já foram dezenas de quilômetros restaurados, contemplando, inicialmente, as localidades de Barra do 4, Córrego do 7, Córrego da Invejada, Boa Fé e Córrego Muniz.

 


Recuperação de estradas rurais garante conforto para população do campo

As obras têm a aprovação dos moradores da zona rural que se beneficiam com a melhoria nas condições de trafegabilidade. Com estradas melhores e trânsito seguro, a população rural pode se deslocar para outras localidades com conforto e também realizar o escoamento da produção com mais agilidade.

Trabalhos realizados na comunidade de Barra do 4. Fotos: Divulgação


Para o agricultor Davi Geraldo, ter uma via com boa qualidade para trafegar é algo de suma importância e que mostra uma atenção da parte da gestão para com o produtor rural.

“Nós agricultores, merecemos uma estrada boa para poder se deslocar de um lugar para o outro com mais facilidade, ninguém merece ter que passar todo dia por uma estrada toda esburacada. Ter estradas em boa qualidade também é sinônimo de tranquilidade pra gente que precisa escoar a nossa produção, tanto de café, quanto de pimenta do reino. Todo ano era uma luta mas graças a Deus e ao prefeito André, as estradas estão em boas condições”, comentou Davi.

leia também:  Futura ministra da Agricultura diz que bebidas e fertilizantes não terão fiscalizações diárias

Gilvan Possebon também é agricultor. Produtor de café conilon, ele afirma que: “a luta dos produtores é diária, seja com sol ou chuva estamos na lida, para tirar nosso sustento e também ajudar no desenvolvimento do nosso município com a agricultura. Posso dizer que o prefeito André tem sido muito bom para nós, desde que assumiu como prefeito. Sei que tem muitas pessoas que ainda não viram o trabalho dele, mas esse é o seu primeiro mandato, ele pegou a ‘casa’ desarrumada e leva um tempo para organizar as coisas. Mas tenho certeza que Deus vai abençoar que o prefeito André continuará fazendo um bom trabalho e investindo na agricultura cada vez mais”, disse.

“Tem gente que não consegue ver a importância de se ter uma estrada em boa qualidade. Mas só quem sente na pele todos os dias, é que entende como o trabalho realizado pela prefeitura tem sido importante”, falou a dona de casa e também produtora rural, Josimara Aguiar.

“Somos gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com trabalho diário, construímos o desenvolvimento do município. Por isso, ter um prefeito como o André, que olha por nós e entende que somos importantes é algo assim, que me deixa até sem palavras. Espero que o progresso continue e que o prefeito continue empenhado em ajudar a população”, afirmou o produtor José Daniel.

leia também:  II Seminário de Pecuária de Leite do Norte/Noroeste do ES

Fonte: Editora Hoje

 

 

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma