conecte-se conosco


Geral - ES1.com.br

Chuva, raios, ventos fortes e até granizo previstos para o ES

Publicado em

Depois do sol e das altas temperaturas do fim de semana, o Espírito Santo tem previsão de pancadas de chuva para os próximos dias. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta que o Estado tem risco baixo de sofrer eventos geo-hidrológicos.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) destaca que grande parte do Estado tem risco de tempestades de raios, granizo, chuvas intensas e vendaval nesta segunda-feira, 05, e na terça-feira, 06, que tem ainda risco de alto acumulado de chuva. Segundo o Inpe, “ocorrerão pancadas de chuva ao longo da segunda-feira que virão acompanhadas de descargas elétricas. Mais isoladamente haverá condição para chuvas intensas em curto período de tempo, rajadas de vento de forte intensidade e, não se descarta, queda de granizo”. A tendência é que a chuva seja mais intensa e persistente no Estado.
Na terça, “haverá condição para acumulados significativos de precipitação ao final do dia”.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o tempo fica instável a partir da tarde desta segunda na metade sul do Estado e nas áreas próximas à divisa com Minas Gerais, sendo esperadas pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Nas demais regiões do Espírito Santo, o dia tem sol, com chance de chuva no período da noite na Grande Vitória e proximidades de Aracruz.
Ainda segundo o Incaper, a terça começa com chuva em trechos da metade norte do Estado, com chuva a partir da tarde, podendo vir em forma de pancadas. Em partes do Caparaó e do oeste da região Serrana, as pancadas de chuva começam a partir da tarde. Na Grande Vitória, proximidades de Aracruz e trechos do litoral sul, o dia começa com chuva.

leia também:  Ministério inicia campanha nacional para estimular doação de sangue

Tribuna Online

Geral - ES1.com.br

Ainda não conhece Guapimirim no município do RJ? Natureza, aventura e gastronomia

Guapimirim, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, é um destino encantador que combina belezas naturais, aventuras ao ar livre e experiências gastronômicas únicas. 

A cidade oferece diversas opções de hospedagem, incluindo pousadas aconchegantes e serviços de day use, ideais para quem busca um refúgio na natureza sem a necessidade de pernoitar. Estabelecimentos como as pousadas Berro D’Água, Caminho das Montanhas, Recanto do Tortuga entre outras proporcionam ambientes tranquilos e confortáveis para os visitantes.

Cachoeiras imperdíveis em Guapimirim

As cachoeiras são verdadeiros paraísos naturais. Destaques incluem o Poço Verde, conhecido por suas águas tranquilas e profundidade ideal para mergulhos, o Poço da Capela, situado próximo à histórica Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, Poço da Ponte Velha que oferece um ambiente tranquilo e o Vale da Lua Guapimirim.

Poço da Capela. Foto: Divulgação

Esses locais são perfeitos para banhos e momentos de contemplação. Existem outras cachoeiras e poços para você visitar e voltar para casa com boas histórias.

Montanhas e trilhas para aventureiros

leia também:  Himaba abre vagas para enfermeiros e técnicos em Enfermagem

Para os amantes de montanhismo e escalada, Guapimirim apresenta desafios emocionantes. A montanha Escalavrado é uma das preferidas dos aventureiros, oferecendo uma escalaminhada que exige preparo físico e proporciona vistas deslumbrantes da região. 

Algumas escaladas requerem autorização do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, garantindo a preservação ambiental e a segurança dos praticantes.

Dedo de Nossa Senhora em Guapimirim. Foto: Francine Ribeiro

Alguns dos muitos locais que você não pode deixar de visitar: Coruja Mirim, Cabeça de Peixe, Dedo de Nossa Senhora, Trilha do Ouro, Pedra do Sino entre outros e as trilhas.

Trilha Cabeça de Peixe Parnaso. Foto: Francine Ribeiro

Pontos turísticos culturais e históricos

Guapi abriga importantes patrimônios culturais. As Capelas de Sant’Ana e a Capela de Nossa Senhora D’Ajuda são um dos marcos históricos que vale a visita. 

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, além de suas trilhas e cachoeiras, oferece uma imersão na biodiversidade local, sendo um dos parques mais antigos e importantes do Brasil. Poderá encontrar diversas espécies de passarinhos.

leia também:  Sedurb participa do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano

E se ainda sobrar tempo visite a famosa APA, Seringal, Estação Ferroviária, Pesca do Robalo, Centro de Primatas, Café Colonial de Dom Pedro, Kartódromo, Feira Orgânica, Parque das Águas e entre outros atrativos.

Gastronomia

Os ambientes dos restaurantes locais servem desde o tradicional churrasco na parrilla argentina até a autêntica comida mineira. Para os amantes de hambúrgueres artesanais, há opções que combinam ingredientes frescos e locais. 

Se acordar tarde depois de tantas visitas e quiser um gostoso café da manhã as pousadas oferecem uma variedade de quitutes regionais, proporcionando uma experiência gastronômica completa.Também poderá encontrar padarias na região.

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀