conecte-se conosco


Geral - ES1.com.br

China alcança antes de 2020 objetivo de reduzir emissões de carbono

Publicado em

A China já alcançou o objetivo de reduzir as emissões de carbono previsto para 2020, anunciaram nesta terça-feira, 27, as autoridades do país, que atribuíram o sucesso em grante parte ao pioneiro sistema de comércio de emissões iniciado em 2011.
O representante especial da China para mudança climática, Xie Zenhua, citado pela agência estatal Xinhua, afirmou que no final de 2017 o país asiático tinha reduzido em 46% as emissões de carbono por unidade do Produto Interno Bruto (PIB) com relação a 2005, alcançando antes do previsto o objetivo fixado entre 40% e 45% para 2020.
Xie afirmou que isso foi possível graças ao sistema de comércio de emissões de carbono, iniciado em 2011 pelas autoridades em sete cidades e províncias, como Pequim e Xangai.
De acordo com o esquema implementado, as empresas que produzem mais de sua cota permitida de emissões poderão comprar novas cotas não utilizadas no mercado, daquelas firmas que poluem menos.
Segundo assegurou, no final de 2017 tinham sido completadas transações no valor total de 200 milhões de toneladas de cotas de emissões de carbono por meio dessa plataforma, com faturamento de 4,7 bilhões de iuanes (US$ 748 bilhões).
Xie destacou o sucesso de uma das saídas que a China propôs para tentar controlar seus índices de poluição, além de reduzir o consumo de combustíveis fósseis e aumentar o de energias limpas.
A China, conforme o Acordo de Paris, tem que reduzir as emissões de carbono por unidade do PIB entre 60% e 65% até 2030, com relação aos seus níveis de 2005.
No final do ano passado, o governo chinês apresentou o plano para estender esse mecanismo de comércio de emissões a todo o país.

leia também:  Sejus participa de curso de Otimização de Políticas no Sistema Penal em Brasília

Agência Brasil

Geral - ES1.com.br

Ainda não conhece Guapimirim no município do RJ? Natureza, aventura e gastronomia

Guapimirim, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, é um destino encantador que combina belezas naturais, aventuras ao ar livre e experiências gastronômicas únicas. 

A cidade oferece diversas opções de hospedagem, incluindo pousadas aconchegantes e serviços de day use, ideais para quem busca um refúgio na natureza sem a necessidade de pernoitar. Estabelecimentos como as pousadas Berro D’Água, Caminho das Montanhas, Recanto do Tortuga entre outras proporcionam ambientes tranquilos e confortáveis para os visitantes.

Cachoeiras imperdíveis em Guapimirim

As cachoeiras são verdadeiros paraísos naturais. Destaques incluem o Poço Verde, conhecido por suas águas tranquilas e profundidade ideal para mergulhos, o Poço da Capela, situado próximo à histórica Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, Poço da Ponte Velha que oferece um ambiente tranquilo e o Vale da Lua Guapimirim.

Poço da Capela. Foto: Divulgação

Esses locais são perfeitos para banhos e momentos de contemplação. Existem outras cachoeiras e poços para você visitar e voltar para casa com boas histórias.

Montanhas e trilhas para aventureiros

leia também:  Ônibus do Hemoes realiza coleta de sangue em Santa Maria de Jetibá, Serra e Muniz Freire

Para os amantes de montanhismo e escalada, Guapimirim apresenta desafios emocionantes. A montanha Escalavrado é uma das preferidas dos aventureiros, oferecendo uma escalaminhada que exige preparo físico e proporciona vistas deslumbrantes da região. 

Algumas escaladas requerem autorização do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, garantindo a preservação ambiental e a segurança dos praticantes.

Dedo de Nossa Senhora em Guapimirim. Foto: Francine Ribeiro

Alguns dos muitos locais que você não pode deixar de visitar: Coruja Mirim, Cabeça de Peixe, Dedo de Nossa Senhora, Trilha do Ouro, Pedra do Sino entre outros e as trilhas.

Trilha Cabeça de Peixe Parnaso. Foto: Francine Ribeiro

Pontos turísticos culturais e históricos

Guapi abriga importantes patrimônios culturais. As Capelas de Sant’Ana e a Capela de Nossa Senhora D’Ajuda são um dos marcos históricos que vale a visita. 

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, além de suas trilhas e cachoeiras, oferece uma imersão na biodiversidade local, sendo um dos parques mais antigos e importantes do Brasil. Poderá encontrar diversas espécies de passarinhos.

leia também:  Região sul recebe quase R$ 8 milhões em investimentos do Governo do Estado

E se ainda sobrar tempo visite a famosa APA, Seringal, Estação Ferroviária, Pesca do Robalo, Centro de Primatas, Café Colonial de Dom Pedro, Kartódromo, Feira Orgânica, Parque das Águas e entre outros atrativos.

Gastronomia

Os ambientes dos restaurantes locais servem desde o tradicional churrasco na parrilla argentina até a autêntica comida mineira. Para os amantes de hambúrgueres artesanais, há opções que combinam ingredientes frescos e locais. 

Se acordar tarde depois de tantas visitas e quiser um gostoso café da manhã as pousadas oferecem uma variedade de quitutes regionais, proporcionando uma experiência gastronômica completa.Também poderá encontrar padarias na região.

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀