conecte-se conosco


Geral - ES1.com.br

Cavernas Casa de Carnes conquista registro no SIM

Publicado em

O Cavernas Casa de Carnes deu mais um passo para poder comercializar produtos de origem animal dentro do município, o proprietário Reginaldo Pimenta conquistou o primeiro registro que é referente ao estabelecimento, agora está sendo realizado o registro dos produtos. O registro garante ao empresário o direito de comercializar seus produtos em qualquer comércio varejista do município sem prejuízos de fiscalizações.     

 

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é uma comissão formada dentro da Secretaria Municipal de Agricultura que atua no controle e na fiscalização das agroindústrias de produtos de origem animal que pretendem comercializar seus produtos dentro do município. A agroindústria se torna apta a fabricar e comercializar seus produtos através da obtenção do selo de inspeção do SIM, onde cada produto fabricado recebe um selo com o número do estabelecimento e do respectivo produto.

 

“Com o selo vamos poder trabalhar dentro da legalidade, dentro das normas sanitárias exigidas, onde vamos poder produzir linguiças, produzir carne de sol. O cliente chegando aqui no estabelecimento, vai ter a garantia de que temos o registro, e que estamos dentro das normas sanitárias, para nossa empresa é um grande avanço ”, contou Reginaldo Pimenta, proprietário do Cavernas.

leia também:  Confira como será o funcionamento do Detran|ES neste final de ano

 

Os benefícios para a população é de poder consumir um produto com certificação de ser um alimento seguro e de qualidade.

 

Editora Hoje

Geral - ES1.com.br

Exportações seguem firmes, mas preços internacionais recuam

O setor sucroenergético brasileiro mantém ritmo acelerado de embarques no final de 2025. Dados da agência marítima Williams Brasil apontam que, até 5 de novembro, 80 navios aguardavam para carregar açúcar nos portos do país. O volume programado para exportação soma 3,059 milhões de toneladas, mantendo crescimento frente à semana anterior, quando estavam previstas 2,993 milhões de toneladas.

O Porto de Santos (SP) lidera os embarques nacionais, com 1,87 milhão de toneladas programadas. Paranaguá (PR) aparece na sequência, respondendo por 767 mil toneladas. Outros terminais participantes incluem São Sebastião (142,4 mil toneladas), Imbituba (37,9 mil), Maceió (126,5 mil), Recife (56,5 mil) e Suape (37 mil). A maior parte das cargas é composta por açúcar VHP (2,78 milhões de toneladas), seguido pelo Cristal B150, TBC e VHP em sacas.

Ainda segundo a agência, o relatório inclui navios já atracados, em fundeio ou com previsão de chegada até o fim de dezembro, indicando que o fluxo de exportações do setor deve permanecer intenso até o encerramento do ano.

leia também:  Mais de 75% dos atendimentos da EDP são realizados pelo portal da empresa na internet e no aplicativo de celular

O desempenho em outubro comprova a força do açúcar brasileiro no comércio internacional. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que o país exportou 4,2 milhões de toneladas de açúcar e melaços no mês, gerando receita de US$ 1,669 bilhão. O preço médio, porém, caiu para US$ 396,90 por tonelada, reflexo do aumento da oferta global e da queda nas cotações internacionais.

Apesar de a receita diária ter recuado 5,8% na comparação com outubro de 2024, houve aumento de 12,8% no volume exportado, fortalecendo o papel do Brasil como maior fornecedor mundial do produto. Com logística eficiente e portos preparados para grandes operações, o setor mantém sua competitividade, mesmo diante dos desafios do mercado exterior.

Fonte: Pensar Agro

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!