conecte-se conosco


Esportes

Carateca Vinícius Figueira está confirmado em Tóquio 2020

Publicado em

© Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br/Direitos Reservados
.

Na última quarta-feira (18), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou por meio de seus perfis nas redes sociais que a Federação Internacional de Caratê (WKF) oficializou a vaga do atleta brasileiro Vinícius Figueira nos Jogos de Tóquio 2020.

A definição veio após a opção da WKF de cancelar a etapa do Circuito Mundial de Madri (Espanha), seguindo orientação de Federação Espanhola da modalidade. O torneio estava previsto para ocorrer na metade de abril e seria o último a contar pontos para o ranking olímpico, após a etapa do Circuito Mundial de Rabat (Marrocos), prevista para o final de semana de 14 e 15 de março, também ter sido cancelada.

Sendo assim, o ranking mundial foi fechado com os resultados da etapa de Salzburgo (Áustria), em fevereiro. Dessa forma, o brasileiro está em Tóquio.

“Tinha muito gente comemorando. Mas precisava esperar essa confirmação oficial. E, graças a Deus, ela veio. Estou muito feliz. Foram 21 competições desde 2018, quando começou a corrida olímpica. E chegar no final com essa vaga está sendo especial demais”, festeja o atleta.

leia também:  Fluminense nega negociação para reaver Thiago Silva, atual PSG

Treinando na Turquia, o brasileiro retornou à sua terra natal, Londrina (Paraná). E foi lá que recebeu a notícia. O coronavírus acabou alterando as comemorações em família: “Foi uma situação curiosa. Saí de casa no dia dois de janeiro em busca dessa vaga. E voltei só agora, e muito feliz com o dever cumprido. Acabei de conquistar a vaga olímpica para a primeira edição do caratê nos Jogos. As pessoas querem me abraçar e festejar comigo. Mas estou tentando receber os parabéns à distância, respeitando as orientações dos médicos. É por um bom motivo, a precaução”.

Por que Vinícius está garantido?

No caratê, os quatro melhores colocados no ranking olímpico se classificam. Em Tóquio, as categorias até 67kg e até 60kg se juntam. Assim, os dois melhores da 67kg e os dois da 60 kg têm a classificação confirmada. E com todos os cancelamentos de eventos, Vinícius Figueira, da até 67kg, não pode mais perder o seu posto entre os quatro melhores. A briga do paranaense era com o egípcio Ali Elsawy, que está com 360 pontos a menos.

leia também:  Colorado se prepara para enfrentar o Boca Juniors

Futuro

Até o momento, na categoria do brasileiro já são cinco atletas confirmados: Darkhan Assadilov (Cazaquistão), Steven Da Costa (França), Ângelo Crescenzo (Itália), Vinícius Figueira (Brasil) e Naoto Sago (Japão). Ainda outros cinco atletas serão classificados: três no Pré-Olímpico Mundial e mais dois pelos torneios continentais.

“Com certeza, não vai ser uma competição fácil. São todos atletas extremamente fortes, os melhores do mundo. Todos passaram por um processo classificatório muito rigoroso. Vou dar uma descansada aqui no Brasil. Vinha em um ritmo muito forte buscando essa vaga. Quando eu voltar, vou mudar o foco: quero a medalha”, encerra.

Edição: Fábio Lisboa

Esportes

Com a convocação de Gustavo, Sport fecha biênio com atletas convocados


Único clube do mundo a revelar dois artilheiros de Copas do Mundo, o Sport Club do Recife segue sendo ativo em oferecer talentos para representar a Seleção Brasileira nas categorias de base. Com a convocação do meia-atacante Gustavo para a sub-20 canarinho, o Clube fechou o biênio com atletas convocados em toda as categorias, isto é, da sub-15 a sub-23. Ao todo, foram seis Leões da base convocados: Kawe e Ítalo, na sub-15, Diego e Victor Gabriel, na sub-17, Gustavo na sub-20, e Adryelson, atleta já consolidado no elenco profissional, na sub-23.

No caso de Adryelson, o zagueiro leonino ainda foi campeão do conceituado torneio de Toulon. Título que ele juntou com o Sul-Americano sub-17, que já possuía. Além do quadro de convocados para representar a principal Seleção do mundo, os Leões da Base também aparecem de forma bem representativa no elenco profissional. Hoje, o elenco rubro-negro tem 35% de todo o grupo composto por jogadores oriundos da base. Percentual que corresponde a 12 atletas.

Hoje no Cruzeiro, o lateral-direito Rafael foi outro jogador revelado pelo Leão que representará, com o ex-companheiro Gustavo, a Seleção Brasileira Sub-20. Juntos, ambos foram campeões pernambucanos Sub-17 e Sub-20 na temporada passada. Coordenador da base rubro-negra, Rodrigo Dias acredita que as convocações e frequência da base no elenco profissional seja fruto e indício do bom trabalho que é feito pelo departamento.

  Sport vence o Athetico de 1 a 0 com gol de Thiago Neves

leia também:  Palmeiras e Flamengo se destacam em dado fundamental no Brasileirão

“Temos alguns indicadores de que o trabalho está no caminho certo. O principal é quando os atletas da base se firmam na equipe principal, onde no momento há um percentual bem positivo. Outro indicador é o de convocações para Seleção Brasileira, que mostra o nível dos atletas que estamos formando. Nestes dois anos (2019 e 2020), foram seis convocações distribuídas nas quatro categorias  de formação, o que evidencia também uma homogeneidade na nossa Base. Vale ressaltar, também, a qualidade de todos os profissionais envolvidos neste complexo, árduo, mas gratificante processo”, disse.

 

Visualizar

MAIS LIDAS

error: O conteúdo está protegido !!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma