conecte-se conosco


Tecnologia - ES1.com.br

Capixabas já podem obter a versão digital da CNH

Publicado em

camera_enhance A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas agora o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e. (Crédito: divulgação)

Os condutores capixabas já podem ter acesso em seus smartphones à versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e). A oferta do serviço será obrigatória a partir de 1º de fevereiro. Contudo, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) disponibilizou o serviço antes do prazo aos seus condutores, sendo o Espírito Santo um dos primeiros Estados do país a adotar o documento digital. O serviço, que é opcional, funciona por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado pela Google Play Store e pela App Store.
O diretor de Habilitação e Veículos do Detran|ES, José Eduardo de Souza Oliveira, ressalta que a versão eletrônica da CNH contém todas as informações dispostas no documento impresso, garantindo a autenticidade do documento e o mesmo valor jurídico da versão impressa.
Oliveira destaca ainda, que a CNH-e não é obrigatória. “A versão digital do documento de habilitação é opcional. Mas, para solicitá-lo, o condutor já precisará ter na sua CNH impressa, o QR Code, que é um código escaneável em aparelhos eletrônicos. Esse código já consta nas habilitações emitidas a partir de 1º de maio de 2017”.
O diretor informa que o condutor que não possui o QR Code em sua CNH, poderá fazer a antecipação da renovação ou solicitar uma segunda via. Nestes casos, o usuário terá que pagar as taxas.
Antes de baixar o aplicativo, o condutor deve ter um número de celular e um endereço de e-mail cadastrados na base do Denatran. Para isso, é preciso realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran www.portalservicos.denatran.serpro.gov.br.  Caso as informações estejam incompletas, o usuário deverá enviar um email para [email protected], informando o número de telefone celular, com DDD 27 ou 28, e uma cópia anexa da última CNH impressa. O Detran|ES atualizará os dados para que o cadastro seja finalizado.
A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas agora o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e. Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada, e o condutor será autuado com base no artigo 232, que diz que conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório é uma infração leve, com multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.  A CNH-e é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

leia também:  Golpes no WhatsApp: conheça as 7 armadilhas usadas pelos criminosos e fique atento

Como obter a CNH Digital

Para quem tem a CNH com QR Code:

1- Se possuir um certificado digital (*), pode acessar o Portal de Serviços do Denatran e cadastrar os dados.

2- Se não possuir um certificado digital (*) e o e-mail e o telefone celular não estejam atualizados no cadastro da habilitação, o condutor deverá enviar um email para [email protected], solicitar a inclusão ou atualização desses dados e depois acessar o Portal de Serviços do Denatran e cadastrar os dados.

3- Após o cadastro ser efetuado no Portal de Serviços do Denatran, ir ao Menu “CNH Digital” e clicar em “Ativação”, para receber um e-mail com o código de validação.

4- Baixar o aplicativo “CNH Digital”. O primeiro acesso será com o código de autenticação/validação, para gerar uma nova senha com quatro dígitos.

 

 Para quem tem a CNH sem QR Code:

1- Caso a CNH tenha sido emitida antes de 02 de maio de 2017, o condutor deverá requerer uma nova via da CNH impressa, com custos, atualizando o número de celular e endereço de e-mail.

leia também:  Prévia do Windows 10 ganha modo claro e facilita pausar atualizações

2- Acessar o Portal de Serviços do Denatran e cadastrar seus dados.

3- Após o cadastro ser efetuado no Portal de Serviços do Denatran, ir para o “Menu CNH Digital”, em seguida clicar em “Ativação” e irá receber o e-mail com o código de autenticação/validação. 
 

(*) Certificado digital com validade jurídica, equivalente a assinatura de próprio punho. O certificado para assinatura digital de documentos pode ser adquirido através de uma Autoridade de Certificação (AC) vinculada ao ICP Brasil. Exemplos de ACs vinculadas habilitadas: Secretaria da Receita Federal, Serasa, Certisign, Caixa Econômica, Presidência da República. Não é obrigatório a aquisição.

 

Detran|ES

Tecnologia - ES1.com.br

5 Maneiras de Ganhar Dinheiro Online Ainda em 2022

Se você quer ganhar dinheiro online, mas ainda não achou uma forma interessante, este guia lhe ajudará muito.

Ao longo deste guia, vamos mostrar 5 maneiras de fazer dinheiro usando apenas a Internet. Então, se você só está acostumado a ganhar dinheiro de forma física, sem usar da Internet como uma forma de monetizar, leia este conteúdo até o final.

Mas antes de começarmos, não se esqueça de compartilhar este guia em suas redes sociais e com os seus amigos que também querem aprender a como ganhar dinheiro online.

Sendo assim, vamos lá!

O que você precisará para ganhar dinheiro online

Hoje, vemos que uma das principais objeções entre as pessoas que começam a ganhar dinheiro online é a questão do capital. Muitos acreditam que, para conseguir realmente trabalhar com Internet, é necessário ter um grande capital.

Contudo, isso é um grande mito. Na verdade, independente da área que você for atuar, você só precisa de uma coisa: conhecimento.

Para começar a ganhar dinheiro na Internet, você não precisa ter experiência prévia ou um grande capital. Tendo conhecimento, você consegue começar a ganhar dinheiro hoje. Porém, é aí que está o “problema”.

Muitas pessoas querem começar a ganhar dinheiro online, mas não querem estudar. Diferente disso, se você está realmente focado em ganhar dinheiro online, a nossa recomendação é que você faça um curso gratuito de marketing digital

Fazendo um curso desse tipo, você terá o conhecimento básico suficiente para começar a ganhar o seu primeiro dinheiro online. Assim, depois de ganhar o seu primeiro capital, basta você ir escalando.

Sendo assim, depois de fazer o seu primeiro curso de marketing digital, podemos mostrar as cinco principais maneiras para você conseguir ganhar dinheiro online:

01. Transcrição

Entre todas as formas de ganhar dinheiro online que falaremos aqui, acreditamos que a transcrição é a mais simples de todas.

Hoje em dia, há uma demanda muito grande pelo trabalho de transcrição. Caso você nunca tenha ouvido falar em transcrição, saiba que isso é um tipo de serviço onde você irá assistir um vídeo e transcrever tudo que é falado nele.

leia também:  Como comprar na Internet com segurança

É claro que esse é apenas um exemplo, pois há vários tipos de serviços de transcrição. Existem pessoas que contratam profissionais para transcrever áudios, podcasts…

Falamos que essa é uma forma simples de ganhar dinheiro pois ela não exige que você tenha um conhecimento prévio. Na verdade, basta você assistir o que foi mandado e transcrever. Simples assim.

Mesmo parecendo um trabalho simples, saiba que existem pessoas que ganham um bom dinheiro fazendo transcrições.

02. Afiliado

Partindo para uma estratégia de ganhar dinheiro online mais avançada, ser um afiliado é uma ótima forma de você conseguir ganhar o seu primeiro dinheiro online.

O afiliado é um tipo de profissional que irá pegar um produto criado por outra pessoa e divulgar para um público que tem potencial de se tornar cliente final.

Para que você entenda melhor como funciona essa questão de ser um afiliado, vamos imaginar que você se tornou afiliado de um curso online de francês.

Com isso, para você ganhar dinheiro, você precisa vender esse curso para uma pessoa. Assim, refletindo sobre quem pode comprar este curso, vamos imaginar que você lembrou de uma prima que sempre quis aprender francês.

Pois bem, nesse caso, você pode divulgar o curso para essa sua prima e, se ela comprar o curso, você vai ganhar uma comissão.

Existem diversos tipos de plataformas onde você pode se registrar e encontrar produtos e serviços para se afiliar. Entre as plataformas que fazem sucesso neste ramo aqui no Brasil, podemos destacar a Monetizze e a Hotmart.

03. Produtos Usados

Uma outra forma bacana de se fazer dinheiro usando a Internet é por meio de produtos usados. Assim como a questão de transcrição, essa é uma outra forma super básica de ganhar dinheiro e que pode fazer com que você suba um capital de forma rápida.

leia também:  Samsung vai revelar celular dobrável e beta do Android Pie nesta quarta, 7

Principalmente se você é uma pessoa que tem muitos produtos usados em casa, é importante que você tenha em mente que isso pode acabar se tornando uma ótima fonte de monetização para você.

Nessa questão de produtos usados, hoje vemos que a maioria dos produtos que são vendidos são eletrônicos e eletrodomésticos no geral.

Portanto, se você tem algum desses produtos parado em casa, sem uso, você pode muito bem anunciar eles em uma plataforma de compra e venda de produtos usados.

04. Prestação de serviços

Assim como a questão de transcrição, a área de prestação de serviços é muito vasta na internet e tem muitas oportunidades.

Existem muitas pessoas que se desenvolvem como prestadores de serviço online e conseguem até mesmo viver disso. Dentro desse ramo de prestação de serviços, há inúmeros segmentos e profissões que você pode seguir – desde que elas se encaixem com o que você vem buscando. 

Nesse caso, entre as principais profissões que temos neste mundo de prestação de serviços online, podemos destacar:

  • Designer
  • Copywriter
  • Editor de Vídeo
  • Gestor de tráfego
  • Assistente Virtual

Aqui, o importante é que você encontre uma área que se encaixa com o que você busca, aprenda ela e se desenvolva. Assim, sendo um bom profissional nessa área, você vai conseguir prestar serviços online e ganhar dinheiro – não tem segredo.

05. Conteúdo

Como quinta e última maneira de ganhar dinheiro na Internet, você pode trabalhar com a produção de conteúdo.

Principalmente se você é uma pessoa mais extrovertida e que gosta de produzir conteúdo, você pode acabar aproveitando muito bem disso e crescendo nesse segmento.

Com criação de conteúdo, você pode ganhar dinheiro com publicidade e até mesmo com a venda de produtos próprios. Para quem está precisando de dinheiro com uma maior urgência, talvez esta não seja uma maneira tão bacana, afinal, até que você consiga construir uma audiência grande, vai levar um bom tempo.

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!