conecte-se conosco


Saúde - ES1.com.br

Câncer de rim muitas vezes é descoberto por acaso, fique alerta

Publicado em

O câncer de rim é um daqueles tumores que podemos chamar de raro. Não entra na lista do Inca dos 10 cânceres mais incidentes na população, mas acaba chamando a atenção por uma outra questão: sua agressividade. Outro entrave relacionado a esse tumor é que ele geralmente não produz nenhum sintoma. Quando há desconfiança de que algo está errado a ponto de procurar um médico, muitas vezes é devido a urina no sangue e aumento do volume abdominal, além de uma intensa dor na parte lateral da barriga. O problema é que quando esses sintomas surgem, o câncer já pode estar em estado avançado.
A boa notícia é em relação ao tratamento. O tumor renal foi um dos que teve mais avanços. Nos últimos 10 anos, houve aprovação de pelo menos 10 novos medicamentos, principalmente de caráter imunoterápico, o que refletiu em melhoras significativas nas taxas de sobrevida e de qualidade de vida.

O que fazer então diante desse cenário tão pessimista? Confira alguns sinais de alerta que servem como prevenção:

leia também:  Prefeito Tiago Rocha convoca população para vencer batalha contra a COVID-19

1 – Os tumores renais, normalmente, são diagnosticados por acaso. O médico pede um ultrassom ou ressonância dos rins por  qualquer outro motivo e acaba encontrando o tumor. Nesses casos de diagnóstico precoce, o índice de cura é maior, mas depende dessa descoberta “por sorte”. Por isso, a melhor forma de prevenir a doença é botar em prática aquela velha história de manter hábitos saudáveis. Não é à toa que martelamos a importância de praticar atividade física regularmente e se alimentar com baixa ingestão de gorduras. Vale também ter a capacidade de ficar atento e “ouvir” o próprio corpo, comunicando seu médico quando algo não vai bem.

2 – Se você for fumante, é hora de repensar esse hábito. O cigarro é um dos principais fatores de risco para tumores urológicos, principalmente os de rins e bexiga. Esse risco aumenta por conta das centenas de agentes cancerígenos existentes na fumaça do cigarro. Quando eles caem na corrente sanguínea, acabam chegando aos rins para serem filtrados. Porém, suas altas concentrações tornam as células renais vulneráveis à sua ação carcinogênica.

leia também:  Vacinação contra HPV começa amanhã (11) em São Gabriel da Palha

3 – Excesso de peso: Um estudo recente publicado na revista “Lancet” revela que o aumento de 5kg/m² no IMC (Índice de Massa Corporal) está relacionado a um risco 25% maior de desenvolver a doença. O ganho de peso acarreta sobrecarga nos rins, que necessitam filtrar mais sangue que o normal para atender à demanda do organismo.

Instituto Vencer o Câncer

Saúde - ES1.com.br

São Gabriel da Palha avança na modernização da saúde com inauguração da Sala de Telemedicina na Policlínica Luiz Bono

Foto: Editora Hoje

A Prefeitura de São Gabriel da Palha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Governo do Estado, inaugurou oficialmente a Sala de Telemedicina, instalada na Policlínica Luiz Bono. A cerimônia marcou um importante passo na modernização dos serviços de saúde no município, com a implementação de um espaço estruturado para atendimentos médicos remotos e especializados.

O novo serviço utiliza a tecnologia como aliada para ampliar o acesso à saúde e proporcionar mais agilidade e eficiência no atendimento à população. A sala de telemedicina está equipada com computador, câmera e conexão segura, permitindo que os pacientes realizem teleconsultas com especialistas sem precisarem sair do município.

Foto: Editora Hoje

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Tiago Rocha ressaltou a importância do investimento. “A gente inovou ao criar um espaço mais acolhedor. Somos pioneiros no serviço de telemedicina e também com o CONSUS, sendo um dos primeiros municípios do Estado do Espírito Santo a oferecer esse serviço online para a população. Agora, trazemos a telemedicina em parceria com o Governo do Estado e com o secretário Tyago Hoffmann, para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Antes, muitas pessoas precisavam se deslocar até Vitória para conseguir uma consulta especializada. Hoje, elas poderão ter esse atendimento aqui mesmo, em casa, no município de São Gabriel da Palha”, afirmou.

leia também:  98 dos 128 casos confirmados de Barra de São Francisco estão recuperados - 10/06

A Secretária Municipal de Saúde interina, Marcella Rossoni Rocha, ressaltou os benefícios diretos da iniciativa: “Estamos muito felizes por estarmos aqui hoje nesta inauguração. É uma parceria com o Governo do Estado, por meio da qual vamos levar mais dignidade e humanização às pessoas, com o atendimento sendo realizado dentro do próprio município. Isso vai evitar que muitos precisem se deslocar, o que acaba afastando as pessoas do seu cotidiano. Trazer esse benefício para o município, com mais 13 especialidades, é algo muito importante para nós. Hoje, por exemplo, já estão sendo realizados 40 atendimentos de dermatologia, o que enche o nosso coração de alegria. Estamos transformando a saúde e promovendo mais equidade para todos”.

Foto: Editora Hoje

A Superintendente Regional de Saúde, Kamila de Sales Roldi Corrêa esteve presente na solenidade e falou sobre o benefício da nova sala. “Hoje nós temos 40 pacientes aqui de São Gabriel sendo atendidos pela dermatologia. E imagina que se a gente tivesse que prover um acompanhante para cada paciente, nós teríamos que deslocar 80 pessoas de São Gabriel para outras localidades para realizar uma consulta especializada. Então, isso é segurança, isso é carinho, isso é cuidado com o bem-estar de vocês”.

leia também:  Pancas confirma 1 novo caso de COVID-19 e número de suspeitos sobe para 23 – 20/05

A Dra. Natalia Castro realizou uma chamada de vídeo e falou sobre a otimização dos atendimentos: “Foi justamente durante a pandemia que comecei a trabalhar com telemedicina, e eu acho incrível a oportunidade de atender o paciente com qualidade, mesmo à distância. A gente consegue oferecer um atendimento eficaz, e tem sido muito bom. Eu sei disso porque já estudei na HUCAM, por exemplo, que fica em Vitória, e lá existe uma demanda complicada em relação ao transporte. Para muitos pacientes, o deslocamento é difícil e eles acabam perdendo o dia inteiro só para se locomover. Com a telemedicina, conseguimos resolver a maioria dos problemas”.

Foto: Editora Hoje

O Sr. Antônio passou por consulta e compartilhou sobre a sua experiência: “Foi muito bom, foi uma coisa boa, eu gosto das coisas muito transparente. Vai ajudar bastante porque sai muito rápido”.

Foto: Editora Hoje

O evento de inauguração reuniu autoridades, profissionais da saúde e membros da comunidade, que puderam conhecer de perto o novo espaço e entender como funcionará o atendimento remoto.

Foto: Editora Hoje

Fonte: Editora Hoje

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!