conecte-se conosco


Saúde - ES1.com.br

Campanha contra gripe começa na próxima segunda em São Gabriel e Vila Valério

Publicado em

As prefeituras da região começam na próxima segunda-feira, 23, a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) voltada para idosos e grupos de risco. A campanha deve ir até o dia 1º de junho. Em São Gabriel da Palha e Vila Valério a previsão é de que o público alvo seja todo atendido.

A campanha vai atender também portadores de doenças crônicas (com laudo médico), gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, professores e profissionais da saúde, além de pessoas com mais de 60 anos.

Um dos pontos de vacinação de São Gabriel da Palha será no Posto de Saúde Central, das 7 às 13 horas, todos os dias da semana.

Em Vila Valério, a vacinação também acontecerá todos os dias da semana, das 7 às 13 horas, no Posto de Saúde Central.

A gripe é uma doença séria que, além de causar sintomas clássicos como febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo, segundo levantamento recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), mata mais de 650 mil pessoas todos os anos.

O dia ‘D’, considerado a data principal, quando ocorre a mobilização nacional, está previsto para o dia 12 de maio, sábado.

Apesar da mudança na data de início da vacinação, que estava marcado para o dia 16 de abril, o Ministério da Saúde não vê problemas, já que a nova data está agendada para antes de o inverno começar, período em que aumenta significativamente o número de pessoas infectadas.

Editora Hoje

leia também:  Cirurgia plástica cresce entre adolescentes de 13 à 18 anos

Saúde - ES1.com.br

Saúde e Anvisa atualizam regras para doação de sangue durante pandemia


O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram as regras para doação de sangue em função da pandemia de covid-19. De acordo com nota técnica divulgada ontem (25), quem foi infectado pelo vírus fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias. 

O período de inaptidão de dez dias vale para quem apresentou sintomas de covid, incluindo casos leves e moderados. No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação a data de coleta do exame. 

A nota também trata de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato. 

O ministério e a Anvisa orientam os hemocentros a seguirem medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia. É recomendada a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores. 

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

leia também:  Saúde do corpo está totalmente conectada às emoções, segundo especialista
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma