conecte-se conosco


Policial - ES1.com.br

BPMA realiza Operação Curupira em Domingos Martins juntamente com outros órgãos ambientais

Publicado em

Nesta sexta-feira (13), em execução da Operação “Curupira” na região serrana capixaba, foi deflagrada a ação conjunta pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e Secretaria Municipal de Planejamento de Domingos Martins.

Estiveram presentes o Subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Major Wanderson Machado Luchi, o Comandante da 1ª Companhia do BPMA, Capitão Francisco Alves da Vitória, o Comandante do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (COTAMA), 2° Tenente Luciano Baleeiro Pereira e o Comandante do Destacamento do BPMA de Domingos Martins, Sub Tenente Ricardo Antônio de Freitas. No total, 23 policiais participaram da operação.

A Operação Curupira realizada nas montanhas capixabas tem o propósito de inibir o desmatamento ilegal, o loteamento irregular de solo e agressões ao meio ambiente que vem acontecendo desenfreadamente na região de Domingos Martins.

Por meio de denúncias de loteamento irregular, a operação de hoje resultou em 02 barragens e 44 platôs embargados, sendo que 35 estavam sem construção e 09 com construção em andamento por falta de autorização ou em desacordo com as licenças ambientais dos órgãos responsáveis, além da confecção de Termo Circunstanciado devido de 18 platôs também em desacordo com a legislação. Em um dos terrenos denunciados, uma máquina retroescavadeira foi encontrada no local, mas não estava sendo utilizada no momento.

leia também:  PM prende foragido da justiça por tráfico de drogas em Cachoeiro

O Subcomandante do BPMA, major Luchi, ressalta a importância da operação realizada: “o objetivo principal da Operação Curupira é a proteção da Mata Atlântica na região de montanhas capixabas. Como consequência do desenvolvimento urbano e turístico na região, a especulação imobiliária tem exercido uma forte pressão que vai de encontro à preservação do meio ambiente. Então, a operação visa coibir desmatamento, parcelamentos irregulares de solo para salvaguardar a Mata Atlântica. O Curupira é um personagem folclórico brasileiro, que era o protetor das matas, e então, nós hoje somos os protetores das matas.” Frisou.

O BPMA continuará intensificando a fiscalização ambiental, de modo a contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado e no bem estar das gerações de hoje e do futuro. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais através do número 181, ou pelo site (https:/disquedenuncia181.es.gov.br).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

leia também:  DHPP Serra prende suspeita de mandar matar o próprio irmão
Fonte: PM ES

Policial - ES1.com.br

Três suspeitos são detidos durante Operação Sentinela em Nova Venécia

Na manhã dessa quinta-feira (26), policiais militares do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e policiais civis da 17ª Delegacia de Polícia (DP) de Nova Venécia deflagraram a Operação Sentinela, cujo objetivo foi cumprir nove mandados de busca e apreensão domiciliar em vários bairros de Nova Venécia. Durante a ação, três pessoas foram presas e foram apreendidos uma grande quantidade de drogas ilícitas, arma de fogo, munições e dinheiro.

Na primeira residência, localizada no bairro Municipal II, um jovem de 21 anos e uma mulher de 23 foram presos. Na casa do casal, os policiais conseguiram apreender sete buchas de maconha, caderno de anotações do tráfico de drogas, 14 pinos vazios para comercializar drogas, R$ 4.631 em dinheiro e dois aparelhos celulares. No bairro Centro de Nova Venécia, uma mulher de 30 anos foi presa. Dentro do segundo imóvel, foram encontradas uma pistola calibre .38 e oito munições do mesmo calibre.

No bairro Aeroporto II, na residência de uma jovem de 19 anos, foram realizadas buscas, porém ninguém foi preso e nada de ilícito foi apreendido. Por último, na casa de um homem de 53 anos, no bairro Altoé, diligências foram realizadas, mas o proprietário não se encontrava no local e nada de irregular foi encontrado.

leia também:  Operação conjunta prende um homem por porte ilegal de arma de fogo em Ecoporanga

Os suspeitos presos responderão por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de usos restrito. O jovem de 21 anos foi conduzido para o Centro de Detenção Provisório (CDP) de São Domingos do Norte. Já as duas mulheres de 23 e 30 anos foram conduzidas para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus, todos ficando à disposição da Justiça.

Texto:  Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi) 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
[email protected]
 

Informações à Imprensa:

Matheus Zardini / Olga Samara  

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

[email protected]

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NOVO GIF SICOOB
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma