conecte-se conosco


Saúde - ES1.com.br

Atividade física tem conquistado gabrielenses

Publicado em

camera_enhance Nego Tino desenvolve projeto há dois anos em São Gabriel (Crédito: Editora Hoje)

Uma “nova” atividade física tem conquistado cada vez mais espaço em São Gabriel, é a Capoeira Aeróbica, uma modalidade diferenciada que não envolve contato ou luta, apenas movimentos que são atrelados a dança, agachamento, tudo no ritmo da música. É uma atividade voltada para o público feminino, hoje em São Gabriel da Palha apenas Joventino Gonçalves dos Santos (Nego Tino) atua com as aulas, ele possui uma turma com cerca de 40 mulheres, em dois anos que o projeto é ativo, mais de 150 pessoas já passaram pelas aulas. “É um público feminino, não tem idade, qualquer pessoa pode fazer”, disse Tino. 

Tino possui um histórico com mais de 16 anos de Capoeira tradicional, todas as técnicas foram passadas pelo seu Mestre, o Paihakan, que iniciou o projeto na cidade, passando todo o aprendizado para Tino, que aos 43 anos de idade concilia sua vida pessoal e profissional com o compromisso das aulas.

leia também:  Diabetes: conheça os novos medicamentos para tratar a doença

 

 

camera_enhance Mais de 150 mulheres passaram pelas atividades físicas desde quando Tino iniciou as aulas (Crédito: divulgação)

 

Resistência e preconceito

Mesmo com o avanço da população, muitas pessoas têm resistência com todo o trabalho desenvolvido, isso porque, algumas acreditam que a Capoeira é ligada a macumba, ou religião afro, o que segundo ele não é verdade, mas que para ajudar a quebrar esse mito, ele não usa músicas de capoeira durante as aulas, apenas internacionais com batidas. Alguns movimentos da arte marcial são ensinadas, mas quem pratica acaba não percebendo, tudo é feito com suavidade e naturalidade. “Hoje elas já fazem movimentos de capoeira e nem percebem, porque a gente tira a doutrina da capoeira e passa apenas movimentos, agachamento, elas fazem de tudo, ainda existe um certo receio, mas está sendo quebrado”, afirmou.

 

Benefícios da Capoeira Aeróbica

É uma combinação perfeita para a diminuição do estresse, a música ajuda a relaxar e as atividades aeróbicas liberam endorfina que proporcionam a sensação de bem-estar. A prática da capoeira, assim como de outros exercícios aeróbicos, faz com que o coração trabalhe com mais eficiência sem ter que fazer grandes esforços. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão.

leia também:  Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

 

Editora Hoje

Saúde - ES1.com.br

DF anuncia quarta dose contra covid-19 para maiores de 35 anos

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou, no início da noite de hoje (30), que a quarta dose da vacina contra a covid-19 estará disponível amanhã (1º) para a população maior de 35 anos. Além da idade mínima, é necessário ter tomado outra dose de reforço há pelo menos quatro meses. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, todas as regiões administrativas contam com postos de vacinação, totalizando 112 salas de vacinação, entre eles, 17 noturnos. A lista de unidades de Saúde pode ser consultada no site do órgão. 

Para conseguir vacinar, o cidadão deve apresentar documento de identidade com foto e o cartão de vacinação. O uso de máscara é obrigatório. 

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Saúde

leia também:  Ministério inclui covid-19 em lista de notificação compulsória
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!